Bem-vinda!!

Bem-vinda ao nosso blog!
Aqui, mamães muito diferentes mas com um único objetivo compartilham suas experiências nesta grande aventura que é a maternidade! Nós queremos, acima de tudo, ser mamães sábias, que edificam seus lares e vivem com toda plenitude o privilégio de sermos mães! Usamos muitos dos princípios ensinados pelo Nana Nenê - Gary Ezzo, assim como outros livros. Nosso objetivo é compartilhar o que aprendemos a fim de facilitar a vida das mamães! Fomos realmente abençoadas com livros (e cursos) e queremos passar isso para frente!


"Com sabedoria se constroi a casa, e com discernimento se consolida.
Pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável"
Prov. 24:4,5

segunda-feira, 25 de março de 2013

A história da Páscoa - um incentivo para enriquecer suas tradições familiares!

Em dezembro do ano passado, nossa amiga Cristine falou sobre Tradições Natalinas com os Filhos e deu ideias de atividades significativas que podemos fazer com as crianças em antecipação da comemoração do nascimento de Jesus. Bem, a Páscoa está chegando e a lembrança da morte e ressurreição de Jesus Cristo é, sem dúvida, a data mais importante do calendário cristão!

Aqui em casa começamos a falar sobre o assunto no início do mês de março com meu marido relembrando a história da crucificação nos momentos devocionais em família que fazemos pela manhã. Porém, alguém recentemente compartilhou pelo Facebook um vídeo lindo que não resisti em trazer aqui para o blog: é a história da Páscoa encenada só por criancinhas. É bem curtinho, mas delicioso de assistir! Minha filha de 3,5 anos simplesmente amou e me pede para assisti-lo novamente quase que diariamente, rs.


O engraçado é que o dia em que o assistimos pela primeira vez de manhã, a mensagem impactante da Cruz ficou ressonando em sua mente, levando-a a insistir na mesma pergunta várias vezes durante o dia: "Mamãe, por que os homens quiseram bater em Deus?". O vídeo de Jesus mexeu com ela. Eu tento explicar que as pessoas não sabiam e não acreditavam que Jesus era o Filho de Deus e que tinham raiva dEle, queriam que Ele morresse porque achavam que Ele estava mentindo para elas. Ela ouve pensativa e não fala nada. Parece contentar-se, mas dali a pouco, não satisfeita, torna fazer a mesma pergunta!! Não se cansa de tentar entender e lá vou eu tentar explicar tudo novamente, rs.

No dia seguinte, na hora do café da manhã, advinhem a primeira coisa que vem à mente dela na hora do devocional? Sim, ela pede de novo: "Eu quero ver a história de Jesus no ipad". Rsrs.

Tenho refletido que oportunidades como essas são magníficas para alcançarmos o coração de nossos filhos, para expormos as fragilidades da natureza humana e para falarmos de princípios espirituais profundos que dizem respeito à nossa existência nesta Terra. E lembrarmos do infinito e incondicional amor de Deus por nós, do sacrifício de Jesus que se entregou à morte para que não precisássemos ser condenados, que por meio de uma vida justa nos reconciliou com o nosso Criador, permitindo que nos tornássemos FILHOS do Altíssimo. A história da Páscoa é a mais linda de todas e quando, em meio à nossa religiosidade vazia, nos esquecemos dela, a nossa perspectiva muda e nos tornamos cristãos soberbos, egoístas, frios, arrogantes e afins. É a HISTÓRIA DA CRUZ que nos lembra quem nós somos e, principalmente, quem Ele é. E é essa história que não podemos deixar de contar e recontar aos nossos filhos muitas e muitas vezes!!

Nesta Páscoa, quero incentivar você, querida mamãe leitora, a não colocar o foco no coelhinho ou no ovo de chocolate em seu lar. Chocolate é bom, é sim - e eu amo! - mas nesses meus 10 anos de casada, comprar "ovos de páscoa" não fez parte da nossa tradição de páscoa em casa, e isso mesmo quando não tínhamos as meninas. Claro que se eu recebê-los, aceito com a maior tranquilidade e alegria, hehe. Como hoje, por exemplo, em que a Nicole ganhou chocolate na aula de balé e veio para casa fantasiada de coelhinha. De toda forma, eu quero aproveitar a data para focar no que a Páscoa realmente significa, fugindo das confusões que a mídia faz ao colocar todos os holofotes na figura do coelho e dos ovos!

Domingo passado foi "Domingo de Ramos" e agora só falta uma semana até a "Sexta-feira Santa" e o "Domingo de Aleluia". Você pode aproveitar os próximos dias que antecedem o final de semana da Páscoa para narrar para os seus filhos a história da última semana de Jesus na Terra, numa atividade bem gostosa em família. Você pode fazer em forma de encenação (como o do vídeo acima) de modo que cada integrante da família represente um personagem. Ou, dependendo da idade dos seus filhos, pode imprimir desenhos que ilustrem a parte do relato daquele dia para colorir. Cada dia você foca numa parte, por exemplo:

1 - A Entrada Triunfal em Jerusalém - Jesus montado sobre um jumento
2 - A Última Ceia - Jesus prediz a sua morte aos discípulos
3 - No Getsêmani - Jesus é preso, traído por Judas e negado por Pedro
4 - A Crucificação - As zombarias, a coroa de espinhos, os cravos, o sepultamento
5 - A Ressurreição - A pedra removida e o sepulcro vazio
6 - A Ascensão - Jesus aparece aos discípulos

Aqui está apenas uma sugestão. Quanto mais velhos forem os seus filhos, mais fácil fica acrescentar detalhes e ler o relato todo da própria Bíblia. Este sempre é o objetivo! Que você aproveite essas dicas para criar tradições e memórias bem especiais em família com os seus.

Um abraço, Talita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!