Bem-vinda!!

Bem-vinda ao nosso blog!
Aqui, mamães muito diferentes mas com um único objetivo compartilham suas experiências nesta grande aventura que é a maternidade! Nós queremos, acima de tudo, ser mamães sábias, que edificam seus lares e vivem com toda plenitude o privilégio de sermos mães! Usamos muitos dos princípios ensinados pelo Nana Nenê - Gary Ezzo, assim como outros livros. Nosso objetivo é compartilhar o que aprendemos a fim de facilitar a vida das mamães! Fomos realmente abençoadas com livros (e cursos) e queremos passar isso para frente!


"Com sabedoria se constroi a casa, e com discernimento se consolida.
Pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável"
Prov. 24:4,5

sábado, 8 de dezembro de 2012

Tradições Natalinas Com os Filhos - Continuação

Num último post escrevi sobre a importância de criarmos tradições em famílias e como podemos fazer isso na época do Natal. Escrevi sobre como cresci escutando a história do nascimento de Jesus e fazendo o advento (a época de espera pelo Natal, começando 4 domingos antes). Sempre tive muito carinho pela época do Natal por causa disso, e Natal para mim sempre foi sobre Jesus, acima de qualquer coisa! Queria criar estas lembranças em família com meus filhos também, por isso começamos este ano a comemorar a advento também!

Então domingo passado começamos! Ascendemos a primeira (de quatro velas) enquanto li uma das histórias que antecede o nascimento de Jesus (na Bíblia de crianças). Deixei a sala escurinha e sentamos no tapete, com a vela no meio, enquanto eu lia. Isso criou um ambiente de "acampamento" (acho que porque me lembrou dos cultos de fogueira dos acampamentos e as histórias qeu escutávamos! rsrs) e as crianças ficaram mais atentas e curiosas. Viram como um momento especial nosso. Depois falamos o poeminha da história do Natal como postei anteriormente. Oramos juntos agradecendo a Deus por Jesus!

Ao longo da semana fizemos diferentes coisas...compramos um presépio de madeira sem personagens e fomos adicionando os personagens aos poucos. Fizemos uma manjedoura para o bebê Jesus com pauzinhos e achamos um bebezinho para deitar nela. Comprei também um kit de montar presépio que vendem aqui nos EUA, meio pronto demais para meu gosto de professora, mas tudo bem! O Tiago curtiu colar todos os detalhes para criar cada parte do cenário. Também contei mais algumas histórias...inclusive de livrinhos de Natal que temos aqui.

Percebi ao longo dos dias que o interesse deles cresceu cada vez mais pelos nossos momentos juntos lembrando a história do Messias! No primeiro domingo tivemos alguns momentos de agitação do Tiago, de querer fazer outra coisa e não ter interesse...mas a cada dia isso foi mudando! Estes dias o Tiago me cobrou que tínhamos que ascender a outra vela...e expliquei que a segunda vela seria neste domingo!

Vou colocar uns filminhos de como eles memorizaram super rápido o poeminha! Eu sei que as coisas talvez demorem para fazer sentido pra eles... o verdadeiro significado de Deus conosco, de Jesus ser filho de Deus, enviado para morrer pelos nossos pecados e resgatar nosso relacionamento com Deus! Mas nunca é cedo para ensinarmos e plantarmos as sementes! Essas sementes que meus pais plantaram fizeram muita diferença na minha infância, não só pela mensagem verdadeira do Natal, mas também pelos momentos gostosos em família que providenciaram.

Fora que também me recuso a deixar que o Natal seja, para meus pequenos, apenas sobre o papai noel e as árvores de natal que eles vêem tão lindas nos shoppings! Alias, estava estes dias explicando porque que o Natal se tornou algo sobre o papai noel...expliquei sobre Sant Nicolas e como ele dava presentes. Mas expliquei pra ele que nós temos que mostrar para o mundo que o significado do Natal veio muito antes desse homem que dava presentes. Os primeiros presentes do Natal foram os dos reis magos que foram visitar o Rei dos Reis! E hoje comemoramos o Natal dando presentes e lembrando daquela noite tão especial que mudou toda a humanidade. Também aponto para a beleza da árvore de Natal (que sempre me deixou maravilhada, desde pequena!) e mostro a parte mais importante dela: a estrela no topo! A estrela que Deus colocou no céu para apontar o caminho aos pastores para que encontrassem Jesus! Quanta coisa podemos ensinar nossos filhos com tudo isso! Quanta maravilha por causa de uma noite, um nascimento, um Messias, uma Esperança...de Deus conosco!!




3 comentários:

  1. Que lindo Cris! Você está me dando várias idéias! vou filmar a Clarinha recitando o poema, ela tb decorou super rápido! E a Lala, que fofaaa!!!

    ResponderExcluir
  2. Filma sim!! Quero ver :)
    A Larissa estes dias foi pra cama e não conseguia dormir...começou a falar o poeminha..rsrs. Acho que falou ele umas 5 vezes seguidas, aí dormiu! :)

    ResponderExcluir
  3. Tine, só passei para dizer que fui muito abençoada pelas suas ideias. Apesar de usar a oportunidade para falar do verdadeiro significado do Natal para minha filha, acabou que realmente eu estava focando mais em papai noel e presentes. Depois dessas postagens eu mudei a postura e estou aproveitando o máximo para enfocar no que importante.

    Aliás,apliquei isso ontem mesmo e quero compartilhar a ideia. Alugamos o filme "O Expresso Polar" para assistirmos. Eu simplesmente AMO esse filme, já assisti umas dez vezes desde o lançamento. Enfim, resumindo a história, trata-se um menino de seus sete, oito anos que está na fase de ficar na dúvida se papai noel existe mesmo. Então, na noite de Natal, passa um trem mágico na frente da casa dele que o convida para ir ao Pólo Norte. Durante a jornada, as aventuras e experiências dele o fazem voltar a crer.

    Apesar do tema ser "papai noel" esse filme dá inúmeras oportunidades de aprofundar sobre a verdadeira mensagem de Natal. Há três oportunidades perfeitas que sugiro às mamães a aproveitarem, caso queiram assistir ao filme:

    1. Em determinado momento o condutor do trem fala ao garoto: "as coisas mais reais do mundo são as que nós não vemos".
    2. Papai noel fala ao garoto ao dar o primeiro presente de natal: "Esse guizo, assim como eu, são excelentes símbolos do espírito de Natal, mas o verdadeiro espírito do Natal mora em seu coração".
    3. Quando o menino desembarca do trem, o condutor diz: "A vida é como um trem. Não importa o destino, mas a escolha de embarcar".

    Fica a dica!
    Bjos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!