Bem-vinda!!

Bem-vinda ao nosso blog!
Aqui, mamães muito diferentes mas com um único objetivo compartilham suas experiências nesta grande aventura que é a maternidade! Nós queremos, acima de tudo, ser mamães sábias, que edificam seus lares e vivem com toda plenitude o privilégio de sermos mães! Usamos muitos dos princípios ensinados pelo Nana Nenê - Gary Ezzo, assim como outros livros. Nosso objetivo é compartilhar o que aprendemos a fim de facilitar a vida das mamães! Fomos realmente abençoadas com livros (e cursos) e queremos passar isso para frente!


"Com sabedoria se constroi a casa, e com discernimento se consolida.
Pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável"
Prov. 24:4,5

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Rotina e as fases do bebê

Veja as fases que o Nana Nenê fala (de um bebê que segue uma rotina de mamar, ficar acordado, dormir - cada 2 horas e meia a 3 horas - contando a partir do começo de uma mamada até o começo da outra):

Fase 1 - Estabilização (nascimento até 8 semanas de vida): Nos primeiros 10 dias tente fazer o bebê mamar uma mamada completa a cada mamada (tente manter o bebê acordado para mamar tudo o que precisa, caso contrário ele se acostumará com "lanches" em vez de "refeições completas" e precisrá mamar o tempo todo). Dentre 2 semanas, o bebê deve conseguir mamar cada 2 horas e meia a 3 horas (não seja rígida demais com o relógio nesta fase! Se o bebê mostrar fome antes das 2 hora e meia, dê de mamar!). Isso também ajudará a estabilizar a produção de leite da mamãe e os ciclos de fome/tempo acordado/ e sono do bebê. Depois da primeira semana o Nana Nenê diz que o bebê já deve fazer a sequência de mamar, ficar acordado, e dormir entre cada ciclo de mamadas. Porém, sei que nem todos bebês conseguem ficar acordados depois de uma mamada neste comecinho. Os meus dois filhos só conseguiram mais tarde. Minha filha só conseguia ficar acordada depois de algumas mamadas depois de umas 3 semanas de vida. Talvez porque nasceram bem pequeninhos que precisavam dormir tanto. Mas esta sequência irá ajudar o bebê a dormir a noite toda mais pra frente. Com 8 semanas, muitos bebês já conseguirão fazer 6-8 horas seguidas a noite sem mamar. Alguns bebês começarão a esticar a mamada da noite sozinhos, simplesmente não acordam uma noite. Outros precisam de uma ajuda...os pais podem oferecer a chupeta ou deixar chorar um pouco pra ver se o bebê dorme de novo (o corpinho acostumou a acordar mas não necessariamente precisa mamar).
Uma dica importante para esta fase: determine um horario fixo para começar o dia para que os horarios das mamadas sejam mais ou menos iguais todos os dias. Isso ajuda muito a estabilizar o metabolismo do bebê. Com a Larissa, temos começado o dia entre 6:30 e 7:30 todos os dias, dependendo do horario da mamada no meio da noite (mesmo se ela mama as 5 da manhã, acordo ela as 7:30 para mamar de novo e começarmos o dia sempre mais ou menos no mesmo horario).

Fase 2 - Noite Alongada (9 -15 semanas de vida): bebês que mamam no peito podem fazer 9-10 horas seguidas sem mamar durante a noite e um bebê que mama mamadeira consegue até 11 horas. Uma mamãe que amamenta no peito precisa monitorar bem sua produção. Se ela sentir que está diminuindo, não deve deixar o bebê dormir mais que 9 horas a noite sem mamar, nesta fase.

Fase 3 - Dia Alongado (16-24 semanas de vida): Nesta fase a maioria dos bebês iniciarão os alimentos sólidos e continuarão com 4-6 mamadas. A maioria dos bebês estarão dormindo 10-11 horas seguidas a noite. Nesta fase também a mamãe que amamenta no peito precisa observar sua produção de leite. Adicione uma mamada a mais durante o dia se sentir que precisa. Para eliminar a mamada dos sonhos (das 22:00 ou 23:00), como chama a Encantadora de Bebês, é preciso antecipar AOS POUCOS esta mamada...começar a dar as 21:30 depois 21, etc...para que o bebê vá acostumando a mamar mais cedo aos poucos e continue mamando no mesmo horario de manhã.

4 comentários:

  1. Essa pomada para amamentar que a Tine citou, Lansinon, realmente é ótima. Aqui no Brasil custa meio caro, mas fora acredito que custa apenas 6 dólares! Comprei dois tubos e nem usei tudo. Ah! Uma coisa que fiz e deu certo foi começar a passar a pomada no final da gravidez, uma vez ao dia pra já ir preparando os seios. Tb uso o banho quente pra estimular a produção, mas minha experiência com a bombinha não foi mto boa, pq sempre estimulava muito a produção e as vezes eu ficava com os seios doendo com o uso da bombinha (elétrica no caso). Tb dou um peito a cada mamada e está dando super certo. Estou na amamentação exclusiva desde que minha baby nasceu, há pouco mais de 4 meses. Ela está enorme! Nada melhor do que leite de mãe. Vamos amamentar pessoal!!!

    ResponderExcluir
  2. Vou contar minha experiência pessoal, a Nicole nasceu bem pequenininha (com 2475 g e 46 cm); segui as recomendações das fases que a Tine explicou e ela dormiu a noite toda (das 23 às 7)pela 1a vez quando tinha de 8 pra 9 semanas de vida. Fui treinando aos poucos, usando a chupeta, conforme ela ensinou. Pouco tempo depois, com 12 semanas, ela passou a dormir regularmente de 10 a 11 horas ininterruptas toda noite. Quando eu conto as pessoas não acreditam! E é assim até hoje, ela já está com quase 11 meses e dorme 12 horas por noite. Ah... e sobre a chupeta, aos 6 meses desacostumamos ela com a chupeta. É isso aí, pessoal!

    ResponderExcluir
  3. oi! estou tentando seguir a rotina, o meu bebê tem 7 semanas, mas confesso que é difícil que ele tire sonecas sempre entre as mamadas, a maioria das vezes não tira durante o dia? como vc fazia com as sonecas?
    obrigada!
    Patrícia
    patyfrantz@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Paty! Sempre colocava a Larissa no berço e dava chupeta, e ela dormia. Seu bebe nao esta tirando nenhuma soneca de dia? Como esta dormindo a noite? Porque normalmente quanto mais agitado o bebe fica, mais agitado será o sono a noite, fazendo-o acordar mais. Por isso é tao importante o bebe tirar sonecas de dia, isso acalma o bebe. Nem que você tenha que faze-lo dormir para que comece a ter o costume. De repente levar para o quarto, diminuir um pouco a luz pra acalmar e balancar um pouco numa cadeira de balanço pra dar soninho. Geralmente quanto mais agitado mais difícil é fazer dormir. Entao esteja atenta aos sinais de sono dele/dela. Assim que ver que o bebe esta com sono, comece um ritual para acalma-lo, cante uma música, enrole bem o bebe, de batidinhas no bum bum, seja o que for. Criar o habito de dormir é mais importante do que o método usado para conseguir fazer isso. Só Recomendo nao acostumar com um método que nao queira continuar a ter no futuro, como balancar o bebe no colo, de pé, etc...coisas que cansam muito! Bjos!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!