Bem-vinda!!

Bem-vinda ao nosso blog!
Aqui, mamães muito diferentes mas com um único objetivo compartilham suas experiências nesta grande aventura que é a maternidade! Nós queremos, acima de tudo, ser mamães sábias, que edificam seus lares e vivem com toda plenitude o privilégio de sermos mães! Usamos muitos dos princípios ensinados pelo Nana Nenê - Gary Ezzo, assim como outros livros. Nosso objetivo é compartilhar o que aprendemos a fim de facilitar a vida das mamães! Fomos realmente abençoadas com livros (e cursos) e queremos passar isso para frente!


"Com sabedoria se constroi a casa, e com discernimento se consolida.
Pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável"
Prov. 24:4,5

terça-feira, 8 de junho de 2010

Desenvolvimento do bebê - 4 meses


Bebês desenvolvem habilidades diferentes em ritmos diferentes. Um bebê pode rolar aos quatro meses de idade, enquanto outro pode fazê-lo apenas aos seis. Não há motivo para pânico se seu filho não senta enquanto os coleguinhas de berçário dele já o fazem há algumas semanas. Contudo, é evidente a relevância de saber mais ou menos o que esperar a cada mês sem que isso seja estabelecido como uma meta.
O livro Mãe...e agora?, da Dra. Carla Góes Sallet, traz um capítulo dedicado ao desenvolvimento do bebê ao longo do primeiro ano. Nesta postagem me dedico aos marcos do quarto mês...idade da minha filha.
A primeira coisa ao ser ressaltada sobre essa idade é o fato do bebê não ser considerado mais um recém-nascido. Entre as principais mudanças destacadas pela autora (pág. 163), temos:
· Moleira da nuca já fechou
· Início de mudança de cabelo (cor e textura)
· Cor dos olhos já começou a mudar (olhos azuis podem começar a escurecer)
· Músculos do tronco mais fortes
· Habilidade de pegar mais apurada
· As vezes já estão preparados para a introdução de sólidos.
(Isso depende do bebê e também da mãe. Mães que voltarão a trabalhar no quinto mês provavelmente iniciarão sólidos agora. Em regra, porém, o melhor é esperar até os seis meses)
· Aumento da baba
· No fim do quarto mês, enxerga cores e o movimento dos olhos é menos errante
· Sente cócegas

A autora divide as evoluções em quatro categorias: físicas, sociais, sensoriais e intelectuais. O livro traz diversos marcos, mas vou me limitar a escrever os mais interessantes. Sugiro que consultem a obra para mais informações.
Evoluções físicas:
· Habilidade de rolar (de costas para ficar de bruços ou o contrário)
A Gigi, embora já esteja no fim do quarto mês, ainda não rola. Minha faxineira contou que sua filha só foi rolar depois de aprender a andar, o que aconteceu aos oito meses de idade!
· Vira a cabeça em todas as direções quando sentado ou deitado
· Faz movimentos de natação e movimenta-se no berço
· Consegue focalizar os olhos a diferentes distâncias
· Mantém a cabeça firma por um tempo
Evoluções sociais:
· Risos quando estiver sociabilizando e choro se a brincadeira pára
· Gosta do espelho
(A Gi gostava desde que nasceu :))
· Tenta se acalmar
(A Gi, desde os três meses, já colocava os dedos na boca)
· Ri quando lhe fazem cócegas
· Gosta de música
(A Gi ainda não respondeu à musicas de Cds. Ela só gosta quando alguém canta para ela).
· Interrompe a mamada para brincar (E “falar”, se eu puder acrescentar ;))
Evolução Sensorial/Motora:
· Puxa objetos e os leva à boca
· Olha para os lugares onde objetos caíram
· Espirra água durante o banho
· Distingue entre cheiros
· Segura pequenos objetos entre os dedos indicador e médio
Evolução Intelectual:
· Períodos de resposta de uma hora ou mais
(Tracy Hogg fala que bebês dessa idade já podem ficar duas horas acordados por ciclo. Ezzo argumenta que isso pode acontecer já aos três meses. Com a Gi isso não aconteceu. No primeiro ciclo geralmente ela agüenta uns 70-80 minutos no máximo. Se eu colocar ela no berço depois disso é choradeira na certa. No segundo e terceiros ciclos ela agüenta 1,5 hora. No último apenas é que ela fica duas horas numa boa...e ela já está com quase cinco meses. No caso da minha filha, a Dra. Sallet tinha razão.)
· Período de memória de cinco a sete segundos
· Vocaliza mais para um rosto do que uma imagem
· Emite sons e imita tons
Eu já disse, mas vou repetir: esse marcos não são absolutos. Se seu filho não tiver adquirido ainda alguma habilidade descrita, não é caso de desespero ou de ligação para o pediatra.
Percebo que a Gi é meio preguiçosa para a parte física. Quando a coloco de barriguinha para baixo, ela até fica numa boa, mas nem tenta pegar algum brinquedo colocado perto dela. Ela só levanta a cabeça e sorri para mim. Já tentei ela mexer de todo jeito. Simplesmente ela não tem nenhum interesse em mexer as pernas ou os braçinhos.
Quando deitada de costas, até se interessa em se esticar para pegar um brinquedo, mas se depois de uma ou duas tentativas ela não consegue, simplesmente desiste e volta a sorrir para mim. Não fica frustrada, nem se estressa. Ela me dá aquele olhar de “nem queria mesmo”.
Por outro lado, vocaliza muito bem. Desde 2,5 – 3 meses que ela conversa no peito. Também já grita há algumas semanas.
Cada bebê tem pontos fortes e fracos. Conheça seu filho e não fique tentando compará-lo aos outros, mesmo aos irmãos. Acho que a “chave” é criar um ambiente favorável ao desenvolvimento das fraquezas e apto a potencializar as habilidades. Aliás, aceito sugestões de de como fazer isso! Até a próxima.

4 comentários:

  1. Ola! Tenho acompanhado o blog de vcs e gostado muito! Minha filha tem quase dois meses e ja dorme muito bem, porem nao dorme NADA durante o dia. As vezes tira um cochilinho no colo, mas qdo ponho no berco ela chora muito e se irrita. A noite eu a deixo no berco ate dormir, ela chora tb mas acaba dormindo. Eu li sobre esses ciclos, mas nao entendi. Como ^funcionam esses ciclos? Bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi Fabi, a Nicole também demorou para aprender a rolar (de costas pra ficar de bruço e o contrário), aprendeu recentemente, acho que de 1 ou 2 semanas pra cá - e olhe que ela já está com 9,5 meses!! E agora que aprendeu, quando não quer dormir usa essa habilidade para se levantar e ficar segurando nas grades do berço. Sobre os períodos acordada, até hoje o 1º. ciclo dela é de 1,5 a 2 h(das 7 às 8:30 ou 9:00), o 2º. é de 2 h (das 11 às 13) e o 3º. ... bem, esse é o mais difícil pois ela não está mais querendo tirar essa última soneca do dia (apesar de estar hiper cansada)! Então ela acaba ficando acordada por até 3 ou 4 h! O que tento fazer é optar por uma atividade mais tranquila no fim da tarde no intuito de que ela pelo menos se acalme da agitação do dia. Em último caso, coloco-a no berço pra dormir mais cedo (entre 18 e 19). É isso. Beijos, Talita

    ResponderExcluir
  3. Anônima,
    Que bom que gostou do nosso blog! Ficamos muito felizes. A propósito, parabéns pela filhota e bem-vinda ao maravilhoso mundo da maternidade.

    Dois meses é uma idade de muitas alegrias e de muitos desafios. Sem dúvida, o maior deles é a regularização dos períodos de sono. Nossos bebês costumam “brigar” para dormir, em especial durante o dia, mesmo estando bastante cansados. Apesar de não ser saudável, é relativamente comum encontrarmos nenês que não dormem durante o dia, ou dormem muito pouco – e geralmente no peito.

    Ainda assim, precisamos insistir porque descansar é importantíssimo nesse primeiro ano. Imagina tudo que eles precisam processar: cores, sons, habilidades motoras, visão, etc. Esse sono diurno é simplesmente indispensável! A média de sono para um bebê dessa idade é de 15 horas diárias. Claro, há bebês que precisam de menos horas, outros de mais. Precisamos conhecer nossos bebês e colocá-lo para dormir assim que notarmos que estão cansados.

    O Nana Nenê, nosso “livro-princípio” (rsrs) divide a vida do bebê em três momentos que se repetem várias vezes durante o dia: mamar, atividades e dormir. Chamamos de ciclo o intervalo que em isso acontece.

    Explico melhor: o bebê acorda as 7:00 e mama. As 7:30, trocamos sua fralda e brincamos com ele. As 8:30, colocamos para tirar uma soneca. Então, o primeiro ciclo dele é das 7:00 até as 10:00 quando acordará novamente para mamar.

    Um bebê de 2 meses geralmente precisa de quatro sonecas diárias. Isso quer dizer que haverá cinco ciclos durante o dia. Ele mama, por exemplo, as 7:00, 10:00, 13:00, 16:00 e 19:00. As 22:00 ele é acordado só para mamar e volta para a cama. As sonecas ocorrem, mais ou menos, as 8:30, 11:30, 14:30 e 17:30. Esse é só um exemplo. Há bebês dessa idade que nem agüentam ficar 1,5 acordados e precisam de sonecas de 2 horas. Outros agüentam mais. O importante é ficarmos atentos para ver o que é melhor para nosso filho.

    Meu conselho: não desista! Há dias mais fáceis, outros mais difíceis, mas eventualmente nossos bebês aprendem a dormir durante o dia e os benefícios são enormes. Sugiro que dê uma olhadinha nas outras postagens, como “10 dias de Larissa” e “os benefícios da rotina”. Ensiná-los é difícil. Uns deixam chorar (sugestão do Nana Nenê), outros fazem o método do “shhh e tapinhas” (Encantadora de Bebês). Há ainda outros que ouvi falar como colocar uma música calma e alisar as costinhas quando ele fica agitado e ir parando aos poucos. Seja qual for, evite o uso dos “acessórios” como ninar e embalar, porque daí terá que fazer isso por muito tempo para que o bebê durma durante o dia.

    Força e paciência. Conte conosco para qualquer dúvida. E, no fim do dia, mesmo que não seja o ideal, aproveite para se lembrar de toda a alegria que a filhota trouxe e como é maravilhoso ser mãe!

    ResponderExcluir
  4. Oi, sempre que posso dou uma lida no blog de vcs, conheço a Tine a muitos anos. anyway... queria só dar uma dica, alias por favor nao veja como algo negativo, mas um alerta: Ao falarmos com ou sobre nossos filhos as palavras usadas sao MUITO importante, fiquei triste ao ler voce chamando sua propria filha de "preguiçosa" mesmo que com o siginificado, entendi o que vc quiz dizer, meu conselho é que voce use SEMPRE palavras positivas com ela e sobre ela, mesmo que fosse verdade! Existem outros termos possiveis de serem usados.
    Uma das maiores responsabilidades que temos como pais é educar nossos filhos com segurança e auto-estima além de sempre EDIFICÁ-los para que amanhã sejam homens e mulheres seguros e de lares fortes.
    Imagina ela lendo estas linhas... apenas 4 meses de vida e já sou a preguiçosa!
    Com muito amor e cuidado escrevo estas linhas para voce, certa de que proxima da chegada de meu terceiro filho tenho alguma bagagem para comparilhar com voces.

    continuo acompanhando vcs,
    Lucimara De Larina

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!