Bem-vinda!!

Bem-vinda ao nosso blog!
Aqui, mamães muito diferentes mas com um único objetivo compartilham suas experiências nesta grande aventura que é a maternidade! Nós queremos, acima de tudo, ser mamães sábias, que edificam seus lares e vivem com toda plenitude o privilégio de sermos mães! Usamos muitos dos princípios ensinados pelo Nana Nenê - Gary Ezzo, assim como outros livros. Nosso objetivo é compartilhar o que aprendemos a fim de facilitar a vida das mamães! Fomos realmente abençoadas com livros (e cursos) e queremos passar isso para frente!


"Com sabedoria se constroi a casa, e com discernimento se consolida.
Pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável"
Prov. 24:4,5

terça-feira, 2 de abril de 2013

Brasileira que mora nos EUA conta como é a sua rotina diária em casa.

Em resposta ao post Educação domiciliar e a busca por uma "rotina ideal" publicado aqui no blog na semana passada, uma amiga que atualmente mora em Oklahoma, me enviou uma mensagem contando como é a sua rotina doméstica nos EUA. A Mariela é uma pessoa que eu conheço "desde sempre" porque estudamos a vida toda no mesmo colégio e também congregamos na mesma igreja boa parte de nossas vidas. Aos 18 anos, depois de terminar o ensino médio aqui no Brasil, ela foi para os EUA fazer faculdade de Enfermagem. Lá ela conheceu o marido, Garrett, com quem se casou em 2010 e, um ano depois, nasceu a Natalie (hoje com 18 meses), a primeira filha do casal. Atualmente, a Mariela está grávida de novo, com 27 semanas, esperando o segundo bebê, um menininho. Conversamos um pouco pela internet e ela consentiu que eu escrevesse este post contando alguns detalhes da vida dela, na intenção de que a forma como ela estrutura seu dia-a-dia, conciliando os cuidados da casa, o tempo com o marido, com a filha, o cansaço da gestação e ainda um trabalho fora de casa, sirva de inspiração e ajude mamães com ideias de como se organizarem em suas próprias casas!

Descrição da rotina diária da Família Barbosa Hamm
7:00 - Acordamos, tomamos café, nos trocamos, fazemos devocional em família, etc.
8:00 - Meu marido sai para trabalhar e a Natalie e eu vamos para a academia.

Na academia, a Natalie fica com as babás do "nursery", onde ela fica brincando com crianças da mesma idade. Eu consigo ver o que ela está fazendo enquanto estou na esteira, pois são paredes de vidro.

9:15 - Chegamos em casa, tomamos banho e comemos um lanche.
10:00 ou 10:30 (depende do dia) - Atividades especiais fora de casa.

A minha cidade oferece uma série de programações para crianças de várias idades.

Segunda-feira: Dia de biblioteca - um período de leitura e atividades relacionadas à leitura, direcionado a crianças de 12 a 24 meses, que acontece na biblioteca da cidade.
Terça-feira: Dia de ginástica, especial para as mães interagirem com os filhos.
Quarta-feira: Dia de "play date"(com 2 ou 3 amiguinhas) no "Leonardo's", um centro recreativo indoor que oferece atividades variadas (ex. cozinha de brincar, consultório médico, pintura, etc.)
Quinta-feira: Dia de dança "Wee Move With Mommy", para mães e bebês se mexerem e desenvolverem sua musicalidade.
Sexta-feira: "Mom's day out" - um dia na semana para a mãe ficar fora. É um programa cristão que funciona das 9:00 às 15:00. A Natalie começará nele quando voltarmos para casa (porque no momento estamos no Brasil visitando a minha família). Ela ficará numa classe com crianças da mesma idade, terá um currículo bíblico, com várias atividades, inclusive hora da soneca. Esse será o dia que terei para adiantar tudo! Fazer compras, faxina, lavar roupa, manicure, cabelo, etc. seja o que for que precisa ser feito.

11:00-11:30 - Chegamos em casa e meu marido também vem para casa para almoçarmos em família.
12:30 - Eu e a Natalie tiramos a nossa soneca da tarde (antes eu não tirava, mas agora grávida... ai, como eu canso!). Eu só durmo 1 hora e meia, mas a Natalie dorme até 15:00-15:30.
15:00 - Hora do lanche.
15:30 - Hora de dar toda a minha atenção à Natalie - e hora de aprendizado. Por meia hora lemos livros, aprendemos "shapes", "colors", etc. e, por meia hora, brinco com ela de mercado, de boneca, etc.
16:30 - Hora das tarefas de casa.

Para dar conta de tudo, eu divido uma tarefa grande por dia. Por exemplo, se segunda-feira eu lavar os banheiros, então na terça-feira eu aspiro e passo pano na casa, na quarta-feira eu lavo roupa (na verdade, são 2 dias designados para as roupas!) e assim por diante. Isso além das tarefas diárias de ajuntar os brinquedos, esvaziar a lava-louças e etc.. Enquanto faço essas tarefas, a Natalie me "ajuda" - dou um paninho e ela finge que tira pó ou esfrega a parede. Quando estou dobrando as roupas, ela quer fazer igual, entre outras coisas.

17:30 - Preparo o jantar e dou janta para a Natalie. Enquanto preparo a janta, ela assiste a um desenho (como, por exemplo, "Veggie Tales"). Ela janta mais cedo, pois meu marido só chega em casa às 18:30 e aí fica muito tarde para ela jantar.

18:30 - Meu marido chega em casa e prepara a Natalie para dormir (troca, faz uma leitura, ora e coloca ela no berço). Aí sim, ufa... hora de relaxar, jantar, conversar e curtir o maridão! Ah, e uma vez a cada duas semanas, em uma das noites, minha sogra vem e fica em casa para podermos ter um "date night". = )

Bom, mas tudo isso para falar que tempo para cozinhar é muito difícil quando o nosso dia é tão agitado. E realmente é difícil ficar na cozinha cozinhando por uma hora com criança pequena. Por isso, eu pesquisei muito em vários sites e blogs, e no pinterest, e organizei um esquema de "meal planning" para a nossa família, onde já preparo várias refeições e congelo para a semana. Ou escolho receitas em que posso deixar a carne e todos os legumes em um "slow cooker" por 8 horas e na hora da janta já está prontinho!

Esse negócio de "meal planning" requer bastante preparação de antemão, mas vale muito a pena no dia-a-dia! Eu costumava me estressar muito com comida porque nunca sabia o que ia fazer, e aí não tinha certos ingredientes em casa quando queria fazer alguma coisa. Geralmente escolho um dos dias da semana à noite ou de domingo à tarde para preparar as refeições, quando meu marido está em casa porque com ele vai rapidinho. Coloco cada refeição em um "zip-lock bag" grande e congelo. E escrevo com canetinha permanente qual refeição está em cada plástico.

Repito aqui o comentário que escrevi naquele post da Talita. Não tenho empregada doméstica e posso dizer que é sim possível dar conta de tudo e de manter um lar limpinho e organizado quando nos programamos e nos planejamos para isso. No momento, eu ainda trabalho "part-time-per diem", o que significa que eu faço alguns plantões no hospital, mas só quando eu quero (a condição é que eu trabalhe pelo menos dois dias por mês). Dessa maneira, consegui conciliar ser mamãe em tempo integral e também ganhar experiência profissional. Mas quando meu segundo filho nascer, vou parar de trabalhar fora por um tempo. Agora que a Natalie está começando a ter mais e mais atividades durante o dia, tenho trabalhado menos dias fora.

O estabelecimento de uma rotina diária tem sido uma bênção para o bem-estar da nossa família, pois é como a Talita disse: a rotina é só um guia para organizar os nossos dias e conseguirmos ser produtivos, fazendo atividades com conteúdo e aprendizado. Planejamos a rotina, mas também nos adaptamos às circunstâncias e acontecimentos do dia-a-dia. E agora, com um bebezinho chegando, terei de realmente replanejar essa rotina!

É isso, espero ter compartilhado algumas dicas boas!

Mariela Barbosa Hamm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!