Bem-vinda!!

Bem-vinda ao nosso blog!
Aqui, mamães muito diferentes mas com um único objetivo compartilham suas experiências nesta grande aventura que é a maternidade! Nós queremos, acima de tudo, ser mamães sábias, que edificam seus lares e vivem com toda plenitude o privilégio de sermos mães! Usamos muitos dos princípios ensinados pelo Nana Nenê - Gary Ezzo, assim como outros livros. Nosso objetivo é compartilhar o que aprendemos a fim de facilitar a vida das mamães! Fomos realmente abençoadas com livros (e cursos) e queremos passar isso para frente!


"Com sabedoria se constroi a casa, e com discernimento se consolida.
Pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável"
Prov. 24:4,5

domingo, 11 de julho de 2010

Amamentação

Aqui vão algumas dicas e fatos que aprendi com minha experiência!

A pomada Lansinoh ou Lanidrat (lanolina pura) são excelentes! Uma amiga já havia me indicado quando estava grávida do Tiago, e quando comecei a amamentar realmente não tive problema algum. Desta vez, em meio às visitas e emoções do pós parto, acabei esquecendo de passar a pomada depois de 3 mamadas seguidas. Passei a entender o que as mães enfrentam quando os bicos começam a doer e rachar! Nossa, é horrível! Graças a Deus que minha pomada estava lá do meu ladinho e com uma vez que passei já começou a aliviar e tudo voltou ao normal! Por isso se você está grávida recomendo muito esta pomada como parte da sua listinha de coisas a comprar antes do bebê nascer!

É muito importante deixar o bebê sugar, mesmo que não saia nada, nos primeiros dias na maternidade. Na maternidade onde tive a Larissa davam pouca importância a isso e eu achei muito ruim. Mesmo que o bebê não mame nada ou que a mamãe ainda não tenha leite, o sugar do bebê estimula o leite a descer, e quanto mais ele estimular mais rápido vai descer. O colostro que sai antes do leite descer também é muito importante para o bebê.

Não acho necessário qualquer tipo de complemento durante o tempo na maternidade! O corpo do bebê já nasce com reservas para poder aguentar alguns dias sem o leite e só mamar colostro. Mas isso também não é desculpa para não dar importância ao sugar do bebê! Desde que nasce, já deve sugar o peito da mãe, e mamar colostro, de 3 em 3 horas.

Meu leite desceu depois de 3 dias com o Tiago e 2 dias com a Larissa. Quando meu leite desce eu tenho excesso de leite! Parece que meus peitos vão explodir! Porém, tirar o leite (com bombinha) acaba estimulando mais ainda a produção, por isso eu só massageava com movimentos circulares e assim ia tirando um pouquinho o excesso para dar uma aliviada. Também fiz compressa com gelo para aliviar a dor. Depois de uns 3 dias meu corpo começa a perceber que eu não tive trigêmeos e que meu bebê não precisa de tudo isso!! Minha produção de leite começa então a diminuir. Porém, antes dela estabilizar, percebi que com os dois filhos tive um período de queda de produção que me deixou preocupada. Com o Tiago cheguei a ligar para a médica porque estava preocupada de estar com o leite secando. Ela me passou um spray mas nem cheguei a comprar. Em alguns dias a produção aumentou novamente. Com a Larissa foi igual mas durou um pouco mais esta baixa produção, mas eu lembrei que com o Tiago também havia acontecido e fiquei tranquila.

Quando você percebe que a produção de leite está menor, tente dar de mamar com intervalo um pouco menor do que o que estava dando por 1 ou 2 dias. Eu estava dando cada 3 horas e comecei a dar cada 2 horas e meia (as vezes 2 horas). Fiquei uns dois dias ou mais fazendo isso e aos poucos a produção foi aumentando. Porém, cuidado para não acostumar o bebê com "lanches" como diz o Nana Nenê. Se o bebê mama pouco quando mama cada 2 horas, ele vai se acostumar a apenas lanchar em vez de ter uma "refeição completa" e vai se acostumar a mamar cada 2 horas e só um pouquinho cada vez. Isso aconteceu com o Tiago e fiquei exausta!

É normal o corpo demorar um pouco para estabilizar a produção de leite. O primeiro mês inteiro com a Larissa eu tive momentos de peito bem murcho e sem muito leite e momentos de peito bem cheio. Agora que estabilizou e estou sempre com bastante leite. Então não se preocupe se isso acontecer com você! Jamais comece a dar complemento para seu bebê se sentir que está com menos leite! Se você fizer isso, vai ficar com cada vez menos leite. O sugar do bebê que estimula a produção do leite, então simplesmente dê de mamar com intervalo um pouco menor ou dê uma mamada a mais por dia para estimular. Você pode usar uma bombinha de tirar leite também para estimular. Se o bebê começar a mamar complemento, vai mamar menos em você e seu leite vai aos poucos secar. A Talita pode falar por experiência que o pediatra pode até recomendar dar complemento, mas que não é necessário! Ela não deu, e sua bebê engordou super bem até a consulta seguinte!

Banho quente estimula o leite a descer, então se está chegando a hora do bebê mamar de novo e você sente que o peito está meio vazio, tome um banho quente antes da mamada.

Tire leite com uma bombinha depois da mamada do bebê, para esvaziar o peito e seu corpo então aos poucos começar a produzir mais (achando que o bebê está mamando mais!).

Tente dormir quando o bebê dorme. O cansaço e o stress são inimigos do leite...rsrs. O emocional afeta muito a produção do leite, também.

No meu caso, dar os dois peitos nunca foi bom. Sei que o Nana Nenê ensina a oferecer os dois peitos, porém, como a Larissa é muito sonolenta (e a maioria dos recém nascidos!) ela mamava quase dormindo e se eu tirava ela do peito ela não acordava mais para mamar no outro! Então para ela mamar tudo o que precisava, eu dava só um peito e na próxima mamada eu dava o outro. Assim ela também mamava o leite mais concentrado do finalzinho. Por incrível que pareça, para mim, dar os dois peitos diminuia minha produção em vez de aumentar. Dar um peito só esvaziava mais o peito e estimulava mais. Então faça o teste...por um dia inteiro dê um lado por vez e vê se estimula a produção. O pediatra da Larissa falou para eu dar 5 minutos do peito mais vazio primeiro e depois passar para o peito mais cheio. Mas isso não dava certo com ela.

"Namorar" com o marido também estimula a produção do leite! Sei que depois do parto existe a quarentena e tudo mais...mas não significa que é proibido namorar um pouco!

Espero que as dicas sejam boas para alguém! Mamães que acompanham o blog, deixem comentários sobre suas próprias experiências com a amamentação e quais dicas possam ter! Pode ajudar muito uma mamãe ou uma futura mamãe!

2 comentários:

  1. Essa pomada para amamentar que a Tine citou, Lansinon, realmente é ótima. Aqui no Brasil custa meio caro, mas fora acredito que custa apenas 6 dólares! Comprei dois tubos e nem usei tudo. Ah! Uma coisa que fiz e deu certo foi começar a passar a pomada no final da gravidez, uma vez ao dia pra já ir preparando os seios. Tb uso o banho quente pra estimular a produção, mas minha experiência com a bombinha não foi mto boa, pq sempre estimulava muito a produção e as vezes eu ficava com os seios doendo com o uso da bombinha (elétrica no caso). Tb dou um peito a cada mamada e está dando super certo. Estou na amamentação exclusiva desde que minha baby nasceu, há pouco mais de 4 meses. Ela está enorme! Nada melhor do que leite de mãe. Vamos amamentar pessoal!!!

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, meninas! Nos primeiros meses, eu também dava um peito de cada vez porque era suficiente para a minha filha. E ela sempre mamava super rápido! Tentei usar o tira-leite manual e achei muuuuito dolorido. Já a bombinha elétrica não me causou dor, porém eu a usava com pouca frequência (aos domingos quando íamos à igreja). Só foi mais tarde, acho que depois do 4º. ou 5º mês, se não me engano, que comecei a oferecer os dois peitos porque a Nicole ainda parecia estar com fome. A partir do 6º. mês comecei a complementar com fórmula (1x ao dia) até que com 9 meses a desmamei completamente. Infelizmente, apesar da pomada, eu ainda passei por alguns apuros por causa de bico rachado... mas foi só na 1a semana em casa depois de voltar da maternidade (até calejar)e também nas últimas semanas antes de parar de amamentá-la porque como fui diminuindo a frequência voltei a sentir dor. Aliás, um dos motivos que escolhi parar de amamentar mais cedo foi justamente esse, eu pretendo engravidar novamente em breve e não queria carregar essa memória ruim de amamentar com dor para o futuro, quero levar comigo as lembranças boas! Um abraço a todas!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!