Bem-vinda!!

Bem-vinda ao nosso blog!
Aqui, mamães muito diferentes mas com um único objetivo compartilham suas experiências nesta grande aventura que é a maternidade! Nós queremos, acima de tudo, ser mamães sábias, que edificam seus lares e vivem com toda plenitude o privilégio de sermos mães! Usamos muitos dos princípios ensinados pelo Nana Nenê - Gary Ezzo, assim como outros livros. Nosso objetivo é compartilhar o que aprendemos a fim de facilitar a vida das mamães! Fomos realmente abençoadas com livros (e cursos) e queremos passar isso para frente!


"Com sabedoria se constroi a casa, e com discernimento se consolida.
Pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável"
Prov. 24:4,5

quarta-feira, 14 de julho de 2010

A rotina e as cólicas

Estou aqui como uma mamãe convidada, para compartilhar com vocês minha experiência em relação a algo muito comum entre os bebezinhos até os 3 meses: as cólicas. Apesar de bastante comuns, elas conseguem nos deixar muito desestabilizadas, tanto fisicamente, como emocionalmente.

Manuela, minha pequenina de quase 3 meses, ainda sofre com essas dores. Elas geralmente vem acompanhadas de caretas, contorções no corpinho, rostinho vermelho, olhinhos espremidos e choro. Muitas vezes, na maioria delas infelizmente, não tem muito o que possamos fazer para que elas sumam totalmente. Mas procuro sempre colocar uma bolsinha de água quente, mudá-la de posição e fazer ginastiquinha com as perninhas.

Desde que cheguei da maternidade, procuro manter uma rotina bem estruturada, dando de mamar a cada 3 horas, deixando ela acordada e depois colocando ela para dormir. Apesar de fazer toda esta estrutura da melhor maneira possível, muitas vezes as cólicas nos deixam perdidas. Gostaria de encorajar as mamães cujos bebês tem essas dorzinhas a prosseguir PERSISTENTEMENTE com a rotina, mesmo que ela pareça bagunçada.

Nem sempre as mamadas serão as melhores, porque o bebê com dores não consegue sempre uma mamada completa e tranqüila, nem sempre o cochilo será calmo, porque as dores acordam os bebezinhos, nem sempre tudo será perfeito, mas não desanime e mantenha seu foco na estrutura que você deseja manter.

Aqui vão algumas dicas (são apenas dicas, não regras!):

- Caso a mamada tenha sido muito agitada e seu bebê tenha mamado muito pouco devido à dor, não dê leite antes de 2 horas, porque isso pode causar ainda mais dor. Mas, se sentir necessário, antecipe para 2 horas e 15 ou 2 horas e meia a mamada seguinte. A chupeta me ajuda nesses momentos, para que eu consiga segurar um pouquinho a hora de mamar e acalmar a Manu.

- Saiba identificar quando seu bebê está com fome ou está com dor. Isso é fundamental principalmente nas madrugadas. Muitas vezes a Manu acordou antes do esperado durante a noite e, observando seus movimentos, percebi que eram dores e não fome. Nessas horas eu faço a ginastiquinha, coloco a bolsa de água quente e a envolvo em uma mantinha. Isso faz com que ela durma novamente e agüente mais algumas horas até a próxima mamada.

- Lembre sempre que TODAS as fases passam, inclusive a das cólicas. Digo isso para mim mesma também! Não fique desesperada com as dorzinhas do seu bebê, ele precisa da sua calma para que também acalme e se sinta seguro.

- Não desista de manter a rotina com seu pequeno. Hoje, mesmo ainda tendo dorzinhas, a Manu tem feito bonitinho o processo de mamar, ficar acordadinha e depois dormir. Nem todos os dias são iguais, nem todos são como escolheríamos. Tente ser sensível e atenta aos sinais do seu pacotinho, para que juntos, vocês descubram a melhor maneira de estruturar um dia bem gostoso e proveitoso para ambos.

E juntas, vamos esperando que os três primeiros meses nos tragam mais tranqüilidade quanto as barriguinhas desses pequeninos!
"E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada."  Tiago 1:5
Tatiana Raia Bonassi

Um comentário:

  1. Miri_____essas dicas me deixaram mais animada, pois a rotina do sono não funciona com Meu Luca de 2 meses, mas acredito que seja pelas colicas... Peço a Deus pra que passe logo....tks

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!