Bem-vinda!!

Bem-vinda ao nosso blog!
Aqui, mamães muito diferentes mas com um único objetivo compartilham suas experiências nesta grande aventura que é a maternidade! Nós queremos, acima de tudo, ser mamães sábias, que edificam seus lares e vivem com toda plenitude o privilégio de sermos mães! Usamos muitos dos princípios ensinados pelo Nana Nenê - Gary Ezzo, assim como outros livros. Nosso objetivo é compartilhar o que aprendemos a fim de facilitar a vida das mamães! Fomos realmente abençoadas com livros (e cursos) e queremos passar isso para frente!


"Com sabedoria se constroi a casa, e com discernimento se consolida.
Pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável"
Prov. 24:4,5

terça-feira, 13 de julho de 2010

Desenvolvimento do autocontrole

Um dos princípios que mais gosto e muito me chamou a atenção quando li Além do Nana Nenê de Gary Ezzo e Robert Buckman é que AUTOCONTROLE é a virtude fundamental - sem a qual as outras virtudes não podem existir - e a primeira que se deve buscar desenvolver nos pequeninos, já a partir dos 6-7 meses de idade.

Sobre isso os autores dizem: Aos atingir 5 anos, é tarde demais para a criança começar a trabalhar a capacidade de sentar quieta, prestar atenção e se concentrar. Tratam-se de habilidades referentes ao desenvolvimento MORAL, e não de atividades adquiridas de acordo com a idade (grifo meu).

Quando li essa afirmação pela primeira vez lembro-me de ter pensado, "Uau! Eles resumiram tudo, é isso mesmo!". Estudando mais sobre o assunto depois cheguei à convicção de que está aí uma chave importante para os pais que buscam verdadeiramente educar à maneira de Deus: entender que a educação que foca apenas o intelecto é incompleta e, como os próprios autores dizem, irá formar, na melhor das hipóteses, uma criança esperta porém moralmente frágil. O segredo é buscar uma educação que foca o coração da criança, que a ensina a ter a reação moral correta diante de diferentes situações; quando fazemos isso estamos educando-a como um todo.

Acho que como eu, muitas de vocês mamães devem estar pensando: "Tudo bem, Talita, eu concordo 100%, mas como fazer isso? Como fazê-los obedecer? Meu menininho (ou menininha) dá o maior show quando não consegue o que quer, as atitudes dele (ou dela) me deixam estarrecida e fico sem saber o que fazer, na maioria das vezes acabo cedendo às birras e manhas pra não passar vergonha". Se você já se viu diante de situações em que seu filho fez escândalo para conseguir o que queria, quando a desafiou e simplesmenste virou as costas e a desobedeceu mesmo depois que você deixou claro que não podia fazer algo, saiba que você não está sozinha. Nem dá para acreditar que esses fofuchos, ainda tão pequeninos e que antes pareciam verdadeiros anjinhos, são capazes de tanta rebeldia, não é mesmo?!

Para aplicar a solução que Ezzo e Buckman dão em seu livro, é preciso primeiro entender o princípio da obtenção gradativa de liberdades na mesma proporção em que a criança demonstra um comportamento responsável. Eles chamam esse princípio de "criar os filhos dentro do funil" e explicam que um erro comum é criar os filhos fora do funil dentro do 1º. ano de vida!

Segue uma representação matemática para facilitar a compreensão:
Liberdade > Autocontrole da criança ==> CONFUSÃO no desenvolvimento
Liberdade < Autocontrole da criança ==> FRUSTRAÇÃO no desenvolvimento
Liberdade = Autocontrole da criança ==> HARMONIA no desenvolvimento

Ezzo e Buckman afirmam: "Uma liberdade concedida a uma criança que não é orientada pelo nível de autocontrole necessário para lidar com ela acaba tornando essa criança ESCRAVA dos seus desejos" (grifo meu).

Por isso o segredo está em evitar a necessidade de ter que reeducar seu filho. Um bebê de 9 meses que aprendeu a engatinhar não pode ser dado a liberdade de tocar e explorar o que quiser. Não colocar restrições é conceder uma liberdade exagerada, pois o ambiente é grande demais para ele, oferece um nº. excessivo de variáveis com as quais ele não está pronto para lidar. Por que acrescentar à vida do bebê uma variável que precisará ser corrigida mais tarde? Ao invés de ajudá-lo a avançar gradativamente para uma liberdade cada vez maior, isso irá inevitavelmente fazê-lo regredir para uma restrição maior, e como todas sabemos nenhuma criança gosta de perder território que já conquistou!

Avalie constantemente aquilo que permitirá seu filho fazer, sempre levando em conta sua idade, compreensão e habilidades, de modo que a suspensão de privilégios não seja a norma, e sim exceção. Os autores afirmam que "É a correção constante e a imposição de limites que perturba o universo da criança, causando confusão no desenvolvimento" e "A sua vida e a de seu bebê serão muito mais agradáveis se você criar seu filho dentro do funil, permitindo que as restrições deem lugar às liberdades de forma GRADATIVA" (grifo meu).

Em breve pretendo escrever mais sobre o assunto, pois o livro é rico em detalhar exemplos práticos de como criar seu filho dentro do funil.

Beijos e até a próxima!

Um comentário:

  1. Ta, esta frase sua: "o segredo é buscar uma educação que foca o coração da criança", é o tema principal do livro "Educando o Coração da Criança" (Tedd Tripp) que eu também recomendo a todas as mamães!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!