Bem-vinda!!

Bem-vinda ao nosso blog!
Aqui, mamães muito diferentes mas com um único objetivo compartilham suas experiências nesta grande aventura que é a maternidade! Nós queremos, acima de tudo, ser mamães sábias, que edificam seus lares e vivem com toda plenitude o privilégio de sermos mães! Usamos muitos dos princípios ensinados pelo Nana Nenê - Gary Ezzo, assim como outros livros. Nosso objetivo é compartilhar o que aprendemos a fim de facilitar a vida das mamães! Fomos realmente abençoadas com livros (e cursos) e queremos passar isso para frente!


"Com sabedoria se constroi a casa, e com discernimento se consolida.
Pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável"
Prov. 24:4,5

sábado, 17 de julho de 2010

Alimentação a partir dos 6 meses

Olá! Hoje gostaria de compartilhar com vocês um resumo que fiz de algumas dicas e orientações contidas no livro Além do Nana Nenê acerca da alimentação do bebê a partir dos 6 meses de idade.

Vocês verão que alguns pontos não estarão em conformidade com o que a "pediatria tradicional", se é que podemos chamá-la assim, irá dizer.

Apesar disso, acho importante divulgá-los neste blog, pois acredito que uma característica importante da maternidade proativa é ir atrás de conhecimento e informação, que é diferente de simplesmente aceitar o que é comum e praticado, há anos, pela grande parte da população.

Enquanto houver dentro de mim esse anseio por "será que existe algo melhor?", eu não descansarei até encontrá-lo!!

Revisando as 3 atividades principais do dia do seu bebê (sempre nesta ordem).
1 - Hora de comer
2 - Hora de ficar acordado
3 - Hora da soneca

O 1º. ano do bebê é dividido em 4 fases (não entrarei em detalhe, pois a Cristine fez recentemente uma publicação sobre o que engloba cada uma):
1 - Estabilização
2 - Noite estendida
3 - Dia estendido
4 - Rotina estendida

OBJETIVO: O objetivo ao fim do 6º. mês é fazer os horários de refeição do bebê coincidirem com as refeições do restante da família.

Aos 6 meses, bebês criados segundo a AOP (alimentação orientada pelos pais) fazem a transição de uma rotina de 4 horas (com quatro mamadas ao dia) para 3 refeições ao dia (café da manhã, almoço e janta) e uma mamada na hora de dormir. Essa última refeição é necessária para que o seu leite não seque.

MAMADAS: Não confunda introdução de sólidos com suspender as mamadas!! Continue a oferecer o peito/mamadeira ANTES de servir os alimentos sólidos.

SUCOS: Sucos não devem substituir uma refeição e a criança não precisa dele todos os dias. A inclusão do suco deve começar por volta dos 6 meses. Se der sucos prontos, dilua-os com 50% de água até a criança completar 2 anos.

A princípio, dê suco no mesmo horário das refeições, preferencialmente num copo com canudinho embutido, não na mamadeira. Depois do 1º. ano, um copo de suco pode ser servido para a criança entre as refeições (como lanche).

MINGAU: O mingau é uma excelente fonte de ferro (misture farinha de cereal com leite do peito ou em pó), ofereça-o uma vez ao dia todos os dias.

SÓLIDOS: Ofereça os legumes primeiro (antes das frutas); os legumes podem ser congelados (esterelize os recipientes); fique atenta a sinais de possíveis reações alérgicas.

ORAÇÃO: Como pais somos, em muitos sentidos, substitutos para os filhos, servindo de consciência moral e tomando decisões prudentes para eles (até certa idade). Da mesma forma, devemos agradecer em nome dos nossos filhos pelos alimentos que irão receber!

HORÁRIOS: Não ofereça alimentos sólidos para, 2 horas depois, amamentar e, passadas mais 2 horas, oferecer alimentos sólidos outra vez. Isso é beliscar, e não comer, e PERTURBA o ciclo de fome da criança e a estabilização dos períodos de sono e de ficar acordado!

SELF-FEEDING: No começo seu filho usará os dedos para se alimentar sozinho (reflexo de preensão, aprox. aos 8 meses), mas com o tempo, normalmente entre 18 e 24 meses, ele já saberá usar a colher e o garfo.

DICAS IMPORTANTES:
- Não use alimentos para evitar conflitos.
- Procure não transmitir nenhuma preocupação exagerada com a alimentação.
- Tente tornar as refeições experiências agradáveis a todos (e não uma zona de guerra).

SOBRE O DESMAME:
- Elimine uma mamada de cada vez (isso permite que o corpo da mãe reduza apropriadamente a produção de leite).
- Se o seu bebê tem 9 meses ou mais, considere a possibilidade de passar direto para o copinho em vez a mamadeira (isso tornará a transição mais fácil para o desmame da mamadeira), você pode oferecer o copinho assim que o seu filho completar 6 meses.

Um comentário:

  1. Minha pequena vai completar seis meses em breve e vou começar a introduzir os alimentos, estou animada! Depois conto como foi! Adorei o post! Bjosss, Rê

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!