Bem-vinda!!

Bem-vinda ao nosso blog!
Aqui, mamães muito diferentes mas com um único objetivo compartilham suas experiências nesta grande aventura que é a maternidade! Nós queremos, acima de tudo, ser mamães sábias, que edificam seus lares e vivem com toda plenitude o privilégio de sermos mães! Usamos muitos dos princípios ensinados pelo Nana Nenê - Gary Ezzo, assim como outros livros. Nosso objetivo é compartilhar o que aprendemos a fim de facilitar a vida das mamães! Fomos realmente abençoadas com livros (e cursos) e queremos passar isso para frente!


"Com sabedoria se constroi a casa, e com discernimento se consolida.
Pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável"
Prov. 24:4,5

quarta-feira, 21 de julho de 2010

2 meses de Larissa!

Hoje a Larissa faz 2 meses! Já está se adaptando muito bem à rotina aqui de casa!

Aqui está um pouco sobre o segundo mês:

Com 8 semanas e 3 dias ela começou a dormir a noite toda, o que é bem o que o Nana Nenê diz. Numa pesquisa feita com 520 bebês criados segundo a AOP (alimentação orientada pelos pais), onde os bebês mamavam cada 2 1/2 a 3 horas, 86.9% das meninas amamentadas no peito começaram a dormir a noite toda (7 a 8 horas seguidas) entre 7 e 9 semanas. 97% começaram a dormir a noite toda até a décima segunda semana. 76.8% dos meninos amamentados no peito passaram a dormir a noite toda entre 7 e 9 semanas e 96% até a décima segunda semana de vida. Para os bebês amamentados com fórmula, a porcentagem dos que dormiram a noite toda entre 7-9 semanas é um pouquinho menor, 82.1%.

Se o seu bebê tem cólica, pode ser que ele demore mais também, pois a cólica atrapalha as mamadas e as vezes atrapalha o sono também. Mas não desanime! A maioria dos bebês deixa de ter cólica perto dos 3 meses. Veja o post da Tati sobre a rotina e as cólicas.

O tempo acordada aumentou (agora ela fica acordada!) e dura entre 45 minutos e 1 hora e meia. O resto do tempo ela dorme, até chegar a hora de mamar de novo. Ela tem mamado cada 2 horas e meia a 3 horas, e a últimas 2 mamadas da noite eu tenho dado com intervalo de 2 horas. Ela ainda precisa de 7 a 8 mamadas por dia para conseguir esticar 6 a 8 horas seguidas a noite.

Na hora de ir pro berço para a soneca ela tem chorado um pouco. Normalmente não dura muito tempo...de dia ela chora uns 5 minutinhos e já dorme. A noite ela chora um pouco mais. Chora e para, chora e para, por uns 15 minutos. Entro e falo com ela, passo a mão na barriguinha afirmando que estou lá e que está na hora de dormir. É só eu entrar no quarto e colocar a mão nela que ela para! Se a fralda está seca, mamou bem na mamada anterior, arrotou, e não está se contorcendo ou esticando as perninhas de dor, então não tem problema deixar chorar um pouco. Os bebês se acostumam com colo muito rápido e é normal chorarem ao serem colocados no berço. Isso também acontece devido ao sono e geralmente é pior quando o bebê está muito estimulado (ficou acordado muito tempo!). Por isso temos que ficar atentas à janela de sono deles, como diz a Encantadora de Bebês. A Larissa começa a ficar irritada e mexer muito os bracinhos quando está com sono. As vezes começa a chorar um pouquinho. Aí já sei que está com sono. Quando ela chora para dormir, o choro dela começa leve e de repente fica muito forte, do tipo que treme! Chora forte uns segundos e começa a parar...e dorme!

A Lari também começou, estes dias, a acordar depois de 45 minutos de sono (o Nana Nene chama isso de 45 min. intruder). Ela acorda, chora um pouquinho e dorme de novo. É importante não pegar o bebê ainda esta hora, pois normalmente não dormiu o suficiente. Se você pegar, ele pode acostumar com estas sonecas curtas. Eu deixo chorar um pouquinho e ela dorme de novo até a próxima mamada. Lembro que isso aconteceu com o Tiago mais tarde, acho que com uns 4 ou 5 meses. É comum. O sono do bebê tem fases diferentes e geralmente depois de 45 minutos eles tem uma transição de sono e podem acordar. Se o bebê chorar muito, pode ser fome...fique atenta a isso pois pode ser que esteja passando por um impulso de crescimento e necessite mamar mais durante uns 2 dias (uma mamada a mais por dia, ou mamar em intervalos um pouco menores).

Com o segundo filho é muito mais fácil fazer CIO (Cry It Out) para dormir (veja o marcador CIO para ler mais a respeito). Com o Tiago eu ficava aflita e angustiada...questionava tudo! Mas com a Larissa, já sei dos benefícios em ter um bebê que sabe dormir sozinho (sem colo, sem ninar, etc) e não largo mão desta benção!! Por isso tem sido bem tranquilo, até porque geralmente estou ocupada cuidando do Tiago também! Mas já sei que é preciso e que vai me dar muita paz mais pra frente, além de ser uma benção para a Larissa também! Um bebê que sabe dormir sozinho e não depende de um adulto para ajudar, dorme mais e dorme melhor. Não precisa ficar angustiado quando está com sono e não consegue dormir! A rotina também ajuda nisso, pois o bebê sabe que tem hora de ficar acordado e hora pra dormir, e não precisa decidir sozinho quando é preciso dormir. Isso é muita responsabilidade para um bebê!! Ele não sabe que está irritado porque está com sono e a solução para isso é dormir! Nós, pais, que precisamos ensinar (e melhor ainda, guiar, pois se estabelecemos uma rotina o bebê não precisa passar por esta irritação fruto do cansaço excessivo).

De resto está tudo indo super bem, também! Só tenho acordado de manhã com excesso de leite porque meu corpo ainda está se ajustando às noites estendidas. Mas tenho aproveitado para tirar um pouco com a bombinha e congelar para quando precisar.

É isso aí! Espero ajudar alguma mamãe! Vale a pena ensinar seu bebê desde o primeiro dia (estou amando as noites bem dormidas!!). Mas lembre-se de não se estressar demais (principalmente se você for mãe de primeira viagem!). Curta seu bebê e ajude-o a se adaptar à rotina da casa!

3 comentários:

  1. Oi Tine, que gostoso saber que está sendo tudo tão tranquilo com a Lari! Eu realmente espero que quando eu tiver meu segundo bebê seja mais fácil. Claro, não tenho do que reclamar... apliquei os princípios do Nana Nenê desde que a Nicole nasceu e deu tudo certo, também sou muitíssimo grata por isso... mas confesso também que teve muito estresse por ser mãe de primeira viagem. Eu também questionava tudo e quando tinha que deixá-la chorar (e o processo estava demorando mais do que eu havia idealizado) me sentia uma péssima mãe. O nosso emocional fica tão abalado nesses primeiros meses! Mas olha... eu não abro mão, posso dizer que realmente valeu a pena!! E melhor de tudo: meu marido concorda. = )

    ResponderExcluir
  2. Oi meninas! Minha baby tá com 5 meses e olha que engraçado... Ela dorme as 20hs, sozinha, uma graça... Dai mamava às 2hs, às 5hs e depois acordava às 8hs. Queria tirar a mamada das 2hs. Pois não é que ela mesma tirou uma mamada?! A das 5hs... Mas td bem, vamos indo. Logo ela vai começar a comer e espero que durma a noite toda!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Re! Tenho uma dica pra você tirar a mamada das 2. Depois que colocar ela para dormir as 20hs, pegue ela para dar mamar mais tarde mais uma vez, como 22:30. O objetivo é dar esta mamada sem ela acordar direito...só mamar e voltar pro berço. Como o sono da noite é mais pesado, se ela estiver com a barriguinha mais cheia, é mais provável que ela durma a noite toda e só acorde de manhã cedo. Vai fazendo isso que aos poucos ela vai esticar cada vez mais, eliminando esta mamada das 2. A Larissa mama as 22:30 e vai até as 6:30. Se eu não dou esta última mamada das 22:30, ela acorda de madrugada. Então tente dar este "dreamfeed" como chama a Encantadora de Bebês..pra ela dormir com a barriguinha mais cheia. Beijos!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!