Daí uma delas compartilhou um vídeo excelente que eu achei que merecia vir para o blog!! É um vídeo bem didático que pode ser usado tanto em casa, pela família, como em EBDs e escolas.
Na verdade, acho que a Nicole ainda está muito nova para ver o vídeo. Eu sei como ela é sensível ao sofrimento alheio e acho que as cenas que passam no minuto final do vídeo (sobre escravidão sexual) a deixariam impressionada demais. Pretendo esperar um pouco mais, até sentir que ela está pronta para vê-lo... quem sabe quando ela estiver perto de completar 5 anos (hoje ela está com 3, quase fazendo 4).
Apesar da pouca idade, eu já falo com ela sobre a maldade que há no mundo. Falo do nosso coração duro, desobediente, mau, pecaminoso... digo que, sem Jesus, todos (sem exceção, inclusive papai e mamãe), estão distantes de Deus (que nos ama tanto) e precisam do perdão que Jesus conquistou para nós na cruz.
Além disso, como saio a pé ou de trem (às vezes ônibus) com as duas com alguma frequência, eu preciso alertá-las para os perigos reais que existem nas ruas. A Alícia está com 2 anos e ainda não entende, mas pra Nicole eu digo que há pessoas más que querem roubar crianças de suas mães pra machucá-las e que, por isso, ela e a irmã precisam sempre estar do meu lado ou a alguma distância em que eu consiga vê-las.
A primeira vez que eu falei, a Nicole ficou toda a alarmada olhando ao redor. Até hoje, quando estamos num local público, ela me pergunta: "Mommy, are there bad people here?" (Mamãe, há pessoas más aqui?). Eu digo que não sei porque não dá para saber o que há no coração das pessoas, que precisamos sempre ser gentis e amigáveis com todo mundo, mas a lembro que ela tem de ficar do meu lado porque Deus colocou a mamãe e o papai na Terra para cuidarem e protegerem elas até elas crescerem também.
Bem, esses são os meus pensamentos sobre esse assunto por agora. Tenho certeza de que o vídeo será uma ferramenta extremamente útil para mães, pais e professores a ajudarem a prevenir o abuso infantil!
Talita achei muito bom o vídeo, mto educativo como vc mesma escreveu, mas realmente os minutos finais são bem fortes e fiquei em duvida se passaria para minha alícia que ja tem 8. Não vou deixar de tocar no assunto anyway... Obrigada por trazer um assunto tão importante à tona. Seu blog é ótimo!
ResponderExcluirOi Aline,
ExcluirQue legal vê-la por aqui! Obrigada por comentar. :-)
Realmente, o minuto final do vídeo é meio chocante... até para nós que somos adultas, imagine para elas. Aliás, fui assistir de novo e fiquei com a impressão de que o vídeo encerra abruptamente. Você reparou? Parece que deveria ter mais partes falando de como podemos ajudar a combater os abusos, mas por algum motivo elas foram editadas, deixadas para fora... Estranho.
Anyways, minha sugestão pra você é mostrar para a Alícia os 4 primeiros minutos do filminho apenas e depois apertar 'stop', rsrs. É uma ideia, né!!
Muito legal o video, muito importante. É um assunto que os pais deixam pra tratar na pré adolescencia quando já é tarde demais.
ResponderExcluirMuitos casos de abuso começam muito mais cedo a partir dos 4 anos ou até antes infelizmente!
Acho o video forte mesmo para a Nicole, mas tenho uma dica pra vc. Você conhece o livro "O segredo da tartanina"?
http://www.tartanina.org.br/
É um livro da Universidade da Família! Esse dá pra ler para ela :)
Puxa, que legal, Camila! Não conhecia este livro não. Dei uma passada rápida pelo site que você indicou e parece bem interessante!! Obrigada pela dica. Ah, achei as ilustrações lindas! :-)
Excluir