Bem-vinda!!

Bem-vinda ao nosso blog!
Aqui, mamães muito diferentes mas com um único objetivo compartilham suas experiências nesta grande aventura que é a maternidade! Nós queremos, acima de tudo, ser mamães sábias, que edificam seus lares e vivem com toda plenitude o privilégio de sermos mães! Usamos muitos dos princípios ensinados pelo Nana Nenê - Gary Ezzo, assim como outros livros. Nosso objetivo é compartilhar o que aprendemos a fim de facilitar a vida das mamães! Fomos realmente abençoadas com livros (e cursos) e queremos passar isso para frente!


"Com sabedoria se constroi a casa, e com discernimento se consolida.
Pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável"
Prov. 24:4,5

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Pensando em ter parto em casa? Inspire-se com esses vídeos!

Seis meses atrás eu postei alguns vídeos inspiradores sobre parto natural humanizado (acesse aqui), vocês se lembram? Hoje eu vim compartilhar outros dois vídeos que encheram meus olhos de lágrimas. Sério, não tem como assistir e não chorar de emoção. Aliás, toda vez que eu assisto eu choro de novo, rs.

Sou manteiga derretida mesmo, eu sei... mas vocês vão ver como não estou exagerando!!


O que eu mais gostei desse parto foi a liberdade e a autonomia da parturiente como protagonista do parto. A parteira estava lá, o marido estava lá e até as crianças e outra pessoa estavam lá... mas eram pessoas em quem ela confiava, não eram estranhos. Ela estava à vontade, em seu próprio ambiente e não parecia acanhada de gemer quando sentia dor porque ela literalmente  estava em casa e podia ser ela mesma!

Ela se movimentava livremente, sentava no chão, se apoiava no marido, subia na bola... fazia o que queria. Tinha liberdade para ouvir o próprio corpo e deixar o parto acontecer no seu próprio ritmo, naturalmente.

Ah, e vocês repararam na técnica da vocalização que ela usou para ajudar o canal se abrir sem lacerar o períneo? Eu achei o máximo aquilo porque foi justamente o que a Dra. Melania Amorim ensinou naquele documentário sobre parto humanizado que eu amei e publiquei aqui no blog um tempo atrás (acesse aqui). Ela explica que durante o parto é preciso relaxar o períneo (e não contrai-lo). Fantástico.

Porém, a parte mais linda mesmo foi a reação dela quando a bebê nasceu. Foi ela mesma quem pegou a criança no colo e trouxe-a para perto do peito. Que diferença de um parto natural no hospital!!

Nos meus partos (ambos 'normais' hospitalares), eu precisei ficar o tempo todo "quietinha" na cama, com as pernas erguidas (presas) e sem poder encostar as mãos no pano azul pra não contaminar o campo estéril. Eu não fui a primeira pessoa a pegar as minhas filhas quando elas nasceram - elas foram direto para a mão de pediatra e enfermeiras que fizeram malabarismo com elas enquanto eu tentava assistir de longe. Depois a limparam, colocaram um lacinho na sua cabeça e a trouxeram para eu ver. Acho que a examinei por uns 30 segundos e daí já a levaram embora de novo. Meu marido teve de sair da sala, a médica terminou o serviço de sutura lá embaixo (por causa da episio) e então eu fiquei sozinha em recuperação (por causa da anestesia). Só fui ver minhas filhas de novo (e pegá-las de verdade) horas depois. E só então pude amamentá-las.

Agora veja que diferença para este parto filmado. A bebê nasce e a mãe tem uma reação tão linda, tão espontânea, tão natural de um momento como esse. Parece que ela delira! Ela agradece a Jesus pelo nascimento da filha e da boca dela começam sair palavras de bênção sobre a vida dela... puxa, que especial! É de arrepiar os pelinhos do braço, rs! Sem falar do privilégio de ter ali sua família perto neste momento, as outras filhas reagindo natural e espontaneamente também, o marido já podendo pegar a bebê no colo, esquentá-la com a toalha, colocar sua primeira roupinha... e sim, cortar o cordão umbilical.

Simplesmente MA-RA-VI-LHO-SO, não é mesmo?!

Agora o próximo vídeo de parto domiciliar...


Se com o primeiro vídeo pude me assegurar que parir é uma experiência de grandes emoções, este me transmite aquela deliciosa sensação de paz após a agonia. Dava para sentir a tensão da dor que a parturiente, que desabou a chorar provavelmente porque estava muito difícil, estava sentindo... e o marido ali o tempo todo encorajando-a, dentro da água junto, apoiando, dando força.

Quando a bebê finalmente nasce vocês repararam no semblante de serenidade e alívio dela? E o sorriso de orgulho do pai? Que casal apaixonado curtindo juntos a vitória. Como se tivessem escalado o Everest e agora podiam comemorar contemplando a linda paisagem lá do alto.

Há muitas semelhanças deste vídeo para o outro. Ambos foram partos na água, em ambos os partos o marido participou do processo mais do que a doula/parteira (o que eu achei lindo de ver!) e em ambos a mãe que deu à luz ficou perfeitamente bem e em paz de espírito tão logo a bebê nasceu. E, sim, ambas estavam perfeitamente à vontade, no conforto do lar, indo e vindo conforme desejavam... aparentemente sem interferências desnecessárias. O vídeo mostrou as parteiras e assistentes apenas observando.

Também pude perceber que nos dois casos elas usaram a técnica da "open glottis" durante as contrações, ou seja, é evidente que se prepararam para este momento. O parto em casa foi algo planejado pelo casal. Elas não caíram ali de pára-quedas e estavam sem saber qual era o próximo passo. Elas estavam cientes de que deveriam deixar o processo acontecer naturalmente. Certamente devem ter estudado a fisiologia do parto e se prepararam física e psicologicamente para enfrentar a dor porque sabiam que ela era necessária para o processo todo.

Bem, os vídeos são lindos e inspiradores, mas eu sei bem que não é todo mundo que encara um parto natural em casa (principalmente na nossa cultura e nesta época da história em que vivemos). Eu sei que o cenário está mudando e que o movimento do "renascimento do parto" (aproveitando o nome do filme que será lançado mês que vem aqui no Brasil!) está ganhando força, o que me deixa bem empolgada. Talvez daqui uma ou duas décadas as mulheres adotem uma nova mentalidade e as estatísticas cesariana x parto normal x parto domiciliar sejam outras completamente. Eu torço para que aconteça!

Até muito recentemente a ideia de parir em casa era algo que eu jamais cogitaria, mas confesso que venho sonhando com isso ultimamente. No mês passado cheguei a comentar com a obstetra que fez os meus dois partos normais (sim, foi ela... e não eu, sniff sniff... meu papel foi ficar passiva e obedecer comandos) e ela quase teve um TRECO! Apenas pra constar, na opinião dela partos domiciliares na cidade de São Paulo são um absurdo e um capricho sem cabimento. :-(

Mas voltando... Não é toda mulher que encara um parto em casa hoje em dia. Se este é o seu caso, eu vou aproveitar o post de hoje para divulgar um outro vídeo, desta vez um documentário bem curtinho (17 min) publicado há 3 anos, sobre parto natural humanizado. Chama-se Parto Natural - Natural Birth. Quem não se sente ousada o suficiente para parir em casa mas também não gostaria de ter em hospital por causa dos procedimentos rotineiros que tolhem a liberdade da mulher, é legal saber que também existem as casas de parto. Eu ainda não sei muito sobre elas, mas sem dúvida é uma opção a ser considerada.

O documentário é rápido e objetivo e os profissionais que participaram deles esclarecem pontos cruciais. Eu recomendo que você assista e divulgue-o para todas as suas amigas grávidas (e mesmo as não grávidas). Quanto mais informações a mulher tiver sobre como acontece o parto, tanto melhor para todos nós! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!