Bem-vinda!!

Bem-vinda ao nosso blog!
Aqui, mamães muito diferentes mas com um único objetivo compartilham suas experiências nesta grande aventura que é a maternidade! Nós queremos, acima de tudo, ser mamães sábias, que edificam seus lares e vivem com toda plenitude o privilégio de sermos mães! Usamos muitos dos princípios ensinados pelo Nana Nenê - Gary Ezzo, assim como outros livros. Nosso objetivo é compartilhar o que aprendemos a fim de facilitar a vida das mamães! Fomos realmente abençoadas com livros (e cursos) e queremos passar isso para frente!


"Com sabedoria se constroi a casa, e com discernimento se consolida.
Pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável"
Prov. 24:4,5

sábado, 27 de outubro de 2012

Taxa de natalidade cai e a população brasileira deve parar de crescer

Em 11/10/2012, apenas três meses depois de eu escrever o post A desvalorização da maternidade e o inverno demográfico - existe uma relação?, a Folha de S. Paulo publicou a notícia de que com a baixa taxa de natalidade em nosso país, a população brasileira deve parar de crescer! Quem leu o post deve se lembrar que o filme de 2008, chamado "O Inverno Demográfico - o declínio da família humana", limitava-se a analisar basicamente a demografia dos EUA, do Japão e de vários países da Europa, mas não falava nada do Brasil. Na ocasião meu marido e eu fomos consultar o site do IBGE e verificamos que nas últimas três décadas a taxa de natalidade brasileira vinha diminuindo substancialmente, confirmando, assim, que o fenômeno do "inverno demográfico" do qual tratava o filme - e com ele as possíveis consequências negativas para a economia da nação - possivelmente em breve também atingiria o nosso país. E parece que a notícia recém-publicada por Pedro Soares (do Rio) veio para confirmar essa hipótese!

Vejam abaixo um infográfico que copiei da internet e que mostra o panorama das diferentes taxas de fecundidade brasileiras. Ele retrata bem a questão da desvalorização da maternidade, associada, principalmente, a maior instrução e rendimentos econômicos da família.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!