Bem-vinda!!

Bem-vinda ao nosso blog!
Aqui, mamães muito diferentes mas com um único objetivo compartilham suas experiências nesta grande aventura que é a maternidade! Nós queremos, acima de tudo, ser mamães sábias, que edificam seus lares e vivem com toda plenitude o privilégio de sermos mães! Usamos muitos dos princípios ensinados pelo Nana Nenê - Gary Ezzo, assim como outros livros. Nosso objetivo é compartilhar o que aprendemos a fim de facilitar a vida das mamães! Fomos realmente abençoadas com livros (e cursos) e queremos passar isso para frente!


"Com sabedoria se constroi a casa, e com discernimento se consolida.
Pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável"
Prov. 24:4,5

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Update - Ensinando o bebê a brincar sozinho

Olá mamães!

No último post que escrevi (veja aqui), falei sobre a necessidade de se ensinar o bebê a ter um tempo de brincar sozinho. Falei que estava vendo que precisava colocar isso em prática com a Larissa, pois não havia visto necessidade já que o irmão mais velho estava sempre a distraindo. Porém, assim que o irmão começou a ir pra escola percebi que errei em não ensiná-la a ter o tempinho dela, pois estava exigindo atenção nossa 100% do tempo, chorando sempre que não déssemos atenção total a ela. Falei que ia começar a colocar em prática o "tempo silencioso" como meu mais velho já tem - um tempo para brincar sozinho no quarto, e voltaria aqui para dar um update!

Então, aqui está o update! A Larissa tem sido um bebê bem fácil de ensinar, graças a Deus! Depois de insistir algumas vezes que aquele era o tempo dela brincar no quarto dela, e do Tiago brincar no quarto dele, ela começou a aceitar e ficar no quarto. Isso a ajudou muito a explorar melhor os brinquedos do quarto e usar a imaginação. Também acabou ensinando pra ela o que queríamos ensinar, que brincar sozinho também é gostoso! Não precisei fazer isso todos os dias, mas alguns dias da semana ao invés de colocá-la na cama para tirar a soneca, coloquei-a no quarto e falei que era o tempo silencioso dela, igual a do Tiago. Depois de uns 15 a 20 minutos falava que agora era hora da soneca e pedia pra ela subir na cama pra "nanar". Ela sobe, coloca a chupeta, pega o ursinho e dorme!! (Como é bom ensinar o bebê a dormir sozinho!!)

Então agora sempre que ela dorme no carro aqueles 5 minutinhos malditos que faz a energia deles voltarem a 100% (rsrs), coloco-a para ter tempo de brincar sozinha no quarto. Às vezes vejo que ela fica com sono e vai pra caminha e dorme. De qualquer forma, é um tempo para a mamãe aqui conseguir respirar fundo e ter uns minutinhos de silêncio!

Com a Larissa não preciso ser constante nisso, posso fazer alguns dias que ela não reclama. Mas com o Tiago já é bem diferente. Tudo tem de ser muito constante e previsível, se não, ele reclama e faz manha. O tempo silencioso dele tem de ser TODO DIA (nem que seja 10 minutos só pra ele sentir que teve) porque se deixo ele pular um dia, no próximo ele lembra e fica reclamando na hora de ir. Acho que quem tem filho de 4 anos entende, né? Eles lembram muito bem das nossas permissões passadas!

Mas não me entenda mal...ele gosta deste tempo dele. Ele brinca com os brinquedos do quarto, às vezes deixo-o assistir a um filminho e às vezes chega até a deitar na cama e dormir (que nem hoje!). Esse tempo é muito importante para minha saúde mental também! (rsrs)

Então agora todos aqui temos tempo brincando juntos, brincando na rua com amigos, brincando com irmão e irmã e brincando sozinho também! Acho que é saudável a criança saber estar sozinha, explorar os brinquedos e usar a imaginação!

Espero ter ajudado a dar algumas ideias pró-ativas, quanto mais cedo começar a ensinar, melhor! Aliás, isso tudo foi só mais uma prova do que o livro Nana Nenê ensina: tudo é uma questão de ensino. Ensine hoje para o seu bebê e você colherá os frutos amanhã! Claro que isso exige paciência, determinação e sacrifícios da nossa parte, mas os frutos valerão a pena!

"Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles." Provérbios 22:6

Até a próxima! :)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!