Bem-vinda!!

Bem-vinda ao nosso blog!
Aqui, mamães muito diferentes mas com um único objetivo compartilham suas experiências nesta grande aventura que é a maternidade! Nós queremos, acima de tudo, ser mamães sábias, que edificam seus lares e vivem com toda plenitude o privilégio de sermos mães! Usamos muitos dos princípios ensinados pelo Nana Nenê - Gary Ezzo, assim como outros livros. Nosso objetivo é compartilhar o que aprendemos a fim de facilitar a vida das mamães! Fomos realmente abençoadas com livros (e cursos) e queremos passar isso para frente!


"Com sabedoria se constroi a casa, e com discernimento se consolida.
Pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável"
Prov. 24:4,5

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Você ainda existe, mesmo após a maternidade!

Olá queridos do blog!

Estou aqui pela segunda vez, mas acho que agora nos encontraremos com mais frequência! Para mim é uma alegria, pois esse blog é muito útil e interessante! E também pratico os métodos dos livros citados aqui e os ensinamentos do melhor manual de vida já existente: a Bíblia!

Um dia após chegar da ginástica o tema que me veio à mente foi este, por isso logo comecei a escrever. Fiquei um tempão escrevendo essa mensagem e quando fui postar, ela sumiu. Perdi tudo... coisa de iniciante... rsrsrs , mas aqui estou para começar de novo!

Sou mãe da Sofia de 1 ano e 5 meses. Ao término da minha licença-maternidade decidi me desligar da empresa em que trabalhava, então fui agraciada por Deus com o privilégio de poder cuidar da minha princesa em tempo integral. Trabalho fora desde os 16 anos (já tenho 30) - o dia inteiro - e por um bom tempo também estudei à noite, mas confesso a vocês que nunca trabalhei tanto como nesses últimos 1 ano e 5 meses. O tempo não passa, ele voa!!!!!!!!!!! Quando vejo a semana já se foi! Por isso, tento com todas as minhas forças não me esquecer do tão importante Y (YOU – do EASY do livro da “Encantadora”) e é sobre ele que quero comentar um pouquinho!

Vou escrever como normalmente é a rotina da minha família:

- 7h – todos acordamos, meu esposo vai para o banho para logo ir trabalhar, enquanto isso, preparo o leite da Sofia e nosso café da manhã, tomamos café juntos.

- 9h-10h – até esse período tenho um tempo com a Sofia, assistimos a desenhos, ou brincamos no quintal, ou lemos; depois ela come uma fruta e vai para a primeira soneca.

- 11h-12h – até esse horário eu faço alguma tarefa da casa, ou tenho um tempo para mim: vejo um filme, ou leio, ou oro, ou uso a internet, ou não faço nada... mas, na maioria das vezes, faço uma tarefa da casa mesmo!rs

- 12h-15h – almoçamos, depois arrumo a cozinha enquanto a Sofia fica andando e brincando pelo quintal e pela cozinha, depois temos mais um tempo juntas. Próximo das 15h dou o banho e o leite e ela vai para segunda soneca. E eu vou para os mesmos programas: vejo um filme, ou leio, ou oro, ou uso a internet, ou não faço nada, ou faço alguma tarefa da casa.

- 17h – a Sofia acorda, por volta das 18h ela janta, meu esposo chega e jantamos juntos, brincamos com a Sofia e por volta das 21h ela dorme e meu esposo e eu temos mais um tempo juntos até as 22h-23h. Ah... e 3x por semana vou à ginástica e ele fica sozinho com ela por +/- 1h ! E 1 ou 2x por semana ele vai ao futebol e chega mais tarde.

Lembrando que cada soneca da Sofia é de aproximadamente 2 horas e ela dorme entre 10 e 12 horas por noite!

Claro que isso é o que acontece normalmente, mas há dias que vamos ao médico, outros ao shopping, ao mercado, ao parque, ou há dias em que a Sofia está doente então a rotina fica um pouco comprometida, e também os finais de semana quando vamos passear, à igreja ou recebemos visitas. O que quero ressaltar é o fato da aplicação da rotina proporcionar esses tempos para nós!

É difícil e trabalhoso aplicar uma rotina, cozinhar, lavar, manter a casa em ordem (no meu caso só tenho uma ajudante 1x a cada 15 dias para a faxina pesada) e ainda estar bem humorada, feliz e com o sentimento de dever cumprido, sem estar fora do planeta, podendo assistir a um noticiário ou ler uma revista ou um artigo na internet. O mais importante é que esse esforço em manter uma organização no nosso dia nos proporciona o tão sonhado e fundamental tempo para nós!

Precisamos pensar, planejar, organizar algo que ainda não está muito bom em casa, descobrir uma maneira de economizar mais para reduzir despesas, ou o que faremos nas próximas férias, ou, no meu caso, como farei quando decidir voltar a trabalhar, ou me auto-avaliar, ou estudar para reciclar meus conhecimentos ou adquirir outros que ainda não tenho, ou como farei para emagrecer um pouco ou que corte de cabelo vai me deixar mais bonita... enfim, a questão é que precisamos desse tempo no qual EXISTIMOS!

Isso faz com que nos sintamos vivas e possamos ser boas esposas, boas mães, não mães frustradas que se sentem escravizadas pelo trabalho da casa e da criação dos filhos. Além disso, ainda precisamos ser esposas cheirosas, alegres, com tempo para ouvir e contar ao esposo sobre como foi o dia. Também somos as intercessoras do lar, nosso trabalho principal é orar pela família e ainda precisamos de um tempo para nos dedicar à obra do Senhor e também bater um papo com as amigas! Para que tudo isso aconteça nós precisamos trabalhar arduamente, pois esse não é um processo natural. A casa não vai ficar arrumada sozinha, nem o seu filho vai se criar por si só e você não vai ficar bonita e cheirosa se não se cuidar!

Enfim, o que quero dizer é que ser esposa, mãe, profissional, amiga, intercessora, ministra na casa de Deus etc etc etc não é fácil, mas eu posso afirmar que se não nos esforçarmos para termos o nosso lugar bem definido e executado em cada uma dessas áreas não seremos tão felizes como poderíamos. Creio que muitas mulheres estão chateadas com suas vidas porque não estão conseguindo ser quem elas precisam ser segundo o padrão de Deus.

Ninguém falou que a vida da mulher seria fácil. Em Prov. 31 podemos ter certeza disso: a mulher virtuosa tem muuuiiitttooo trabalho! :-)

E tem mais! Nós somos o coração da casa. Se nos anularmos, nossa casa começará a ter problemas, começará a morrer aos poucos... Por isso vale a pena lutar para que esse coração (que somos nós) continue batendo com força e alegria! Certamente nós e todos ao nosso redor seremos beneficiados por isso!!

Foi um prazer escrever um pouco e graças à bondade e misericórdia de Deus dividir com vocês coisas que considero tão importantes!

2 comentários:

  1. Seja bem-vinda ao blog, Lidi! Tenho certeza de que suas experiências e aprendizados servirão para ajudar muitas mamães por aí. Que Deus a use neste propósito!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Lidiane! Estamos juntas nessa missão, onde o lar é nosso campo missionário mais importante! A profissão esposa e mãe terão salários eternos! :)

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!