Bem-vinda!!

Bem-vinda ao nosso blog!
Aqui, mamães muito diferentes mas com um único objetivo compartilham suas experiências nesta grande aventura que é a maternidade! Nós queremos, acima de tudo, ser mamães sábias, que edificam seus lares e vivem com toda plenitude o privilégio de sermos mães! Usamos muitos dos princípios ensinados pelo Nana Nenê - Gary Ezzo, assim como outros livros. Nosso objetivo é compartilhar o que aprendemos a fim de facilitar a vida das mamães! Fomos realmente abençoadas com livros (e cursos) e queremos passar isso para frente!


"Com sabedoria se constroi a casa, e com discernimento se consolida.
Pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável"
Prov. 24:4,5

domingo, 6 de novembro de 2011

Pastoreando o coração - Parte 3 - Comunicação


Olá, hoje vim postar a parte 3 do resumo do livro "Pastoreando o Coração da Criança". Se você ainda não leu os resumos anteriores, recomendo que comece por eles para ter uma compreensão mais completa do livro. Para lê-los, clique em Fundamentos e Objetivos e Métodos. (A divisão de cada parte foi invenção minha para facilitar o estudo que estou fazendo com um grupo de amigas).

Comunicação, o tema dos capítulos que vim resumir hoje, é de extrema importância. Aprendi muito com os insights do autor e espero que você também aprenda!

Capítulo 8 - Adotando métodos bíblicos: comunicação

PRINCIPAIS BASES BÍBLICAS APRESENTADAS:
Efésios 6:1
– Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo.
Provérbios 23:13-19
– Não retires da criança a disciplina, pois se a fustigares com a vara, não morrerá. Tua a fustigarás com a vara e livrarás a sua alma do inferno. Filho meu, se o teu coração for sábio, alegrar-se-á também o meu; exultará o meu íntimo, quando os teus lábios falarem cousas retas. Não tenha o teu coração inveja dos pecadores; antes, no temor do Senhor perseverarás todo dia. Porque deveras haverá bom futuro; não será frustrada a tua esperança. Ouve, filho meu, e sê sábio; guia retamente no caminho o teu coração.
Provérbios 23:22, 26
– Ouve a teu pai, que te gerou, e não despreze a tua mãe, quando vier a envelhecer. (…) Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos.
Provérbios 18:2, 13
– O insensato não tem prazer no entendimento, senão em externar o seu interior. (…) Responder antes de ouvir é estultícia e vergonha.
Provérbios 20:5
– Como águas profundas são os propósitos do coração do homem, mas o homem de inteligência sabe descobri-los.
Provérbios 4:23 – Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração porque dele procedem as fontes da vida.
Marcos 7:21-22
– Porque de dentro do coração dos homens é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.
Lucas 6:45
– O homem do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração.

Tripp inicia esse capítulo dizendo que uma abordagem bíblica de criar filhos envolve dois elementos igualmente importantes: a comunicação e a vara. E diz ainda que a ênfase na comunicação abundante anula a disciplina fria e tirânica. O que ele percebe, porém, é que para a maioria das famílias, a comunicação se resume aos pais dizerem aos filhos o que fazer e as crianças falarem aos pais a respeito de seus desejos e sonhos. Ou seja, não há diálogo, é um monólogo - é o falar PARA em vez de falar COM.

Tripp nos lembra que o nosso 1º. objetivo, na correção, não deve ser expressar os nossos sentimentos, ira ou mágoa, pois o intuito não é dizer aos filhos como nos sentimos acerca do que fizeram ou disseram, mas levá-los a entender o que está acontecendo dentro deles. Para o autor, a mais sublime arte na comunicação não é aprender como expressar seus pensamentos, mas aprender a extrair os pensamentos do outro de modo que o objetivo na comunicação seja entender seu filho, seus conflitos interiores, olhar para o mundo através dos olhos dele e com isso saber quais aspectos da mensagem de vida do evangelho se fazem adequados a esta conversa.

Em outras palavras, o foco da comunicação deve ser a compreensão. Procure entender a natureza do conflito que seu filho está vivendo. Lembre-se de que ele também luta com sentimentos já experimentados por você. O princípio aqui é os pais estão acima e ao lado do filho. Como agentes de Deus temos a obrigação de censurar o mal com humildade de coração.

Ajude seus filhos a se expressarem, facilite a conversa. Você, assim como eles, é um pecador. Cuidado para não fazer questionamentos sobre os quais seu filho ainda não tem entendimento para conseguir responder. Faça perguntas produtivas, que ajude-o a entender a si mesmo e incentive-o a falar com clareza e honestidade sobre seus conflitos internos com o pecado.

Capítulo 9 - Tipos de comunicação

PRINCIPAIS BASES BÍBLICAS APRESENTADAS:
1 Tessalonicenses 5:14
Mostra que as diferentes condições do ouvinte exigem formas de falar diferenciadas.
2 Timóteo 3:16-17
Afirma que a correção é uma das funções da Palavra de Deus.
Salmo 119:98-100, 104
– Os teus mandamentos me fazem mais sábio que os meus inimigos; porque aqueles eu os tenho sempre comigo. Compreendo mais do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos. Sou mais prudente que os idosos porque guardo os teus preceitos. (…) Por meio dos teus preceitos consigo entendimento; por isso detesto todo caminho de falsidade.
Provérbios 12:24 – A mão diligente dominará, mas a remissa será sujeita a trabalhos forçados.
Provérbios 13:18
– Pobreza e afronta sobrevêm ao que rejeita a instrução, mas o que guarda a repreensão será honrado.
Provérbios 14:23
– Em todo trabalho há proveito; meras palavras, porém, levam à penúria.
Provérbios 15:1
– A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.
Provérbios 16:18
– A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda.
Provérbios 17:19
– O que ama a contenda ama o pecado; o que faz alta a sua porta facilita a própria queda.
Provérbios 19:15
– A preguiça faz cair em profundo sono e o ocioso vem a padecer fome.

Tripp defende que a comunicação precisa ser multiforme, abundante e rica!

Ele aponta que de acordo com 1 Tess 5:14, as diferentes condições do ouvinte exigem formas de falar diferenciadas. Comunicar-se envolve: encorajamento, correção, repreensão, apelo, instrução, aviso, compreensão, ensino e oração.

Todos esses fatores precisam fazer parte da sua interação com seus filhos!

Encorajamento: comunicação que inspira e torna os filhos cheios de esperança e de coragem; quando passarem pela dor do fracasso, ajude-os a avaliarem as razões do desapontamento.

Correção: comunicação que ajuda os filhos a entenderem os padrões de Deus; a Bíblia contrasta a maneira como um zombador e uma pessoa sábia recebem a correção (resistência).

Repreensão: censura, sentimento de alarme; por exemplo, é preciso ensinar que há alguns limites necessários à liberdade de falar.

Apelo: comunicação séria e intensa, expõe a alma e roga que aja com sabedoria e fé; por exemplo, quando que se trata de pecado sexual que degrada a imagem de Deus no homem.

Instrução: uma lição que ajuda o filho a entender seu mundo, a realidade espiritual e os privilégios do reino de Deus, ou seja, um referencial para que desenvolva discernimento sobre a vida através da sabedoria bíblica.

Aviso: um alerta do perigo enquanto ainda é tempo de escapar sem dano; o aviso preserva; encha suas mentes com avisos da Bíblia, como por exemplo a aplicação do princípio do semear e colher (atitude A conduz à consequência B); a internalização dessas verdades (sistema de valores) são base para a sábia discriminação ao formar amizades.

Ensino: processo de partilhar conhecimento; o ideal é fazê-lo ativamente com seus filhos, antes que ele se faça necessário, e não somente após um fracasso ou problema.

Oração: comunicação com Deus que permite uma perspectiva penetrante a respeito do filho (quando oram juntos); entender o que oram e como oram é sempre uma janela para suas almas; além disso, ao ouvir sua oração, seu filho receberá a comunicação da sua fé em Deus.

Capítulo 10 - Uma vida de comunicação

BASE BÍBLICA APRESENTADA:
Provérbios 14:7, 12:16 e 10:18
Avisos que capacitam a formar boas amizades: devemos nos afastar dos tolos (pessoas que mostram sua tolice imediatamente e espalham difamação).

Comunicar-se custa caro e exige tempo! Pois, como foi dito anteriormente, é necessário tornar-se um bom ouvinte. O autor afirma que uma conversa investigativa consome energia física e espiritual e nos lembra que ninguém disse que ser pai / mãe seria uma tarefa fácil!!

Jamais ganharemos os corações de nossos filhos se conversarmos com eles somente quando algo deu errado e defende que pais sábios começam uma conversa quando as crianças se demonstram dispostas a falar. Noutras palavras, eles largam tudo e aproveitam aquele momento estratégico.

Os pais sábios falam quando os filhos estão prontos para conversar!

Algumas pessoas pensam que ouvir é o que se faz entre as oportunidades de dizer alguma coisa. Durante o tempo de ouvir não ouvem de modo algum, estão pensando no que vão dizer. Tripp fala para não sermos pais desse tipo e nos lembra que comunicação requer resistência mental!

Reconheça seu próprio pecado e fraqueza, admita quando estiver errado, esteja preparado a buscar perdão ao pecar contra seus filhos. O direito de fazer uma avaliação inquisitiva e honesta repousa na disposição de fazer o mesmo consigo. Enquanto não estiver disposto a humilhar-se e a reconhecer seu próprio pecado, a tentativa de falar das coisas de Deus é uma falsidade!

Qual o custo-benefício para uma vida de comunicação?
- A comunicação é o vínculo que mantém pai e filho unidos. As pressões dos anos de adolescência os levam pra longe de casa e esta é a hora quando desenvolvem companheirismo com aqueles que os compreendem, os amam e os conhecem. Seus filhos não deveriam ter de sair de casa para isso! VOCÊ pode oferecer relacionamentos familiares nos quais seus filhos sintam-se compreendidos e aceitos. Lembre-se de que a atração de "más companhias" é o companheirismo.

Qual a diferença entre autoridade e influência dos pais?
AUTORIDADE: é baseada na força física (poder sobre o outro) e diminui com o avanço dos anos
INFLUÊNCIA: disposição do filho de se colocar debaixo de autoridade por causa da confiança

Quais são os benefícios de uma boa comunicação dentro do lar?
- Preparação para outros relacionamentos: aprender a arte de se expressar de forma santa o que se tem no coração, ouvir completamente e entender o que o outro pensa e sente.

- Compreensão plena da vida: desenvolvimento do caráter como mais importante do que gratificação de curto prazo.

- Redenção integrada com a vida: compreensão bíblica da humanidade (pecado) e referencial para filtrar os eventos da vida quando o pai não estiver lá para oferecer ensino e direção.

Sim, o custo é grande! Significa estar disponível e completamente engajado na arte de ser pai/mãe. Tripp escreve que é preciso considerar a paternidade/maternidade uma das tarefas mais importantes enquanto se tem filhos em casa. Lembre-se: este é o seu chamado!

Não se pode criar filhos no temor e admoestação do Senhor sem investir a si mesmo numa vida de comunicação sensível, através da qual se ajuda os filhos a entenderem a vida e o mundo de Deus. O autor nos lembra de que só temos uma breve parte da vida para empenhar-nos nisso, somente uma oportunidade, não podemos voltar atrás e refazer!

Educar nossos filhos é a tarefa prioritária, é o chamado principal de todo pai e mãe. Significa que quando se tem filhos, não se pode mais estar disponível para TODO tipo de interesse que surge. Os custos são altos, sem dúvidas. Porém, o autor nos lembra, o caminho da obediência é sempre o caminho da bênção! Assim, os benefícios em muito excedem os custos.

Bem, por hoje é só!

Até a próxima, Talita

Confira a parte 4 do resumo clicando em Vara e Consciência

Um comentário:

  1. muito legal...esta parte "na correção, não deve ser expressar os nossos sentimentos, ira ou mágoa, pois o intuito não é dizer aos filhos como nos sentimos acerca do que fizeram ou disseram, mas levá-los a entender o que está acontecendo dentro deles" muito interessante apesar de ser obvio não percebemos...:)

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!