Bem-vinda!!

Bem-vinda ao nosso blog!
Aqui, mamães muito diferentes mas com um único objetivo compartilham suas experiências nesta grande aventura que é a maternidade! Nós queremos, acima de tudo, ser mamães sábias, que edificam seus lares e vivem com toda plenitude o privilégio de sermos mães! Usamos muitos dos princípios ensinados pelo Nana Nenê - Gary Ezzo, assim como outros livros. Nosso objetivo é compartilhar o que aprendemos a fim de facilitar a vida das mamães! Fomos realmente abençoadas com livros (e cursos) e queremos passar isso para frente!


"Com sabedoria se constroi a casa, e com discernimento se consolida.
Pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável"
Prov. 24:4,5

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

3 meses de Alícia!




A Alícia completou 3 meses esta semana. Ela oficialmente deixou de ser um recém-nascido. = )

Uau, foi uma semana agitada por causa das vacinas que ela teve de tomar e também porque a levamos para furar a orelha! Mas não é sobre isso que quero falar, quero contar as novidades do último mês, que foi cheio de novos desafios, e compartilhar os passos que eu dei para superá-los.

Amamentação, Cólica e Noite Alongada
Continuamos com as seis mamadas por dia (6:00, 9:00, 12:00, 15:00, 18:00 e mamada dos sonhos, entre 20:30 e 22:00); em alguns dias são sete, mas somente quando ela está passando por um impulso de crescimento (growth spurt) que, conforme li, ocorre a cada 3 ou 4 semanas. Os horários das mamadas não são exatos, me permito uma variação de até 30 min para mais ou para menos. É o que recomendam os livros: o relógio é apenas um auxílio para nos servir, não é ele quem dita o que vou fazer, e sim o contexto da situação (uma mistura do horário do dia, os sinais que o bebê demonstra, as leituras que fiz e a minha própria experiência e intuição).

A Alícia já está com 14 para 15 semanas de vida e, portanto, na fase da Noite Alongada (9 a 15 semanas de vida), segundo o livro Nana Nenê. A recomendação deles para esta fase é que a mãe lactante fique atenta à sua produção de leite. Caso note uma queda que a preocupe, não deve deixar o bebê dormir por mais do que 10 horas à noite para restar tempo suficiente de dia para uma estimulação adequada. Por alguns dias eu andei notando uma queda na minha produção porque saímos muito da rotina neste último mês (falarei sobre isso mais adiante); a bagunça na rotina durante o dia aliada ao cansaço de noite deu nisso! A Alícia mamava com força e em poucos minutinhos ficava brava, chorando, impaciente porque não estava saindo mais nada. O problema foi rapidamente resolvido: por um ou dois dias deixei-a mamar dos dois lados.

Como vimos, a quantidade de leite que ela ingere durante o dia nesta fase já é suficiente para mantê-la dormindo longas horas à noite. Porém, a Alícia começou a acordar com frequência no meio da noite e apenas colocar a chupeta não estava sendo suficiente para ajudá-la a voltar a dormir. Das primeiras vezes, julguei que fosse fome e por isso amamentei-a, mas ela continuava chorando. E eu também não queria começar um novo hábito noturno! Por isso, tive de vencer o meu próprio cansaço e sono àquela hora da madrugada para investigar a verdadeira causa do problema. Este é o primeiro desafio: deixar de agir "no automático". Ao chorar percebi que ela se contorcia como se estivesse com dor. Bastava eu fazer massagem em movimentos circulares com os joelhos sobre o abdômen dela que ela logo acalmava e adormecia, não antes sem soltar alguns gases. Isso acontecia praticamente todas as noites e estava me incomodando.

O excesso de gases e a dificuldade de liberá-los estava claramente prejudicando o sono da minha filha e eu comecei a imaginar que talvez o uso contínuo da simeticona (de 8h e 8h) pudesse estar causando isso. Na verdade eu tinha duas opções: suspender o uso de vez ou aumentá-lo. Não consultei o pediatra e, como já usava simeticona há muitas semanas e o choro da madrugada parecia estar se agravando com o tempo, optei por suspender o uso por alguns dias e ver o que acontecia. Dentro de uma semana verifiquei um novo problema: ela começou a evacuar dia sim dia não e não mais todos os dias como fazia, e começou a ficar irritada durante o dia também.

Mandei um email ao pediatra para saber se deveria voltar a usar o anti-gases, mas ele disse que não havia relação entre evacuar e o uso da simeticona, e então explicou que nesta idade é comum o bebê ficar um ou dois dias sem evacuar e que eu deveria continuar com as massagens entre as mamadas para ajudá-la a soltar os gases. Passados mais alguns dias, a dificuldade de evacuar se agravou e quando já estava no 5º. dia sem evacuar consultei novamente o pediatra sobre o que deveria fazer. Ele respondeu prontamente que eu deveria colocar um supositório de glicerina infantil. Comprei-o no mesmo dia e o apliquei. Que alívio pra ela!

No dia seguinte o mesmo problema: nada de cocô. Esperei mais dois dias e, como não gosto de vê-la sofrer, usei o supositório de novo, dessa vez sem falar com o médico antes. Ufa, naquele dia ela fez cocô duas vezes - a segunda foi sem ajuda. E na manhã seguinte de novo! Hehe, nunca fiquei tão feliz de limpar uma fralda suja e fedida! Bem, já estamos no segundo dia dela sem evacuar novamente e estou orando para que esse problema se resolva definitivamente. Que Deus me dê sabedoria quanto ao que fazer! Sei que Deus pode curá-la, fazer com que os órgãos dela se desenvolvam adequadamente e funcionem com perfeição.

Quanto aos gases atrapalharem o sono da noite, parece que esta questão está solucionada e, portanto, não vejo mais a necessidade de usar a simeticona. Hoje em dia quando ela acorda de madrugada já consigo diferenciar o tipo de choro e sei que é apenas uma transição do sono (veja o tópico a seguir). Se ela não dividisse o quarto com a irmã e a nossa casa fosse grande o suficiente para que o choro dela não acordasse a família toda, eu a deixaria chorar um pouco no próprio berço até voltar a dormir sozinha. Foi isso que fiz com a Nicole e obtive resultados mais rápidos do que estou tendo hoje com a Alícia (em termos de sleep training: ensinar o bebê a dormir sozinho), porém a situação hoje é outra, preciso ser mais paciente e usar estratégias um pouco diferentes. Primeiro entro rapidamente e coloco a chupeta. Quando não funciona, a saída é tirá-la do quarto e colocá-la para dormir no moisés dentro do nosso closet!

Sono, Rotina e Paternidade Acidental
Se você acompanha este blog sabe como defendemos a implementação intencional de uma rotina previsível para o bebê. Não somos a favor da teoria de deixar o bebê ditar, através do choro, o horário de mamar ou de dormir porque entendemos, em suma, que ele não tem idade pra isso! Primeiro porque bebês não sabem o que é melhor para eles (é pra isso que servem os pais, para guiá-los e ensiná-los no caminho em que devem andar!). E segundo porque se forem criados como o centro das atenções, muito provavelmente terão sérios problemas no futuro (dentre eles, problemas na alma, de insubmissão e de relacionamentos no geral). Isso só pra citar alguns.

Junto com a premissa de que a rotina previsível é necessária para se ter um bebê tranquilo, feliz e bem ajustado à família, enfatizamos também a necessidade de abrir espaço para exceções. Ser flexível. Mas atenção a um perigo: os excessos! A flexibilidade não pode se tornar tão comum a ponto de se tornar o novo padrão, entendem a diferença? Quando lemos sobre o assunto tudo parece lindo e perfeito, mas colocar em prática esses princípios é mais difícil do que esperamos.

Com a Nicole tendi a ser mais rigorosa com os horários e evitei a todo custo fugir da rotina - fruto da insegurança normal de uma mamãe inexperiente, ficava tensa, ansiosa e frustrada quando as coisas fugiam do meu controle. Esta segunda experiência com a Alícia está sendo diferente por isso, mas há sempre o perigo de cair do outro lado do cavalo. É preciso equilibrar a equação! Este mês foi bem assim pra mim, me vi em situações de armadilha, entre intencionalmente planejar e priorizar a rotina da Alícia e "ficar de boa", agindo no improviso e saindo muito da rotina. O problema de ficar tranquila demais, sempre "deixando rolar" e improvisando frente aos desafios me trouxeram alguns problemas. A Tracy Hogg chama isso de paternidade acidental.

De maneira bem simples, paternidade acidental é quando reagimos em vez de agir. O resultado é a formação de hábitos hoje que precisarão ser eliminados amanhã. Para nós foi assim com o sleep training. Como a Alícia andava chorando muito por causa das cólicas, acabamos acostumando-a a dormir no colo. Foi sem querer querendo, como dizia nosso velho amigo Chaves. Às vezes era nas manhãs em que íamos para o trabalho (o Douglas ficava com ela no colo para que o choro dela não atrapalhasse a minha gravação), mas o mais comum era de noite porque não queríamos que o choro dela acordasse a Nicole. Em ambos os casos, segurar no colo era a "solução" mais simples e fácil para o problema em questão. Porém, atalhos normalmente são ilusão, pois o preço tem de ser pago mais cedo ou mais tarde: agora com custo x ou no futuro com custo x ao quadrado!

Experimentei os primeiros frutos ruins deste hábito esta semana e já estou trabalhando para desacostumá-la! O choro de resistência e protesto é inevitável. Ela chora brava e é só pegá-la no colo que ela para de chorar quase que imediatamente. Antes o dormir ou não no colo não causava tanto problema, pois todo recém-nascido dorme muito. Aliás, quanto mais novo mais ele dorme. A Alícia dormia em praticamente qualquer lugar, com barulho ou sem barulho, com luz ou sem luz - quase não fazia diferença, ela não se aguentava e já caía no sono!

Mas a minha "pitchuquinha" cresceu e agora já consegue passar muito mais tempo acordada. Adormecer naturalmente já não acontece com a facilidade de antes e é aí que o treinamento começa, pois dormir é uma habilidade aprendida. É essencial que ela aprenda a dormir sozinha, tanto de dia quanto de noite, para continuar sendo uma bebê calminha e acordando feliz e bem disposta. Reparei que havíamos estabelecido um hábito ruim esta semana quando ela começou repetidas vezes acordar no meio da soneca e aparentemente "não querer" dormir de novo.

Os autores do Nana Nenê alertam para o 45-minute intruder e explicam que o bebê acordar chorando de uma soneca curta é sinal de que ele não dormiu o suficiente. Bebês descansados acordam espertos e felizes, não irritados ou mal-humorados. O que acontece é que o PST (padrão de sono tranquilo) e PSA (padrão de sono ativo) alternam-se a cada 30-45 minutos e parece que nesta fase o bebê acorda justamente nesta transição. Muitas vezes basta esperar uns minutinhos e ele volta a dormir por conta, mas outras vezes não.

Aí é hora de entrar no quarto pra investigar antes de reagir. Eu costumo olhar a fralda, verificar a temperatura do corpo, observo a expressão do rosto e também fico atenta ao tipo de choro antes de tomar alguma decisão. Ah sim, e também vejo o relógio para saber em que ponto estamos na rotina. Se ficar evidente que ela só dormiu os primeiros 30-45 min da soneca, então sei que é hora de ensinar minha bebê a habilidade de voltar a dormir sozinha!

E isso envolve deixar chorar um pouco (CIO = cry it out). Veja bem, há muita polêmica sobre fazer isto ou não e a respeito das consequências negativas que esta prática pode ou não acarretar. Sou a favor de CIO, mas não estou defendendo que você abandone seu bebê aos prantos. Se decidir fazer CIO, o faça com discernimento e responsabilidade. E acho que se decidirem ir por esse caminho, o casal precisa estar plenamente de acordo e trabalhar em equipe. Também não vou tentar maquiar a realidade - é preciso sim muita determinação e força, os pais juntos precisam preparar os ouvidos e ficar calmos para poder passar essa tranquilidade ao bebê.

Vou fazer um breve relato sobre como foi para nós nos últimos dias.

Na última soneca de certa tarde a Alícia acordou chorando por volta das 16:20. Investiguei e verifiquei que a causa era o 45-minute intruder. Fiz o CIO, entrando de tempo em tempo para colocar a chupeta e tentar ajudá-la a voltar a dormir. Não funcionou, deu a hora da próxima mamada e ela ainda não tinha dormido. Então amamentei-a por volta das 17:40, troquei a fralda e a coloquei pra dormir em seguida, às 18:10. Ela adormeceu sozinha desta vez, mas dormiu por apenas 40-45 minutos, ou seja, novamente acordou na transição e começou a chorar, irritada.

Nesta hora meu marido estava em casa e a Nicole na cama deitada prontinha pra dormir, então decidimos levar a Alícia para o closet pra dormir no moisés. Ela continuou chorando. Era choro de resistência mesmo, se a pegássemos no colo ela parava de chorar na hora. Eu estava muito cansada nesta noite; pretendia dormir bem cedo e já tinha colocado o despertador para tocar às 21:30 (horário da mamada dos sonhos). Só que fiquei fazendo CIO até 20:30. Quando percebi que ela poderia estar com fome novamente, pois já haviam passado 2 horas desde a última mamada (e chorar é um baita esforço físico), adiantei o horário da mamada dos sonhos para 20:30. Eu estava exausta física e emocionalmente (a manhã e noite do dia anterior eu tinha feito CIO sozinha), então meu marido continuou com o CIO por mais uma hora até que às 21:30 ela finalmente cedeu e dormiu. Ufa, um verdadeiro alívio. Ela dormiu das 21:30 direto até 5:30.

Antes que você me pergunte se valeu a pena, deixe eu apresentar os resultados: o dia seguinte foi perfeito! Ela conseguiu adormecer sozinha em todas as sonecas, tirou sonecas longas de praticamente 2 horas cada (eu tive de acordá-la para todas as mamadas), acordou feliz depois de todas as sonecas e conseguiu dormir sozinha também à noite (sem dar um pio!). O melhor de tudo: dormiu direto das 18:30 às 5:45, com a mamada dos sonhos às 20:30. Delícia!

Confesso que no meio do processo, depois de muitas horas (ou mesmo minutos!) ouvindo seu bebê chorar passam várias dúvidas na nossa cabeça, a principal delas é: Será que estou fazendo certo? Meu marido chegou a me perguntar isso naquela noite. Confirmei que sim e ele foi fundo. Tinha certeza de que todas as necessidades dela haviam sido satisfeitas e que naquele momento era crucial que ela aprendesse a habilidade de dormir sozinha. Não estava abandonando-a, aliás, amava-a tanto a ponto de fazer algo que, apesar de doloroso, era o melhor para ela.

A minha convicção está baseada no tipo de amor que Deus, como Pai, tem por nós: Ele disciplina seus filhos movido por amor. Seu compromisso não é com a nossa felicidade momentânea. Sim, Ele nos quer ver felizes, mas acho que Ele se preocupa muito mais com o nosso caráter, por exemplo, e por isso nos ensina e nos corrige (Hebreus 12). Ele sabe que há certas lições que precisamos aprender para alcançarmos verdadeira paz e alegria no futuro. Enxergando sob essa perspectiva reter a disciplina seria o mesmo que desprezar seu filho ou não amá-lo de verdade.

Bem, por hoje é só. Para aqueles que ainda estão pesquisando e orando a respeito do assunto de CIO ou não, deixo uma palavra de direcionamento da Bíblia.

Tiago 1:15 - Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.

Um abraço, Talita

10 comentários:

  1. Estou tentando colocar uma rotina aqui em casa, mas devido a esses gasese que a incomodam fica mais dificil. Seu post me encorajou a não desistir. Vou iniciar novamente na segunda-feira...rs.
    Deus me abençoe que eu consiga, pq estou ficando bem cansada. Josiane, mãe da Bella - Curitiba PR

    ResponderExcluir
  2. Oii Talita... estou lendo esse comentario e me vieram algumas duvidas... meu bebê tem 9 semanas (2 meses) ainda, e também começou a chorar muito nessa semana depois de 35 minutos de sono. E justo na semana que tirei ele do Moisés e coloquei no berço no quarto com nosso primogenito de 2 anos e 1 mês. Como você aplica o CIO pra ele voltar a dormir que foi comentado acima? O nana nenê fala de um jeito e a encantadora fala de outro... deixar chorar sozinho não está funcionando...chora uns 40 minutos sem eu intervir e não volta a dormir.. podes me ajudar querida?? Estou bem emotiva e em dúvida. Grata

    ResponderExcluir
  3. Meu email eh nutrireichert@yahoo.com.br ou pode responder por aqui mesmo...
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi Fernanda,

    Eu acabei de responder o seu comentário do post "O sono do bebê", veja lá! Olha, eu acho que você acrescentou uma informação preciosa ao contar que fez uma mudança no local dele dormir. Ele pode estar estranhando o berço já que não acostumou ainda a dormir ali!

    O que eu fiz por algum tempo foi colocar o moisés dentro do berço para ela ir acostumando com o ambiente ao redor... até ela não caber mais dentro dele, rs. Na verdade, a praticidade do moisés é justamente esta: você pode colocá-lo onde quiser. Se ela começasse a chorar, era só pegar o moisés do berço e levá-lo para outro lugar. Você perguntou como eu aplicava o CIO, bem, eu primeiro espero alguns segundinhos para pensar... olho no relógio (pra ver se está perto do horário de acordar), fico atenta ao tipo de choro e se vai parar/continuar. Se continuar, eu entro no quarto e observo. Vejo se ela está se contorcendo (dor), se a chupeta caiu, se ela está chorando acordada ou de olhos fechados (meio dormindo), se está quente/fria, etc.

    Se eu vejo que é um problema de CIO, eu geralmente primeiro tento acalmá-la sem pegar no colo, apenas repondo a chupeta e segurando os bracinhos e perninhas dela para restringir o movimento e aquietá-la. Não sei seus filhos, mas as minhas choravam muito forte e bravas, se debatendo com força, então eu precisava segurá-las assim por alguns minutos e dizer palavras confortantes (o bebê entende a entonação de voz)... e quando via que ela se acalmava eu ia soltando aos poucos, às vezes ela voltava a chorar mas eu saía do quarto assim mesmo pra ver se ela dormia... só voltava depois de uns 5-10 minutos (ou mais, dependendo da fase em que estivéssemos do processo). A recomendação ao fazer CIO é entrar no quarto de tempos em tempos. Deixá-la esgoelando sozinha por muito tempo pode alongar demais o processo porque ela vai ficar cansada/agitada demais para conseguir dormir, pra não dizer com fome porque chorar gasta muitas calorias!

    Você tem o hábito de "swaddle" (fazer aquele charutinho com o bebê enrolado na manta)? Nesse inverno pode ser uma boa para você, não só para aquecer o bebê, mas para evitar que ele se assuste com os movimentos bruscos/involuntários de seus pezinhos e bracinhos. Algumas vezes, eu precisava pegá-la no colo e refazer o "swaddle" e isso já ajudava. Quando a gente pega no colo e a cça para de chorar imediatamente, isso pode ser sinal de que é realmente necessário CIO. Mas não seja radical, ele não precisa aprender tudo perfeito no primeiro dia. Vá fazendo aos pouquinhos à medida que ele mostra que já consegue, me entende? Isso vai estressar você menos... e ele também.

    Fique à vontade para fazer outras perguntas. E força, eu sei como é difícil fazer CIO. O choro parece que não tem fim!! Mas o resultado compensa, viu... Não desista!

    Beijos, Talita

    ResponderExcluir
  5. Olá Talita, tudo bem? Li seu post e parecia que vc estava descrevendo meu filho. Com 14 semanas começou a me chamar 3 a 4 vezes por noite antes da mamada e dormir apenas 45min nas sonecas, sem conseguir emendar os ciclos. Depois de investigar e descobrir q era por causa da chupeta q ele chamava tanto e eu acostumei ele a ir lá e colocar na boca de volta toda vez. Neste ultimo sabado comecei a aplicar o CIO e para funcionar, tive que me livrar da chupeta na hora de dormir e cochilar. Não foi dificil, mas agora ele deu para chupar a mão, o que eu acho pior do que chuar chupeta... coloco um cueiro entre os braços dele nos cochilos pq assim as vezes ele chupa o cueiro e por ser grande não perde igual a chupeta, mas chupar a mão está ficando mais constante e estou considerando devolver a chupeta e colocar em risco as ultimas conquistas que não foram poucas... essa noite ele já dormiu a noite toda sem chamar e ja cochila sozinho apesar de ainda acordar aos 45min e nem sempre conseguir voltar a dormir. Como vc fez com a sua filha? Vc manteve a chupeta? Tirou? Ela passou a chupar a mão? Te agradeço se puder me dar uma sugestão.

    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrea, me perdoe por só estar vendo sua mensagem hoje. Não sei porque não tenho mais recebido notificações por email. Preciso resolver isso! =Z

      Como já passou bem mais de 1 mês que você perguntou sobre a chupeta, imagino que você talvez já tenha optado por um caminho. Eu pessoalmente prefiro deixar chupar o dedo. E foi o que as minhas duas filhas fizeram depois que tirei a chupeta (somente aos 6 meses)!

      Vou explicar minhas razões. A sucção é comprovadamente uma necessidade do bebê para se acalmar, então eu coloquei na balança e preferi isso a eu me tornar uma chupeta pra ele (ele dormir no peito), me entende? Para mim, poder colocar o bebê no berço na hora de dormir, dar beijinho e virar as costas e ele adormecer sozinho não tem preço, é uma dádiva! O processo de ensinar o bebê a dormir envolve ele conseguir se acalmar sozinho, e no meu caso eu não consegui fazê-lo à parte da sucção não-nutritiva (chupeta).

      Se você conseguiu resolver de outra forma, nos conte como foi!

      Beijos, Talita

      Excluir
    2. Oi Talita! Nossa, acredita que só vi a resposta hoje! Que loucura... Agora ele já vai fazer oito meses.
      Então, acabei mantendo sem a chupeta pra dormir por um período e ele chupava o cueiro no meio dos braços, ou não chupava nada e dormia.
      Há umas três semanas ele deu pra chupar o dedo com vontade rsrsrs. Mas confesso que morro de medo de viciar no dedo pq depois acho que vai ser mais dificil de tirar do que a chupeta. Acabei devolvendo a chupeta pra dormir, mesmo pq agora ele ja acha ela perdida no berço sozinho e coloca, sem que eu tenha que levantar. Ele dorme das 19h30 às 7h30 direto toda noite.
      Mas até hoje fico na dúvida da chupeta. Não sou muito fã. Fico com dó que ele dependa de algo pra dormir, sabe? Ele dormia super bem sem ela, e agora que devolvi parece que só dorme se for com ela. Enfim... dilemas que não tem mta resposta. O negócio é esperar passar um tempo, ir observando e sentindo. Mas tenho a impressão que vou querer tirar de vez a chupeta jajá. Não quero que ele fique com ela por mto mais tempo.

      O que estamos enfrentando há umas 3 semanas, é que o cochilo longo que ele tirava depois do almoço, passou a durar só 45 minutos de novo. Percebo que ele está em fase de transição das sonecas, pq a soneca das 17h já faz uma semana que não quer dormir. E na soneca da manhã que era só 1 hora, tem dormido por 1h30. Tá td meio confuso. Já tentei de td pra ele voltar a emendar os ciclos e esticar a soneca do almoço, mas não tô tendo sucesso. Se vc tiver alguma dica pra um bb de 8 meses, te agradeço!

      Vamos seguindo.
      Um beijo e obrigada pela resposta!
      Andrea

      Excluir
    3. Oi Andrea,

      Olha que engraçado... no post "8 meses de Alícia" eu falo justamente sobre como foi a nossa experiência de tirar a chupeta. Está aqui: http://maternidadeproativa.blogspot.ca/2012/02/8-meses-de-alicia.html. Resumindo, eu consegui tirar a chupeta sim, mas, como a irmã, um tempo depois ela também encontrou o dedo. Hoje ela está com 2 anos e 9 meses e ainda o chupa! Apesar do meu "fracasso", eu recomendo que você seja mais firme do que eu em limitar a sucção não-nutritiva (seja chupeta ou dedo) à HORA DE DORMIR. Eu falhei justamente por deixar escapar durante o dia, sabe? Minha vida estava (e continua!) muito corrida e confesso que não corrigi nos momentos propícios para não deixar perpetuar o vício. Educar exige tempo e empenho. There are no shortcuts. Espero que você consiga! Depois me conte!

      Um abraço,
      Talita

      Excluir
    4. Ah, me esqueci de comentar sobre as sonecas. Eu sugiro que você o mantenha no berço, ainda que acordado, durante o período que você estabeleceu para as duas sonecas. Mesmo não dormindo toda vez, ou acordando mais cedo como está sendo o caso, é importante que ele se acostume com o horário de descanso. Nesta hora ele fica lá quietinho. Assim, se ele tiver sono ainda ou estiver apenas numa transição (45-min intruder) ele pode voltar a adormecer sozinho. Não desista das sonecas, elas são muito importantes para o seu bebê!

      Excluir
  6. Oi Talita! Sei que esse post é antigo, mas super me identifiquei com ele. Sou mãe de primeira viagem, do Arthur, 3 meses. Desde os 2 meses dele tento fazer o nana nene. No início eu era xiita, ninguém podia niná-lo, por exemplo, tudo eu queria manter bem rígido. Mas eu sofria (e sofro) muito com ele chorando, porque sou bem insegura. Ele tem muitos gases também.E os dias foram passando e ele continuava chorando forte, a cada soneca, de noite, era terrível. Eu chorava muito também rs. E com toda a minha rigidez, eu e meu marido acabamos tendo conflitos. Eu vi que estava deixando de curtir meu filho, meu casamento e também dependendo mais do método que de Deus. Eu fiquei na esperança de que uma semana seria suficiente para ele aprender, mas isso não aconteceu e era cansativo demais tanto física como emocionalmente fazer o CIO. E isso com meu marido sempre perguntando se ele estava com sono mesmo, se não era outra coisa, dor, etc, e eu ficava com o coração na mão. Eu não abandonei completamente o método, que acredito ser o melhor para o bebê aprender a dormir sozinho e tranquilo. Mas dei uma "relaxada". Tem algumas semanas que tenho feito assim, na hora das sonecas e à noite, levo ele pro quarto, baixo as persianas, faço "shhhhh" no ouvido dele, ninando um pouco, espero ele ficar bem sonolento e coloco no berço ainda acordado. Ele sempre chora. Mas quando ele não está sentindo nada, chora uns 10 - 15 min e dorme, sempre no bercinho dele. Mas muitas vezes também ele dorme no peito. Ele dá mais trabalho nas sonecas porque quase sempre acorda com 30 minutos, como um reloginho. Mas vejo que ele ainda está cansado e choroso. Normalmente espero pra ver se ele dorme sozinho, mas nas ultimas semanas às vezes dou uma mamadinha e ele dorme, às vezes não. Temo que ele tenha sede porque moramos em Brasília e aqui está uma seca terrível. Eu estou ainda meio insegura do que fazer, não vejo muito problema em ninar, eu sei que ele acostuma com o balanço, mas não sei como criar um bebê sem nunca niná-lo. E os parentes todos querem ninar, é muito difícil. Tenho medo de criar confusão na cabecinha dele por as vezes deixar ele chorar e outras vezes não. Ele dorme até 6h direto de noite, acorda para mamar de madrugada mas sempre dorme no peito logo depois nas mamadas da madrugada e das 6h. O problema mesmo são as sonecas. E a última soneca, das 7h, em alguns dias que ele simplesmente não quer dormir, chora horas, não se entrega de jeito nenhum e eu fico muito mal.
    Enfim, escrevi uma carta aqui, né rs, mas vi que você é cristã, eu também sou, discípula de Jesus, e toda essa experiência é muito nova pra mim, pro meu marido, queremos fazer o melhor! Mas foi bom ler esse post aqui e ver que outras mães passam pelas mesmas coisas, dúvidas etc. O que mais tenho aprendido é que o Arthur não é um robozinho, nem sempre vai fazer o esperado, nem sempre vai reagir como eu esperava e isso me deixa um pouco frustrada. Como aplicar o método do nana nene e ele continuou chorando muito. Enfim peço oração e conselhos. Obrigada!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!