Bem-vinda!!

Bem-vinda ao nosso blog!
Aqui, mamães muito diferentes mas com um único objetivo compartilham suas experiências nesta grande aventura que é a maternidade! Nós queremos, acima de tudo, ser mamães sábias, que edificam seus lares e vivem com toda plenitude o privilégio de sermos mães! Usamos muitos dos princípios ensinados pelo Nana Nenê - Gary Ezzo, assim como outros livros. Nosso objetivo é compartilhar o que aprendemos a fim de facilitar a vida das mamães! Fomos realmente abençoadas com livros (e cursos) e queremos passar isso para frente!


"Com sabedoria se constroi a casa, e com discernimento se consolida.
Pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável"
Prov. 24:4,5

sábado, 20 de agosto de 2011

2 meses de Alícia!


Ontem a Alícia completou 2 meses e sinto-me contente por poder colher cada vez mais o doce fruto de implementar a rotina desde o 1º. dia em que chegamos da maternidade. Não tem quem olhe para a minha bebê e não diga: "Puxa, como você é sortuda, ela é bem tranquila, dorme tanto". Eu aceno com a cabeça que sim, mas é claro que sei que não tem nada a ver com sorte. Foi informação posta em prática, rs! Tem a bênção de Deus também, claro, mas creio que Ele só pode abençoar o trabalho de nossas mãos quando as nossas mãos fazem alguma coisa. Ou seja, precisamos fazer algo (a nossa parte), senão Ele não tem o que abençoar! Neste caso, Deus nos abençoou com informação e também com graça para nos ajudar a colocá-la em prática, principalmente nos dias mais complicados em que estamos confusos e nos sentimos inseguros.

Aliás, dias assim não são poucos. São muitos. O começo é sempre bem difícil. Mesmo esta sendo a minha segunda experiência, confesso que há dias em que ficamos completamente perdidos e nos perguntando o que "deu errado"! Não sei porque isso acontece, mas percebo que a minha mente está sempre atrás de "respostas prontas" que façam tudo ficar perfeito. Tudo tem de ter um porquê, uma explicação, queremos que alguém nos dê uma fórmula simples e rápida para resolver os nossos problemas. E o exemplo clássico é quando o bebê está chorando! Nenhum pai ou mãe quer ouvir o filho chorar. Nos sentimos impotentes diante do choro deles, principalmente quando, ao nosso ver, fizemos tudo o que achamos que poderia ser feito. Ficamos desesperados por uma resposta, queremos conversar com outras pessoas para saber se já passaram por isso. E é natural, e eu diria até saudável, que em momentos assim tenhamos dúvida e reflitamos sobre as estratégias que estamos usando, analisando se vale a pena mantê-las.

Mas como disse no começo deste post, os frutos estão vindo! E como é bom saboreá-los. Depois de praticamente 10 noites seguidas mal-dormidas (tendo de amamentá-la de madrugada porque algo "deu errado" durante o dia), esta última noite foi esplêndia! Vou contar como foi:

O dia todo já tinha sido bem tranquilo, ela até dormiu sem precisar da chupeta em duas sonecas, o que por si só já me surpreendeu porque eu tinha chegado a pensar que tinha falhado permitindo que a Alícia ficasse dependente da chupeta para dormir. Dei a última mamada do dia, às 18:00, e por volta das 19:30, depois de trocar a fralda e deixá-la um pouco acordada, ela foi para o berço. Às 22:30 dei a mamada dos sonhos (com ela dormindo), troquei novamente a fralda e coloquei-a de volta no berço logo em seguida. E assim ela dormiu direto, no mesmo quarto em que a Nicole! Realmente uma vitória ver as duas dormindo profundamente em suas camas. Às 4:50 da manhã ela acordou resmungando. O Douglas foi buscá-la, eram gases. Meu peito já estava bem duro e cheio de leite (na verdade o leite tinha até vazado e eu estava toda molhada!). Quase cedi à tentação de esvaziá-los amamentando-a àquela hora da madrugada como vinha fazendo, mas depois analisei que não quebraria esse hábito sem um pouco de sacrifício. A Alícia não precisava mais daquela mamada e o meu corpo aos poucos iria entender que não precisava produzir leite naquele horário. Então meu marido a colocou no moisés, a trouxe para o nosso quarto (pois não queríamos arriscar acordar a Nicole antes da hora) e deu a chupeta para ajudá-la a entender que ainda era hora de dormir. Deu certo, ela dormiu por mais uma hora! Só então, às 6:00 da manhã, é que acordei-a para a primeira mamada do dia!

Se você é mamãe de primeira viagem ou pela primeira vez está tentando implementar os princípios do Nana Nenê com o seu recém-nascido, quero encorajá-la a perseverar. Os custos valem a pena e é normal sentir-se bem insegura durante o processo. Eu sei que você quer o melhor para o seu filho e para a sua família, por isso não abra mão deste objetivo! Espero que ao ler nosso blog você se sinta fortalecida e compreendida, sabendo que outras já passaram pelo que você está passando. Os princípios que ensinamos são diretrizes, não regras. Use-os a seu favor, não contra você. Eles foram feitos para você e não você para eles, entende a diferença?

Digo isso porque com a minha primeira filha tive momentos de muita tensão emocional. Eu queria seguir tudo à risca e ficava péssima quando as coisas não saíam do jeito que eu tinha idealizado. A Nicole começou a dormir a noite toda exatamente quando completou 8 semanas e depois nunca mais voltou atrás (exceto em dias de doença). Eu era muito rigorosa com a rotina e foi assim "de repente" que os meus esforços produziram o resultado almejado. Já com a Alícia está sendo diferente, ela é um bebê maior e desde o 11º. dia de vida já mostrou ser capaz de dormir de 6 a 8 horas seguidas à noite, porém nunca com constância (eram alguns dias sim e muitos dias não). Pelas novas circunstâncias da minha vida hoje (e também novo entendimento, maturidade, etc.), tenho me permitido maior flexibilidade durante o dia. Estava até comentando isso com o meu marido um dia desses: salvo raríssimas exceções, não ficávamos fora de casa à noite nos primeiros meses de vida da Nicole. Com a Alícia está sendo bem diferente neste ponto, já tivemos de sair algumas vezes à noite. Ainda evito, é claro, mas aceito em alguns casos como exceção à regra e tudo fica bem. Ou seja, de modo geral, a rotina não é tão exata como antes, mas os princípios básicos (e realmente essenciais) eu domino e sigo sempre!

Ok, agora vamos à uma rápida atualização dos principais pontos da rotina:

Amamentação
A Alícia continua mamando rapidinho, em 5 a 10 minutos, apenas um peito por vez. Ela continua golfando bastante, mas o pediatra não ficou preocupado, apenas disse que ela mama demais. Às vezes ainda tento tirá-la do peito na metade da mamada para arrotar antes, mas nem sempre funciona. Ela mama 6 a 7 vezes por dia e está ganhando peso; a fralda P quase não serve mais. Os seis horários fixos das mamadas são: 6:00, 9:00, 12:00, 15:00, 18:00 e 22:30. Às vezes faço o "cluster feeding" (diminuir o intervalo para acrescentar uma 7a mamada no fim do dia), às vezes não. Tudo depende de como foi o dia e se ela parece com mais fome do que o normal.

Atividade
Esta semana a Alícia começou a sorrir mais, está uma graça! O tempo de atividade continua bem curto, não chega a uma hora. Isso inclui o tempo mamando, trocando a fralda e "brincando". Eu pretendo começar a usar o cercadinho em breve, mas por enquanto a atividade limita-se a ela interagir com alguém da família ou então ficar olhando para algum bichinho ou estampa colorida (por exemplo, no tapetinho).

Sono
Como o tempo acordado dura no máximo uma hora, as sonecas são de duas horas pra mais. Ela tira 4 sonecas por dia, sendo que a última normalmente é mais curta. Ainda uso a chupeta para ajudá-la a dormir e, se necessário, também deixo chorar (CIO = cry it out). Como compartilhei acima, tivemos alguns dias e noites bem difíceis em que ela chorou por horas e nada a acalmava, só o colo mesmo. Ela ficava no colo até adormecer (e mesmo assim resmungando de dor), mas bastava a colocarmos no moisés ou no berço e ela voltava a chorar. Continuo dando antigases, eu tinha diminuído para 2x ao dia, mas depois desses episódios voltei a dar 3x ao dia. A chupeta também pode ser uma boa aliada nessas horas em que o bebê sente dor.

Por hoje é só, um abraço e até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!