Bem-vinda!!

Bem-vinda ao nosso blog!
Aqui, mamães muito diferentes mas com um único objetivo compartilham suas experiências nesta grande aventura que é a maternidade! Nós queremos, acima de tudo, ser mamães sábias, que edificam seus lares e vivem com toda plenitude o privilégio de sermos mães! Usamos muitos dos princípios ensinados pelo Nana Nenê - Gary Ezzo, assim como outros livros. Nosso objetivo é compartilhar o que aprendemos a fim de facilitar a vida das mamães! Fomos realmente abençoadas com livros (e cursos) e queremos passar isso para frente!


"Com sabedoria se constroi a casa, e com discernimento se consolida.
Pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável"
Prov. 24:4,5

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Homeschooling e tarefas domésticas: relato de um pai que fica em casa!

Como comentei no último post, meu marido é quem está ficando em casa com as meninas neste semestre. Por isso, pedi para ele escrever sua experiência de fazer as tarefas domésticas enquanto cuida/ensina as crianças ao mesmo tempo. E eis abaixo o resultado!

Hora de lavar a roupa!

Neste período aqui no Canadá estou tendo a oportunidade de desempenhar meu papel de pai em tempo integral. Eu assumi parte das tarefas da casa e do cuidado e ensino das nossas filhas, principalmente nos horários em que minha esposa está estudando.

O que temos entendido sobre homeschooling é que não basta apenas trazer a escola para dentro de casa, é preciso trazer as crianças para dentro das tarefas da casa. Uma coisa que fascina as crianças é ver um adulto fazendo uma tarefa. O mais comum é a criança pedir para ajudar. Mas o que temos a tendência de fazer é "enxotar" a criança para que ela não nos atrapalhe. É difícil (e por vezes perigoso) cozinhar com uma criança por perto. É complicado limpar a casa com elas no meio do caminho. Então, como trazer as crianças para perto? Como envolver seus filhos nas atividades cotidianas da casa? Isso é parte de sociabilizar uma pessoa, é ensinar a viver.

A tarefa que deu mais trabalho para eu aprender, pois eu também nunca tinha ficado com essa responsabilidade, foi lavar a roupa suja. A parte fácil é que no prédio já tem máquina de lavar e secar. A parte difícil é que o tanque é muito ruim e a lavanderia fica 2 andares abaixo do meu.

Então, como envolver as crianças na tarefa, uma vez que não dá para deixá-las sozinhas em casa e descer para lavar roupa? A primeira vez eu peguei os dois cestos de roupa suja, o cartão e desci com elas. Subi novamente, pois tinha esquecido o sabão, amaciante e o tira-manchas. São 28 degraus com duas crianças. Mas vamos lá. Começamos colocando a roupa na máquina e eu separei as que tinha que esfregar para tirar as manchas. Fiquei uns 20 minutos fazendo isso. Imagina como já estava a paciência das meninas? E eu também já estava ficando louco. Finalmente conseguimos colocar toda a roupa na máquina, passamos o cartão, escolhemos o modo de lavagem e apertamos o botão verder de ligar. Já tinham nos dado a dica de deixar a roupa lavando e voltar 30 minutos depois e foi exatamente isso que fiz. Coloquei um alarme para tocar e na hora certa descemos novamente. Tiramos a roupa da lavadora e a colocamos na secadora. Mesmo procedimento e 60 minutos depois estávamos de volta para tirar a roupa da secadora, dobrar e trazer de volta para casa. O duro é tirar a roupa da secadora e já dobrar com duas crianças desfazendo todo o seu trabalho (pois com a roupa quente não precisa nem passar, se dobrar direito). Foi bem sofrido das primeiras vezes até eu conseguir uma forma de envolver de verdade as meninas.

Veja o passo a passo depois das mudanças que fiz para elas poderem realmente ajudar.
1. Eu primeiro esfrego as roupas com manchas (na banheira) para já descer e só colocar tudo na máquina.

2. Pegamos o cartão, os cestos de roupa suja, os produtos químicos de lavagem e descemos.

3. Coloco as duas em cima da máquina e um cesto atrás de cada uma e elas vão colocando toda a roupa dentro da máquina enquanto eu vou arrumando.


4. A Nicole (4 anos) coloca o cartão na máquina, eu escolho o programa e a Alícia (2 anos) aperta o botão para ligar.

5. Subimos todos para casa e fazemos alguma atividade nos 30 minutos. Eu geralmente lavo a louça do café da manhã.

6. Eu tiro a roupa da lavadora e coloco dentro do nosso cesto que está na frente da entrada da máquina de secar. As meninas rapidamente pegam a roupa e a jogam para dentro da secadora. Depois de colocar toda a roupa, seguimos o mesmo procedimento para ligar a secadora.

7. Uma hora depois é hora de tirar a roupa da secadora. O desafio de envolvê-las aqui foi vencido fazendo com que elas separassem a roupa que estão tirando de dentro da secadora. Eu coloco dois cestos, um para panos, toalhas, cuecas, meias, sutiãns e calcinhas e outro para eu dobrar a roupa. Elas têm a responsabilidade de separar onde vai cada peça que tiram da máquina. Assim funcionou pois me dá tempo de dobrar a roupa razoavelmente bem e sem ninguém desfazendo o que eu faço.
Minha mãe é ótima com as tarefas da casa e me ensinou muitas coisas, mas antes de casar, o cesto de roupa sempre foi algo mágico para mim. Era só colocar a roupa nojenta lá dentro e alguns dias depois ela estava de volta limpinha dentro do armário. De mágico passa para trágico quando você vê que não sabe fazer algo tão básico como cuidar da própria roupa. Isso serve para todas as áreas da nossa vida. Passamos tanto tempo na escola aprendendo as ciências, as letras e números, depois vamos para a faculdade e aprendemos uma profissão, depois nos aperfeiçoamos com cursos, línguas etc. Mas para as coisas mais básicas da existência humana, como cuidar de si mesmo, ter um relacionamento amoroso sadio, aprender a lidar com a ansiedade, ira e outros sentimentos, cuidar das suas próprias finanças, entre outras coisas, dedicamos pouquíssimo tempo pensando ou estudando sobre isso. 

Homeschooling pode ser mais do que trazer a escola para dentro de casa. Pode ser encarado como uma proposta de formar o indivíduo como um todo, em todas as áreas da sua vida.

Douglas Marsola

2 comentários:

  1. Amei! Muito legal a iniciativa de voces em compartilhar isso! Obg!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos felizes que você tenha gostado, Paula GF, e esperamos que você volte mais vezes! :)

      Excluir

Deixe seu comentário!