Bem-vinda!!

Bem-vinda ao nosso blog!
Aqui, mamães muito diferentes mas com um único objetivo compartilham suas experiências nesta grande aventura que é a maternidade! Nós queremos, acima de tudo, ser mamães sábias, que edificam seus lares e vivem com toda plenitude o privilégio de sermos mães! Usamos muitos dos princípios ensinados pelo Nana Nenê - Gary Ezzo, assim como outros livros. Nosso objetivo é compartilhar o que aprendemos a fim de facilitar a vida das mamães! Fomos realmente abençoadas com livros (e cursos) e queremos passar isso para frente!


"Com sabedoria se constroi a casa, e com discernimento se consolida.
Pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável"
Prov. 24:4,5

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Parto humanizado - vídeos que inspiram e notícias que aborrecem!

Há duas semanas publiquei Violência obstétrica em foco - sobre o documentário e a minha experiência, post em que divulgo e falo sobre experiências ruins de parto causadas por uma série de intervenções hospitalares  desnecessárias. Foi um post pesado e, sem dúvidas, com forte carga emocional negativa, principalmente para as leitoras gravidinhas que estão ansiosas por esse tão esperado momento do nascimento do seu bebê. E foi pensando nelas que hoje vim mostrar que nem tudo está perdido, há sim uma luz no fim do túnel! Trouxe dois vídeos excelentes indicados por uma amiga. Achei que ambos foram muito bem produzidos e falam por si só - além de inspiradores, eles descrevem bem o que é um parto humanizado!

O primeiro foi publicado no youtube em 22/11/2012 e apresentado pelo Grupo Samauma no I Seminário Internacional de Centros de Parto Normal, organizado pelo OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde) e pela Rede Cegonha. O tema foi o que as mulheres esperam dos serviços de Maternidade. Eu achei os depoimentos fantásticos e fiquei admirada de ver como há relatos de partos domiciliares aqui no Brasil! Assim como o homeschooling, eu pensava que parto em casa era coisa que só mulheres que moravam lá fora, nos EUA, faziam. Engano meu! Engraçado o nosso preconceito: a gente normalmente teme e até condena esse tipo de prática simplesmente porque não conhece o suficiente a respeito. Com certeza foi o meu caso e agora estou cada vez mais curiosa para saber mais... lendo relato após relato de partos em casa de mulheres brasileiras vivendo aqui no Brasil.

O segundo foi publicado no youtube em 03/02/2012 e veiculado pela Band no programa A Liga em dez/2011. Conta a história de uma mãe que teve a filha por meio de um parto natural e humanizado (na água!) numa casa de parto em São Paulo. O vídeo é muito emocionante, sem dúvidas. Gostei muito da entrevista com o casal antes do parto, em que eles explicam como foi a decisão de não ter a bebê num hospital. Lembro-me de ter lido um ou dois relatos de parto em casa de parto quando estava grávida, mas não foi uma opção que cheguei a considerar para mim. Hoje, com certeza, minha cabeça é outra e pelo menos ir até lá para conhecer o lugar eu iria! Para quem se interessar, segue o link para o site da Casa Ângela - não sei se é a única casa de parto em SP, mas esta fica próximo ao terminal de ônibus João Dias e da estação Giovanni Gronchi do metrô (linha 5 lilás), no Jd. Mirante.

Da Maternidade EU ESPERO - Duração: 10:03 min


A Liga Band - Parto Natural Humanizado - Duração: 14:54 min


Depois de assistir aos vídeos, convido você para ler a notícia publicada pela Folha de S. Paulo, em 24/01/2013, chamada Maternidades de São Paulo fazem gestante escolher entre marido e doula. Uma incoerência absurda a justificativa de que a medida visa reduzir o risco de infecção se você considerar que a equipe de foto e filmagem não entram nessa proibição, não acham?

Além disso, se a intenção realmente fosse priorizar a saúde da mãe e do bebê e manter os menores índices de infecção hospitalar, então por que o número exagerado de cesarianas? Curioso que o Grupo Santa Joana divulgou seu índice de infecção hospitalar mas não divulgou o índice de cesarianas realizadas em suas instituições: acima de 85-90%, o que está muito além dos 15% recomendados pela Organização Mundial da Saúde. Em nosso país, o próprio Site Oficial do Governo afirma que o parto normal é o mais aconselhado e seguro, pois oferece menos riscos de infecção, hemorragia e prematuridade do bebê.

Apenas quatro dias depois, outra denúncia contra maternidades de nosso pais, dessa vez da rede pública. Em 28/01/2013, o Estado de S. Paulo noticia o descumprimento, por parte de hospitais do SUS, de uma lei federal que está em vigor desde 2005 e que garante às gestantes o direito de ter um acompanhante antes, durante e depois do parto. Confira em Grávidas ficam sem direito a acompanhante no SUS.

Ah sim, e quem ainda não conhece e ficou curiosa para conhecer trabalho voluntário da Dra. Melania Amorim em Campina Grande, clique nos links abaixo para ver os vídeos e meus comentários a respeito. Vale muito a pena! O trabalho dela comprova o que foi dito no documentário: muito mais que investir na infraestrutura e instalações, um parto humanizado requer investimento principalmente no preparo da equipe!

Parto no Brasil: a caminho da humanização - Parte 1
Parto no Brasil: a caminho da humanização - Parte 2
Parto no Brasil: a caminho da humanização - Parte 3
Parto no Brasil: a caminho da humanização - Parte 4

Espero que tenham gostado e estou ansiosa para ouvir seus comentários!

Um comentário:

  1. Hoje recebi de uma amiga a notícia de que o Grupo Santa Joana recuou de sua decisão de que a gestante tenha somente um acompanhante durante o parto.

    03/02/2013 - Gestantes protestam em São Paulo contra restrição de doulas.

    http://www.estadao.com.br/noticias/geral,gestantes-protestam-em-sp-contra-restricao-de-doulas,992568,0.htm

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!