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Bem-vinda ao nosso blog!
Aqui, mamães muito diferentes mas com um único objetivo compartilham suas experiências nesta grande aventura que é a maternidade! Nós queremos, acima de tudo, ser mamães sábias, que edificam seus lares e vivem com toda plenitude o privilégio de sermos mães! Usamos muitos dos princípios ensinados pelo Nana Nenê - Gary Ezzo, assim como outros livros. Nosso objetivo é compartilhar o que aprendemos a fim de facilitar a vida das mamães! Fomos realmente abençoadas com livros (e cursos) e queremos passar isso para frente!


"Com sabedoria se constroi a casa, e com discernimento se consolida.
Pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável"
Prov. 24:4,5

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Educação domiciliar - as atividades do nosso dia-a-dia

Faz uma semana que escrevi esse post, mas só agora consegui vir publicá-lo!

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Como já falei em posts recentes, este ano vou ficar em casa para experimentar o homeschooling com minhas duas filhas - Nicole de 3 anos e 5 meses e Alícia de 1 ano e 7 meses. Hoje contarei como estou organizando as atividades de nossa rotina diária. Se você ainda não sabe nada (ou quase nada) a respeito  da filosofia do ensino em casa e deseja entender do que se trata, sugiro que visite a página da ANED (Agência Nacional de Educação Domiciliar) e leia os artigos de cunho pedagógico que eles disponibilizam.

Planejando a nossa rotina
Meu marido fez a nossa agenda ilustrada de atividades (veja figura abaixo) e a imprimou em folha A4 para podermos pendurá-la num lugar visível e as meninas acompanharem as atividades (ainda não fizemos, pois faltou comprar papel contact!). Para facilitar, eu também programei o alarme do meu celular (=timer) para nos avisar quando é hora de mudar de atividade. Não quero ficar olhando para o relógio o dia todo - digamos que o alarme (na verdade é um toque bonitinho) acaba funcionando como uma sirene de escola. De  final de semana algumas vezes me esqueço de desativá-lo e meu marido acha insano o despertador tocar tantas vezes, mas a Nicole já acostumou. Em um desses dias atípicos ele tocou e eu estava longe fazendo alguma outra coisa, então a Nicole veio até mim para avisar que estava na hora de fazer "alguma coisa", rs.


Os Horários
Enquanto pensava e orava a respeito dessa agenda de atividades, o meu maior receio era o horário de levantar. Para a manhã render, eu precisaria conseguir acordar antes de todo mundo para poder tomar banho logo cedo. Sou do tipo de pessoa que curte acordar cedo pra aproveitar bem o dia, mas com a condição de que eu durma o suficiente à noite. Não gosto de dormir tarde, mas com a faculdade à noite não tem jeito: vou pra cama muito mais tarde do que gostaria! E às 6:00 da manhã lá estão as meninas acordadíssimas, renovadas, cheias de energia e empolgação para começar o dia... enquanto eu e meu marido estamos esbagaçados, implorando por mais alguns minutinhos de sono profundo!

Com a agitação das férias e o horário de verão, temos abusado um pouco e saído de casa no fim da tarde para algum passeio, visita ou outro compromisso. Isso tem atrasado o horário de dormir das meninas (que é 19:00) e deixado-as beeem mais cansadas do que o normal. Muitas vezes chegamos em casa muito depois das 20:00-20:30 com as duas já capotadas na cadeirinha do carro - a ponto de escovarmos seus dentes, vestirmos o pijama nelas, trocarmos a fralda ou levarmos para fazer xixi no banheiro e às vezes até dar o leitinho com elas dormindo! O bom dessa história é que aos poucos o horário da acordar aqui em casa tem atrasado... para 6:30, 6:40, 7:00, 7:20... ô delícia poder "dormir até acordar"! Se o horário de acordar pela manhã mudar definitivamente para às 7:00, não vou achar nada ruim ter de refazer a nossa agenda de atividades - o farei com todo prazer!

Como ainda estamos no primeiro mês e em fase de experimentação, quando acontece de levantarmos mais tarde do que o previsto, eu adapto a rotina (principalmente quando meu marido está atrasado para o trabalho): às vezes pulamos os banhos (deixo pra dar à tarde), o momento devocional em família fazemos à mesa enquanto terminamos o café da manhã e há dias também em que encurto um pouco o tempo (ou pulo por completo) de algumas atividades. Isso porque os horários que estipulei são apenas diretrizes para me guiar, eles me dão estrutura ao meu dia para eu não ter de improvisar o tempo todo. Uma das grandes vantagens da "escola em casa" é justamente a flexibilidade de ajustar o tempo e atividades de acordo com a necessidade e interesses da criança e também da família como um todo. Posso dançar conforme a música e aproveitar as oportunidades de aprendizado que o dia-a-dia dentro de casa (e também fora!) oferece.

Outra preocupação que eu tive ao planejar esta rotina foi garantir tempo de qualidade e de aprendizado com cada filha, sem privá-las de atividades em conjunto. Como você pode ter notado, esta agenda de atividades na verdade está direcionada para a Nicole porque a Alícia ainda é muito nova. Por isso, eu intercalei as atividades entre momento junto e momento individual. Por exemplo, no "story time", a Alícia mal participa porque ela ainda não consegue se concentrar e prestar atenção ou mesmo entender a história. Já a Nicole ama esta atividade e a cada página me enche de perguntas ou de comentários sobre a história, a ilustração, etc. Como são apenas 15 minutos de leitura, não é muito prejuízo para a Alícia e a Nicole fica satisfeita porque é um momento interativo muito produtivo para ela. Quando sobra um tempinho, ainda pego um livrinho de vocabulário para praticar com a Alícia e a Nicole ajuda participando. A atividade seguinte, o "learning time", é mais longa e feita individualmente com a Nicole. Esse é o momento de brincar independente da Alícia (ainda tenho usado o cercadinho para isso, mas sei que em breve terei de dizer adeus a ele), mas para falar a verdade as duas últimas vezes ela simplesmente dormiu no meio da atividade. Isso me diz que a Alícia ainda está precisando tirar sonecas pela manhã, não são todos dias que ela aguenta ficar acordada até o horário do almoço pra dormir à tarde. Por isso, são 50 min na agenda que podem ser usados para uma soneca pela manhã sem prejuízo da soneca mais longa à tarde. Em seguida vem o "snack time" e o "activity with sibling", duas atividades que elas fazem juntas. Por fim, tem o momento de estudo independente da Nicole - normalmente é o tempo que ela usa para ler silenciosamente e essa meia hora eu aproveito para brincar e estimular a Alícia, dando minha atenção exclusiva a ela. Brincamos com os seus brinquedinhos de encaixar peças, empilhar copos, lemos livrinhos pra treinar as partes do corpo, o nome e som dos animais, as cores, etc., e às vezes uso o ipad com ela também.

A última atividade é o tempo livre delas brincarem juntas enquanto eu preparo o almoço. Essa parte tem sido a mais frustrante para mim - deixá-las a sós para eu poder me concentrar na comida. A Alícia geralmente está cansada e quer colo, fica chorosa, querendo mexer onde não deve, fica o tempo todo vindo até a cozinha pedir alguma coisa. A Nicole brinca sozinha numa boa, mas eu geralmente preciso dar uma bronca na Alícia e determinar onde ela precisa ficar (no tapete da sala) até o almoço ficar pronto. Outro problema é que como deixo as duas brincarem sem supervisão, a cada poucos minutos preciso intervir (leia-se: consolar, orientar, repreender) porque uma ou outra está chorando, por motivos que quem tem filho pequeno conhece muito bem: ou porque caiu, ou porque quer um brinquedo que está com a irmã, ou porque a irmã a machucou, ou uma combinação de dois ou três desses fatores. Às vezes, quando percebo que a situação está tensa e complicada demais, coloco as duas pra ver desenho enquanto corro com a comida, mas quem disse que a Alícia fica mais de 5 min quietinha em frente à TV? Acabo tendo de ir lá acudir a Nicole que estava quietinha prestando atenção porque a irmã está pulando em seu colo tentando abraçá-la!

À tarde é o horário da soneca da Alícia e o descanso da Nicole. Enquanto a Alícia dorme, a Nicole tem permissão para usar o ipad sozinha no sofá, algo que ela absolutamente ama fazer. Se deixar ela fica horas nele porque temos free apps de joguinhos excelentes para a idade dela. Eu gosto de usar esse momento para esticar as pernas e ler a Bíblia ao lado dela no sofá, nem que seja por uma horinha. Ah, é tão bom! Mas nem todo dia consigo me disciplinar para ter esse tempo de descanso - às vezes meu lado neurótica fala mais alto e eu me ponho a trabalhar, organizando as coisas pela casa. O problema é que quando não paro para ter um tempo de tranquilidade à tarde quase sempre me arrependo! O arrependimento bate quando a Alícia acorda às 15:00 cheia de energia e eu sinto que já estou esgotada - no limite do meu cansaço e da minha paciência. E é nessa hora do dia que fico contando os minutos para o meu marido chegar logo do trabalho para assumir o turno dele porque a minha bateria já está no fim. E em pensar que em breve começam minhas aulas e depois do jantar terei de sair às pressas para pegar o trem pra faculdade!

Os Conteúdos
Bem, primeiramente, preciso constantemente me lembrar que a Nicole só tem 3 anos e 5 meses e que nessa idade ela precisa brincar. Ponto. Digo isso porque tenho a tendência de ser acadêmica e de levar as coisas a sério demais e, se eu não tomar cuidado, daqui a pouco terei uma filha precocemente alfabetizada! Percebi isso enquanto fazia o planejamento dos objetivos pedagógicos que tinha para esse ano de homeschooling. Coloquei no papel tudo o que queria trabalhar com ela, veja como ficou:

Matemática e Jogos de Raciocínio
- Contar até 20 (reconhecer os números na ordem)
- Conceitos: menor e maior, antes e depois (usando dados e dominó)
- Fazer conjuntos (usando bolinhas de gude, botões ou outros)
- Conceito de comprar e vender (usando dinheirinho, brincando de supermercado)
- Jogo da memória, quebra-cabeças,dominó, connect four, jogo da velha, jogo de dama
- Somar e subtrair (esse daqui foi meu marido que acrescentou, rs)

Alfabetização - Ler e Escrever
- Música do alfabeto (ela já conhece, falta associar com a letra)
- Reconhecer letras (usando flashcards e letras avulsas)
- O som das vogais, rima de palavras ou tudo o que começa com a letra __.
- Introdução à caligrafia / copiar letras (essa daqui também acho bem precoce, rs)

Artes e Atividades Sensoriais
- Desenhar, pintar com tinta, colorir com lápis de cor, colar adesivos
- Cortar papel usando tesoura, moldar com massinha, traçar pontos
- Colar figuras, colar lantejoulas / glitter, fazer bolinhas com papel crepom
- Atividades com água, arroz cru e afins
- Brincar de adivinhar que alimento é pelo cheiro ou sabor

Movimento Corporal e Musicalização
- Dançar, correr e pular (com dois pés, com um pé, obstáculos, corda, amarelinha)
- Conceitos: direita/esquerda, dentro/fora, ritmo
- Equilibrar, alongar, dar cambalhota, fazer estrela, carrinho de mão
- Bexiga, bambolê, bicicleta, bola (chutar, arremessar, rolar)
- Músicas com gestos, palmas, bater os pés
- Conceitos: alto/baixo, rápido/lento
- Diferentes sons (ex. bater panela ou plástico) e tipos de instrumentos
- Dramatização de historias, usar fantasias para contá-las, fantoche

Ciências e Geografia
- Culinária (real e imaginária): cozinhar/assar, quente/frio
- Estados da água: gelo/líquido/vapor
- Jardinagem (nossa horta): plantar sementes e aguar todos os dias
- Plantas (árvores, flores, frutas, verduras, legumes)
- Animais (aves, peixes e animais terrestres) e insetos (explorar com lupa!)
- Corpo (parte externa e interna, cinco sentidos)
- Céu (nuvens, sol, lua, estrelas, chuva, arco-íris)
- Localização (subida/descida, vale/topo) e proximidade
- Meios de transporte (ônibus, avião, carro, moto, etc.) e semáforo

Parece um pouco exagerado, né? É, talvez. Mas melhor planejar a mais do que a menos, rs. O bom é que tenho para onde recorrer naqueles dias que estou cansada demais para ter boas ideias. O plano serve para eu me lembrar qual o meu objetivo, onde quero chegar porque às vezes me bate uma insegurança por nunca ter trabalhado com crianças em contexto escolar antes. Tenho tentado me inteirar ao máximo e a internet facilita muito. Acho que ideias não vão me faltar, o que eu preciso mesmo é de disciplina para conseguir aplicar todas as que eu já tive!

Vou aproveitar aqui para compartilhar recursos para quem tem filho pequeno e precisa de ideias!

- Antes de se mudar para os EUA, a Cristine (escritora desse blog) me passou dois livros pedagógicos com ideias de atividades para se trabalhar com crianças pequenas. Um chama-se Totline Theme-A-Saurus - The Great Big Book of Mini Teaching Themes e o outro Creative Activities for Young Children. Já andei dando uma olhada e eles têm muita coisa boa.

- Outro recurso valioso que eu já uso há mais ou menos um ano é o site Productive Parenting. Você se cadastra nele colocando nome, idade e interesses de cada filho e recebe por e-mail sugestões de atividades para fazer com eles. No começo eu programei pra receber 4x /sem, mas não estava conseguindo fazer todas (não dava conta), então configurei para uma atividade apenas por semana (pra cada filha). Ficou bem melhor assim. O site é tão prático que você escolhe até o dia da semana que quer receber a atividade!

- Uma pessoa da minha igreja que homeschool me indicou um canal do youtube chamado Childcareland - são mais de 570 vídeos bem curtinhos com ideias de atividades para se fazer com os pequenos. Essa autora também disponibiliza pelo blog materiais gratuitos para serem impressos. Vale a pena conferir!

- Uma outra pessoa me passou um post do blog Simple Little Home em que a autora também homeschool os três filhos e dá 40 ideias muito boas de atividade que você pode dar para seu pequeno fazer enquanto você trabalha com o seu filho mais velho.

Os Materiais
Por ainda não ser uma prática regulamentada no Brasil, não existem aqui materiais didáticos específicos para quem deseja ensinar os filhos em casa como existem lá fora. Como falamos em inglês com as meninas, fiquei interessada em adquirir material que a empresa americana Sonlight comercializa, mas ainda não tive coragem de efetuar a compra por causa do valor do frete. Estou esperando algum amigo norte-americano com considerável espaço na bagagem vir para SP e dizer que pode trazê-los pra mim (talvez isso aconteça só em setembro!). Para vocês terem uma ideia, o preço do pacote completo para 3-4 anos (são 26 itens, sendo a maioria livros com muitas histórias infantis em cada) fica quase 600 reais (269 dólares). O frete para quem reside lá é gratuito, mas para quem mora no Brasil custa 270 reais (127 dólares)!

Apesar de setembro ainda estar bem longe, estou em paz porque sei que é Deus mesmo quem provê os recursos para a missão que Ele nos confia. Eu só preciso arregaçar as mangas para fazer a minha parte e descansar nEle. Senti isso na pele e pude ver a mão do Senhor agindo e confirmando o Seu desejo. Mal iniciamos esta nova fase e Ele já nos abençoou de formas tão lindas e inesperadas. Vou compartilhar algumas bênçãos, pois sei que isso pode ajudar a fortalecer a sua fé de que Ele está trabalhando por nós enquanto descansamos!

- No fim do ano passado uma conhecida que trabalha numa editora cristã que tinha livros em inglês para doar se lembrou de mim e perguntou se eu me interessava em recebê-los. Lógico, né! E então ganhamos oito livrinhos infantis! Apenas alguns dias depois, uma amiga enviou por correio outro livrinho infantil em inglês de presente para as meninas.

- Passado alguns dias, ainda no fim do ano, achei sem estar procurando uma loja com todos os produtos em liquidação porque ia encerrar suas atividades. Aproveitei a pechincha para comprar coisas bem baratinhas para as meninas - alguns brinquedinhos para a cozinha delas e muitos adesivos para as nossas atividades artísticas.

- Por fim, despretensiosamente participei de um concurso da Staedtler pelo facebook - sério, foi tão despretensiosamente que eu nem lembrava que tinha participado quando recebi o comunicado por e-mail que havia sido uma das vencedoras! - e dentro de poucos dias serei premiada com um kit completo de material escolar. Uma ótima surpresa!

Palavra Final
No início do mês passei por aquele momento tão crucial quando tomamos uma decisão muito importante e de repente somos bombardeados de dúvidas. Será que estou fazendo certo? Será que vou me arrepender? Será que entendi direito o que Deus disse? Por que eu fui "inventar para a cabeça" se é tão mais fácil fazer o que todo mundo está fazendo?

Tive momentos de hesitação, confesso. Em meio a lágrimas porque a Nicole começou a pedir com frequência para ir à escola assim que acordava pela manhã, comecei a me questionar se realmente estava fazendo o melhor para ela. Um dia ela choramingou que queria ver a tia da escola... e isso partiu meu coração! Me derramei diante de Deus pedindo sabedoria e força para atravessar com ela aquele momento triste de entender a separação, de entender que esse ano ela não vai mais para a escola. Quantas vezes precisei repetir e explicar! Sabia que não poderia ignorar os sentimentos dela, então oramos pela tia que ela tanto queria ver, pedimos para Deus abençoá-la e também para nos ajudar esse ano aqui em casa. Sei que talvez ainda seja necessário fazer isso mais algumas vezes. É difícil, mas necessário!

Quando a gente é mãe a gente quer satisfazer todos os desejos dos nossos filhos e, por alguns dias essas circunstâncias me fizeram sentir-me incapaz. Porém, o tempo todo eu sabia - lá no fundo do meu ser - que eu não poderia duvidar no escuro aquilo que eu tive certeza no claro. Era hora de seguir em frente e levar a cabo o plano que Deus colocara no meu coração. E foi o que eu fiz.

Senti de compartilhar isso porque pode ser que tenha alguém passando pela mesma situação e precise desse encorajamento! Fixe os olhos no alvo e toda vez que você se sentir desencorajada, derrame-se na presença de Deus porque é somente nEle que você encontra paz e força!

12 comentários:

  1. Que surpresa boa quando vi a última postagem desse blog!
    Tenho planos para educar a minha prole em casa também e fiquei feliz com a sua determinação em dar o melhor para as suas filhas!
    A minha filha mais velha ainda está aqui dentro de mim, mas já tenho muitos materiais, pois estou pesquisando isso há mais de um ano!

    Fiquei bastante contente quando você colocou todo o seu planejamento para este ano. Estou com um pouco de dificuldade para estabelecer algumas metas para cada etapa da educação infantil... Tenho pesquisado sobre as habilidades de cada etapa, mas não acho nada muito confiável. Você teria algum livro para indicar com as habilidades e aptidões para desenvolver com as crianças de acordo com a idade?

    Ah, só uma sugestão... Você disse que Nicole tem sentido falta da escola e da professora... Bem, já que ela só tem 3 anos de idade, seria interessante se uma vez por semana ela fizesse as atividades com uma outra criança que fosse educada em casa também. Seria bom conviver com crianças que sabem que também não vão para a escola e isso não atrapalharia no planejamento, já que ela é tão pequena ainda. E, para não ficar puxado para você, as famílias poderiam revezar... uma vez por semana na sua casa, uma vez por semana na casa da outra família.

    Ah, eu gostaria de te indicar um site:
    www.educacaodecriancas.com.br

    Que Deus abençõe!

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  2. Oi Gabriely,

    Sua bebê ainda está no ventre e você já está pesquisando sobre educação infantil há um ano - puxa, estou impressionada! Com certeza você será uma mamãe pro-ativa exemplar!

    O melhor material que eu conheço sobre educação de filhos é o do Growing Kids God's Way. Ele é bem detalhado com relação às faixas etárias - um livro só sobre 0-6 meses (Babywise I), outro só sobre 6-12 meses (Babywise II), outro sobre 12-18 meses (Pretoddlerwise), depois 18-36 meses (Toddlerwise), e assim vai... Preschoolwise, Childwise, enfim, até a adolescência! Eu não li tudo, mas gosto e divulgo o que os autores (Gary Ezzo e Anne Marie Ezzo) ensinam porque eles falam não apenas do desenvolvimento intelectual e físico da criança, mas se preocupam com o treinamento moral e espiritual também. E sempre pensam na questão da família, da rotina, do que é realmente importante! Eu gosto muito!

    E eu com certeza indico o Pastoreando o Coração da Criança (do Tedd Tripp)!! Aqui no blog você encontra resumos detalhados dele. É um livro muito rico! = )

    Obrigada pela sugestão... na verdade, eu me esqueci de incluir essa parte de nossas atividades! Nós já fazíamos playdates com outras amiguinhas e amiguinhos de vez em quando. Ontem mesmo duas amiguinhas e a mamãe delas vieram aqui em casa e este ano pretendemos repetir essa atividade semanal ou quinzenalmente. Também me esqueci de mencionar que estou planejando saídas a parques, praças, zoológico, aquário, museus, centro da cidade, abrigos, orfanatos e afins... não desejo ficar o tempo todo só aqui dentro de casa. Tenho a vantagem de morar perto de uma estação de trem!

    Outro aspecto que eu amo sobre homeschooling é que ele permite que o ensino não seja compartimentalizado, quebrado em matérias isoladas e sem vida. Homeschooling permite a verdadeira interdisciplinariedade! Em casa vou ensinar minhas filhas sobre A VIDA, e não somente a ler, escrever e a contar. De modo prático, isso inclui ir ao mercado, aprender a escolher que produtos comprar e depois ajudar a preparar os alimentos ou a sobremesa, separar o lixo reciclável, ter higiene pessoal, a ser gentil com o amiguinho, a falar com Deus a todo instante, ter um coração grato por tudo que Ele nos dá, separar brinquedos ou roupas que não servem mais para abençoar outra família, observar a natureza e fazer desenhos dela, plantar e regar sementes para que elas cresçam, etc, etc. e etc. A lista não tem fim porque é tudo o que envolve VIVER de verdade: desfrutar da presença de Deus e aprender dEle. = )

    Por fim, eu já conheço o blog Educação de Crianças. Foi um dos primeiros que encontrei quando comecei a pesquisar sobre homeschooling. Gostei bastante. Muito obrigada!!

    Um abraço, Talita

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  3. Ola Talita! Mt interessante esse assunto! Nao sei se vem ao caso vc colocar aqui no blog, mas gostaria de saber o motivo pelo qual vc optou por tira-la da escola. Acho q tudo o que a Gabriely colocou sobre a interdisciplinariedade é bacanerrimo, mas sao coisas que independente de estar na escola ou nao a familia deve fazer.
    Eu levanto a bandeira da escola, em especial para cças de 0 a 3 anos. Avancamos mt em estudos e visao de cça pequena na pedagogia, n q diz respeito a educacao nessa idade ser assistencialista e de cuidados apenas. Cuidar está atrelado ao educar, em ingles é perfeito esse conceito: educare. Dessa forma, a escola deixa de ocupar o lugar de substituicao da mae e se torna m direito que a cça tem de participar da vida em sociedade.
    As propostas sao bem interessantes de atividades, mas, falando em pedagoges, rs, esse modo de alfabetizar cai na corrente da cosnciencia fonologica, concepçao totalmente contraria ao construtivismo. É como agua e vinho. Se é o metodo que vc se encaixa, sem problemas, contudo nao tem como misturar os conteudos q vc tera de disciplinas na Feusp (digo isso para te preparar com o q vc aprendera nas aulas, as visoes nao se misturam, quem mistura é o professor e se nao houver formacao continuada por parte deste, torna a aprendizagem esquizofrenica).
    Me interarei mais das propostas e se quiserem, gostaria de conversar mais a respeito do tema, sempre respeitando a decisao de vcs! Beijos! Bianca

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    1. Oi Bianca, que surpresa boa encontrá-la por aqui!

      1 - Eu expliquei o motivo de tê-la tirado da escola no post do mês passado. Veja em "3 anos e 4 meses de Nicole!" (http://maternidadeproativa.blogspot.com.br/2013/01/3-anos-e-4-meses-de-nicole.html) debaixo do subtítulo "Escola".

      2 - Eu não defendo a bandeira de escola para cças de 0 a 3 anos e, nessa idade, acredito que o cuidar (e principalmente o afeto e o regulação emocional) é o que mais importa. Nessa fase a cça precisa da mãe (ou pai, ou alguém que a ame muito), para se desenvolver plenamente, do ponto de vista fisiológico como do psicológico. Isto eu tenho aprendido no livro "Why Love Matters - How affection shapes a baby's brain", que ainda não terminei de ler, mas que é muito interessante!

      Acho também que as crianças pertencem à família e não ao Estado e que, portanto, é a família quem devem decidir o que é melhor para os seus filhos. Para além disso, acho horrível que com o advento da educação infantil hoje os pais (e principalmente as mães) se sintam despreparados, incapazes e desautorizadas de ensinar os próprios filhos. Isto não é bíblico! Essa ideia de que só o professor pode ou sabe ensinar porque foi ele quem estudou para isso. E o que acontece com o chamado / missão que Deus deu aos pais?

      Indico a leitura de um post que escrevi no ano passado durante a campanha eleitoral porque acho que tem tudo a ver com este assunto: "Você concorda com o aumento da jornada escolar? (http://maternidadeproativa.blogspot.com.br/2012/10/voce-concorda-com-o-aumento-da-jornada.html).

      Beijos, Talita

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    2. Agora sobre esse modo de alfabetizar (consciência fonológica x concepção construtivista), concordo que não sei quase nada sobre o assunto!! Isso mostra como é bom o meu curso de Pedagogia na Feusp, hein... kkk!

      Estou praticamente no último ano e ainda não domino a teoria do construtivismo (meu curso visa muito mais uma formação de consciência política e de pesquisa do que de habilidade ou prática em sala de aula, uma pena).

      Mas, pra ser sincera, apesar de saber que muitos amam e se identificaram totalmente com essa concepção de ensino, do pouco que ouvi e que sei a respeito do construtivismo não gostei não, sabia? Quer dizer, eu aprendi do jeito tradicional e foi bom pra mim. Por que eu deveria fazer diferente com as minhas filhas? Estou super aberta se você topar o desafio de me convencer do contrário, haha.

      E, sabe, repensando meus objetivos escolares para a Nicole, acho que estou errada em querer puxá-la demais. Está muito cedo para isso. Quem me deu a dica foi a Mary Fawcett (que você conheceu aquele dia no café da manhã beneficente). Ela me lembrou de um livro que já tinha indicado para eu ler (mas que ainda não li) chamado "Better Late Than Early - A new approach to your child's education". A tese do autor é que quanto mais tarde iniciar-se o processo de escolarização, mais rápido e melhor será o aprendizado dela. Acho que ele recomenda que as cças comecem a estudar apenas aos 9 anos, algo assim, e que antes disso os pais são fonte de tudo o que elas precisam aprender (em casa mesmo, no convívio social da família, amigos, igreja, etc.). Preciso ler este livro!

      Muito obrigada por ter dado uma passadinha aqui no blog pra deixar o seu comentário, Bianca! Volte mais vezes. = )

      Beijos, Talita

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  4. Sorry, a interdisciplinariedade foi vc quem escreveu.. rs. E sobre vida em sociedade coloco a escola como ponto de partida nisso. Beijos Bianca Ruggeri

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  5. Oi Ta,

    O construtivismo é exatamente isso que você escreveu sobre a ensinar de forma construtiva, significativa...com a VIDA e não somente passando informarções para a criança. Se você realmente se aprofundar no que realmente é o construtivismo, vai amar. É uma visão sobre aprendizagem que faz toda a forma "tradicional" de se ensinar parecer totalmente ultrapassado e sem sentido. Mas é preciso realmente entender...porque o construtivismo que não é compreendido direito e é simplificado acaba virando algo largado...apenas uma tentativa fraca de uma escola agradar pais que querem ouvir a palavra "construtivismo". Escolas boas construtivistas são na verdade raras. Mas aqui nos EUA vejo cada vez mais um homeschooling mais construtivista...hands on...onde são feitas pesquisas e projetos e onde tudo é apredido de forma significativa. É o que você falou, em vez de ensinar letras e números, escrever juntos a lista de compras, contar o dinheiro para comprar algo, investigar o por que de algo que despertou interesse e curiosidade, etc. É uma aprendizagem muito mais profunda do que o método tradicional. Procura trazer de dentro da criança a vontade e o prazer por aprender, não dos pais ou professores a obrigação de ensinar. Por isso o construtivismo acaba sendo muito mais dificil de fazer...muito mais fácil simplesmente memorizar os números de 1 a 20, os ABCs, as cores... difícil é fazer a criança aprender sozinha, sem ser diretamente ensinada..mas faze-la descobrir através da mediação de uma professora ou mãe. É preciso criatividade e dedicação...
    Te desafio a buscar mais sobre o construtivismo, você não vai se arrepender!! :)

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  6. Bacana, Tine. Então vai ver eu já estou muitos dos princípios construtivistas e nem sei, rs. Eu tento sim fazer como você falou para que o aprendizado da vida seja algo divertido, mas também penso que precisa existir o equilíbrio... a hora de praticar fazer "coisas chatas" mas necessárias, sabe? Como guardar os brinquedos, limpar a mesa, obedecer, seguir instruções, etc. Existe um momento pra tudo - pra brincar, pular e correr... e também para sentar e se concentrar sem fazer barulho. Se o construtivismo não barrar o exercício do autocontrole, uma habilidade que eu acho fundamental praticar desde bem pequeno, então eu estou dentro!

    Outro comentário é que eu não lembro de escola ter sido algo chato pra mim. Estudar e aprender sobre a vida sempre foi algo bom e gostoso... e acho que aprendi da forma tradicional (com memorização), por isso acho que memorizar faz parte e é importante!

    Mas aceito as dicas sim e vou continuar buscando aprender mais sobre isso. = )

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  7. Talita, passei p olhar de novo a tabela da rotina, que eu adorei! e acabei vendo os comentários...tb vou ter que defender o construtivismo! rsrs...aquele parágrafo sobre aprender com a vida é a essência do construtivismo!!! e não, de maneira alguma ele exclui o auto-controle e os momentos de foco e concentração. A memorização tb é uma ótima ferramenta, que não é descartada pela proposta construtivista...acho q vc está com uma idéia errada sobre ele :) ...a abordagem da alfabetização então, é muito mais interessante do que a tradicional. E nem é tanto uma questão de ser eficaz ou não, porque afinal todas aprendemos do modo tradicional e "funcionou", mas trate-se de um olhar muito mais profundo sobre o processo todo. Tenho uma amiga que é especialista nisso, vou pedir pra ela indicação de alguma leitura pra vc!
    Beijos!

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  8. Oi Luara,

    Amaria a indicação de algum livro sobre o assunto. = )

    Aproveitando, veja que interessante esse filme francês sobre homeschooling, chama-se Being and Becoming.

    http://www.beingandbecomingfilm.com/#Being and Becoming Film

    A chamada "What if we chose not to school our children but trusted them to learn freely what they are truly passionate about?" é muito intrigante, né! Eparece-me que ela tem muito a ver com a proposta construtivista que vocês amam e defendem!

    Ah, e que bom que você gostou da nossa agenda ilustrada de atividades, hehe! Como eu já imaginava, precisei mudar os horários.

    Agora estão assim:

    6:50 - wake up
    7:00 - have breakfast
    7:30 - family devotional
    7:50 - get dressed
    8:00 - house chores
    8:20 - story time
    8:35 - learning time
    9:25 - activity with sibling
    10:05 - independent study time
    10:35 - free time
    11:15 - have lunch
    11:45 - nap routine
    12:00 through 15:00 - rest time
    15:05 - afternoon snack
    15:30 - take a shower
    16:00 - free time (may watch TV)
    17:10 - have dinner
    18:10 - mommy leaves for college

    Obrigada pelos comentários e um abraço pra vocês!

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  9. Oi Talita, descobri seu blog ano passado e tomei a decisão a tirar minha filha, hoje com 3 anos e 8 meses, da escola. Estou sentindo falta das suas atualizações, de acompanhar como tem sido essa experiência pra vcs! Deus abençoe!

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    1. Oi Anninha,

      Ultimamente tem sido bem difícil eu conseguir parar durante o dia para escrever no blog e à noite (como agora, rs) estou muito cansada e não rendo direito. Aos pouquinhos eu vou colocando alguma coisa que estamos fazendo. Publiquei dois posts recentemente, você viu? Se você me seguir pelo facebook, acho que fica mais fácil. Me procure lá - Talita Scarcelli Marsola - ou me mande email (talitamarsola@gmail.com).

      Um abraço e obrigada pelo comentário!

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