Bem-vinda!!

Bem-vinda ao nosso blog!
Aqui, mamães muito diferentes mas com um único objetivo compartilham suas experiências nesta grande aventura que é a maternidade! Nós queremos, acima de tudo, ser mamães sábias, que edificam seus lares e vivem com toda plenitude o privilégio de sermos mães! Usamos muitos dos princípios ensinados pelo Nana Nenê - Gary Ezzo, assim como outros livros. Nosso objetivo é compartilhar o que aprendemos a fim de facilitar a vida das mamães! Fomos realmente abençoadas com livros (e cursos) e queremos passar isso para frente!


"Com sabedoria se constroi a casa, e com discernimento se consolida.
Pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável"
Prov. 24:4,5

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O sono do bebê!

Olá! Hoje vim comentar uma matéria de 09/10/2012 publicada pelo UOL Mulher que uma amiga me enviou por e-mail algumas semanas atrás. A matéria chama-se "Dormir bem é um comportamento que você pode ensinar a seu filho recém-nascido" e eu gostei dela porque dá para fazer muitos paralelos com os princípios que o Nana Nenê (Gary Ezzo e Robert Buckman) e A Encantadora de Bebês (Tracy Hogg) ensinam. Gostei principalmente porque, querendo ou não, o fato de existirem especialistas brasileiros que endossem o que cremos sobre o sono do bebê dá mais credibilidade para o nosso blog! A começar pelo próprio título, já podemos extrair muitos princípios:

1º. dormir bem é um comportamento aprendido;
2º. o recém-nascido tem capacidade de aprender este comportamento;
3º. os pais podem ensiná-lo a seu bebê desde os primeiros dias de vida.

Abaixo faço uma relação dos pontos concordantes e divergentes que encontrei durante a leitura. Como vocês poderão notar, há muitos mais pontos concordantes do que divergentes! : )

Pontos concordantes

SOBRE O SONO NOTURNO
- Um recém-nascido triplica o peso com o qual nasce no primeiro ano de vida. Isso requer se alimentar com frequência e muito descanso.

- No geral, os recém-nascidos dormem de 16 a 21 horas por dia, divididas em ciclos de duas a cinco horas.

- Não se deve acordar o bebê para mamar à noite. A criança, geralmente, acorda sozinha. Mas, se estiver ganhando peso e não acordar, deixei-a dormir.

- O ciclo de sono do bebê é regulado, principalmente, pelas sensações de fome e de saciedade, e não pela alternância de claro e de escuro. São os pais que devem ensinar a diferença entre dia e noite para o bebê.

- A evolução do sono no período noturno segue um esquema mais ou menos assim: com seis semanas, o bebê dorme seis horas; com oito semanas, oito horas, e com 12 semanas, 12 horas.

- Muitas mães acreditam que, mesmo depois de crescer um pouco, a criança acorda só por fome. Mas alimentá-la durante a noite pode causar pesadelos e dificultar ainda mais o sono.

Comentário: Sim, os dois livros falam praticamente a mesma coisa (exceto a parte dos pesadelos, mas concordam que dormir de estômago cheio atrapalha o sono e pode intensificar as cólicas). Tanto pelo plano E.A.S.Y da Encantadora quanto pela AOP (alimentação orientada pelos pais) do Nana Nenê, o bebê recém-nascido irá mamar, em média, 8 vezes por dia, em ciclos de 3 em 3 horas. Durante o dia as sonecas do recém-nascido devem ser de até duas horas ao passo que à noite o sono pode durar até cinco horas. Seguindo uma rotina de alimentação orientada pelos pais, o metabolismo do bebê aprende quando é hora de comer e de dormir. O resultado, segundo o Nana Nenê, é que entre o 10º. dia e a 8ª. semana o bebê já deve estar dormindo regularmente (ao menos três dias consecutivos) a noite toda (de sete a oito horas de sono ininterrupto) e, a partir de 12 semanas, muitos bebês já dormem de 10 a 12 horas por noite.

SOBRE AS SONECAS DO DIA
- Deixar a criança acordada por muitas horas gera uma agitação excessiva, que só vai atrapalhar o sono da noite. Garanta que o recém-nascido tire todas as sonecas do dia.

Comentário: Os dois livros enfatizam exaustivamente a importância do bebê tirar boas sonecas entre todas as mamadas durante o dia (sonecas de 30-45 min são insuficientes) e associam mau-humor (choro sem motivo) ou dificuldades para mamar, por exemplo, à falta de descanso ou superestimulação. Para os autores, engana-se quem pensa que muitas sonecas durante o dia atrapalham o sono noturno. A lógica é outra: quanto mais descansado, mais facilidade o bebê tem de pegar no sono. O contrário também é verdadeiro: quanto mais cansado e agitado o bebê estiver na hora de dormir, mais dificuldade ele terá de embarcar no sono.

SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ROTINA
- Para que a criança saiba que é hora de dormir, é importante que os pais mantenham uma rotina.

- Para tornar a vida mais fácil para pais e filhos, é preciso ensinar o bebê a dormir corretamente. A questão é criar hábitos saudáveis para que a família toda possa conseguir o descanso necessário.

Comentário: A questão principal é implementar uma rotina que atenda às necessidades de toda família. O Nana Nenê defende um tipo de criação que tira a criança do centro. Todos os membros da família precisam descansar e uma mãe exausta não consegue ser uma boa mãe, para dizer o mínimo. Dentre as dificuldades que podem assolá-la quando ela não descansa o suficiente, as mais óbvias de se perceber são: a sua produção de leite fica comprometida, o seu emocional abalado e, estando muitos e muitos dias privada de sono, a sua capacidade de resposta e análise de situações que exigem sua atenção ficam prejudicadas.

SOBRE COMO ENSINAR O BEBÊ A DORMIR
- O ideal é que os pais aprendam a reconhecer quando o bebê está sonolento e o coloquem no berço antes que ele pegue no sono.

- Não é aconselhável fazer o bebê adormecer no colo com frequência. Se isto acontece, ele aprende que precisa da ajuda dos pais para pegar no sono.

- Coloque o bebê para dormir no próprio quarto. Quanto mais a criança aprender a dormir de forma independente, melhor seu padrão de sono será no futuro.

Comentário: O "Nana Nenê" e "Além do Nana Nenê" (Gary Ezzo e Robert Buckman) enfatizam que os hábitos de sono adquiridos no primeiro ano de vida do bebê influenciam grandemente o padrão de sono dele nos anos futuros e dizem que é cruel não ajudar o bebê a ganhar a habilidade de dormir a noite inteira. Tanto neles, como nos livros da Encantadora de Bebês, você vai encontrar um monte de recomendações sobre o bebê aprender a dormir sozinho (não no colo, não na cama dos pais, não sendo balançado dentro de um carrinho) e concordam que o segredo é manter um ritual para a hora de dormir e aprender a reconhecer os sinais de sono que o bebê dá quando está chegando a hora de dormir. Ambos concordam que os pais levarem o bebê para dormir na cama com eles só atrasa o processo de aprendizado.

SOBRE DEIXAR O BEBÊ CHORAR
- Se o bebê estiver alimentado e de fralda limpa, muitos pediatras orientam os pais a não irem correndo para o quarto do recém-nascido ao sinal de qualquer resmungo. A intenção é deixá-lo aprender a pegar no sono sem ajuda. Segundo essa tesa, deve-se aumentar, gradualmente, o tempo que se leva para atender a criança. Inicialmente, um ou dois min; depois, cinco, dez, 20, deixando-a a chorar por, no máximo, 30 min.

- Embora possa ser considerada por alguns uma técnica que exige sangue frio dos pais, a eficiência da postura de deixar chorar para deixá-lo aprender a pegar no sono sem ajuda foi confirmada por um artigo publicado recentemente pela revista 'Pediatrics', da Academia Americana de Pediatria, baseado em um estudo liderado pela pesquisadora Anna Price, da Universidade de Melbourne, na Austrália.

Comentário: Os dois livros falam das transições do ciclo do sono (a cada 30-45 min) e recomendam que o bebê não seja atendido prontamente quando acorda no meio de uma soneca porque, se deixado só por alguns minutos, ele provavelmente voltará a dormir sozinho. O Nana Nenê ensina que é esperado que o bebê chore momentos antes de dormir (uma manha breve) e confirma que deixá-lo chorar nessas circunstâncias é, muitas vezes, necessário porque faz parte do processo de ensinar a dormir sozinho.

Pontos divergentes

SOBRE O SONO NOTURNO
- Esses períodos de sono noturno [seis semanas: seis horas; oito semanas: oito horas, 12 semanas: 12 horas] não são ininterruptos. O bebê acorda para mamar, pelo menos, uma vez.

- É de se esperar que ele comece a dormir a noite inteira por volta dos seis meses. Mas, mesmo depois dessa idade [6 meses], noites bem dormidas para os pais são um privilégio.

- Há especialistas que defendem que a criança deve ser alimentada até o sexto mês se acordar, outros esticam esse limite até um ano.

Comentário: Tanto a Encantadora quanto o Nana Nenê admitem que, mesmo depois de começar a dormir a noite toda, o bebê pode voltar a acordar para mamar em fases de pico de crescimento (growth spurts), mas ensinam que nesse caso o ideal é ajustar a rotina durante o dia (por 3 a 4 dias) para não começar um mau hábito de mamar à noite. Outros motivos pelos quais o bebê pode ter o sono da noite prejudicado (e que não devem ser atendidos com mamadas noturnas) são: doença, calor/frio e dentição.

SOBRE AS SONECAS DO DIA
- Deixe a criança cochilar durante o dia, mas evite sonecas mais longas do que quatro horas durante o dia.

Comentário: O plano E.A.S.Y da Encantadora e o plano de AOP do Nana Nenê preveem que as sonecas diurnas sejam de 1 h 30 min a 2 horas por ciclo. Esse é o ideal, mas há espaço para flexibilidade na rotina vez ou outra quando, por motivos circunstanciais, a criança estiver mais cansada que o normal. Nesse caso, não deve-se permitir que a criança durma mais do que 3 horas durante o dia por causa da alimentação. Se ela ingerir menos calorias durante o dia poderá acordar com fome de madrugada!

SOBRE DEIXAR O BEBÊ CHORAR
- A técnica de 'deixar chorar' é controversa e considerada radical por alguns especialistas que creem que, se não for atendido quando chorar, o bebê poderá sofrer um trauma psíquico.

Comentário: Em um dos seus livros, a Encantadora de Bebês lista uma série de malefícios que deixar o bebê chorar para dormir pode causar, dentre eles a perda da confiança nos pais. Seus livros detalham uma série de técnicas que ela desenvolveu para não precisar deixar a criança chorar até dormir mas ao mesmo garantir que ela durma sozinha dentro do próprio berço (dentre elas, fazer shhh enquanto bate nas costinhas quando é recém-nascido e o P.U. e P.D. a partir de 4 meses de vida). O Nana Nenê não contempla esta questão diretamente (pelo menos não na edição do livro que li que é bem antiga), mas garante que o que traz confiança e tranquilidade emocional para o bebê não é a proximidade física com os pais (ou outros adultos), e sim o relacionamento com eles e a previsibilidade da rotina.

9 comentários:

  1. Espero que o blog nunca saia do ar!Vou precisar consultá-lo quando chegar minha hora de ser mãe. São tantos detalhes, tanta informação fundamental que precisava de um curso...rs
    Mas creio que com informação certa, dedicação e a ajuda de Deus eu vou ser uma mãe proativa!

    ResponderExcluir
  2. fabi,talita e cristine... eu estou super emotiva e esgotada... Preciso muuito de ajuda:
    Meu bebe dorme muito bem a noite.. sou adepta do nana nene e encantadora de bebes quando tive meu bebe no início de 2011, e agora com o segundo filho estou com uma dúvida enorme.
    - as sonecas dele são de 30 minutos e não estou conseguindo fazer com que ele volte a dormir, ele acorda chorando... já deixei chorar sozinho por mais de 40 minutos e ele não voltou a dormir. Já dei tapinha nas costas e fiz o schhhh no seu ouvidinho... mas ele não parou de chorar e molhava até o lençol em baixo de seu rosto com suas lágrimas. Preciso saber qual técnica devo insistir... ele está com 9 semanas.. e dorme a noite toda, as 11hr faz um tempo já, acorda somente para 1 mamada de madrugada.
    Me deem dicas... grata desde já.

    ResponderExcluir
  3. Oi Fernanda,

    Primeiro você precisa descobrir qual o verdadeiro motivo do choro dele. Se ele já aprendeu a dormir sem ajuda (sozinho, sem ser balançado e no próprio berço), tanto de dia quanto de noite, não faz sentido o choro dele após 30 min de soneca seja de não estar conseguindo voltar a dormir. Ou seja, não me parece um problema de "sleep training" e, portanto, você não deve fazer o CIO (=deixar chorar) para ele voltar a dormir. Você precisa descobrir a causa do choro do seu bebê em primeiro lugar para então poder "dar o remédio certo" e atender às reais necessidades dele.

    Pense nos últimos dias... Aconteceu algo de diferente com ele (ex. tomou vacina)? Alguma mudança significativa na rotina? Você verificou se pode ser alguma dor ou incômodo (frio, calor, fralda suja)? Outra dúvida que eu fiquei quando li seu comentário é talvez a mais importante de todas: Há quanto tempo isso está acontecendo? Acontece em todas as sonecas do dia?

    Eu sei como é difícil dar conta de cuidar de um recém-nascido nos primeiros meses com outro filho pequeno em casa. Mas que bom que você pelo menos está conseguindo dormir um bom número de horas ininterruptas à noite! Sim, e não deixe de descansar e tentar ficar tranquila. A sua ansiedade e insegurança podem atrapalhar muito a sua capacidade de observar o que o seu bebê está tentando comunicar através do choro. So relax!!

    Espero que eu tenha, de alguma forma, ajudado a lhe dar uma luz! À medida que você for me dando mais informações, eu posso tentar ajudar de outras formas, tá?

    Um abraço, Talita

    ResponderExcluir
  4. Concordo com a Talita, Fernanda...tente descobrir qual o motivo do choro, porque se ele sabe dormir sozinho e esta chorando e nao volta a dormir, algo deve estar encomodando. Como está a rotina dele? Será que não é um impulso de crescimento e está ficando com mais fome (os bebês passam por uns períodos de impulso de crescimento as vezes e acordam antes da hora com fome, ou começam a acordar de madrugada de novo...uma mamada a mais durante o dia as vezes ajuda). Nos mantenha informadas!

    ResponderExcluir
  5. Então meninas...fiquei super feliz que vcs me responderam...
    Talita e Cris, eu também não entendo os motivos dos choros. Ele dorme sozinho após demonstrar o cansaço. Hoje por exemplo foi na segunda soneca da manhã, ele dormiu só uns 40 minutos e ainda faltava mais uma hora pra rotina da sua mamada... e quando o tirei do berço após uns 50 minutos de choro (sem interferir), ele não quis mamar logo, pelo menos não procurou o peito. Ele ficou bem, até ficou sorrindo e conversando. Tenho muita peninha dele, ele é um anjinho.. mas não consegue voltar a dormir em alguns momentos. A fralda não era, pois diferente do livro, eu troco sua fralda antes da soneca, porque ele faz cocô no meio da vigília (atividade) e ele sempre dorme limpinho. Fome acredito que não, de não ele também acordaria na madrugada, pelo menos eu acho. Tem seu mano Samuel, que faz bastante barulho quando está brincando..não brinca muito perto dele, mas no seu quartinho dá pra ouvi-lo. Acredito que tambpem não é isso pois ele inicia a soneca assim com esse barulho de fundo. Vacina também não. Não deixo tudo escuro o quarto como a encantadora aconselha pois não quero acostumá-lo assim, nas sonecas na igreja vocês imaginam a quantidade de luzes e barulhos tb...e ele dorme bem com essa claridade.
    Estou com esse empasse faz uns 10 dias, impulso de crescimento eu acho meio difícil, quem sabe se for realmente uma fase dos 2 meses...
    vou tentar agora, depois de ler seus comentários, acalmar meu Nathanzinho. Falar com ele de tempos em tempos e fazer essa carícia em sua barriguinha, tomara que ele se acalme. Que Deus me dê sabedoria.
    Obrigada meninas... quem orientou sobre vocês foi a Laiza que já publicou alguns comentários aqui tb.
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi Fernanda,

    Esse problema do "45-minute intruder" acontece em todas as sonecas do dia? Me explique melhor.

    Se não é fome (ele para de chorar imediatamente depois que você o pega no colo mas não quer mamar), a causa do choro pode ser apenas "Mãe, não quero ficar aqui", rs. E aí você vai ter de decidir, se insiste com a rotina que quer implementar ou não. Como eu sou favorável ao CIO, eu não cederia não. A menos que, como a Cristine lembrou, ele estiver passando por um pico de crescimento... que significa que ele está acordando mais cedo por fome, e daí você deve reajustar toda a rotina e diminuir o intervalo das mamadas por 2 ou 3 dias.

    O que eu costumava fazer era determinar o período que as minhas filhas ficariam no berço (mesmo sem dormir) para o horário de descanso. Nessa idade, era de 1h30 min a 2 horas. Mesmo que o Nathan não durma, ele precisa ficar no berço! Quanto à iluminação, ele está crescendo e ficando mais espertinho e qualquer objeto visível talvez já seja uma distração para ele conseguir "apagar" de novo. Se ele desperta durante a transição mas está tudo escuro e nada chama a sua atenção, é mais tranquilo adormecer.

    Eu entendo a sua preocupação com relação à igreja, mas acho que vale a pena deixá-lo no escurinho em casa sim, para ele ter um sono restaurador e mais profundo, você não acha?

    Na minha experiência, as sonecas na igreja sempre eram "fora do padrão"... ou seja, mais curtas mesmo, sem contar que às vezes era preciso balançar no carrinho pra elas conseguirem pegar no sono. Enfim, aí entra a flexibilidade na rotina e o adaptar-se!

    Afinal, as sonecas na igreja são bem menos frequentes que as sonecas em casa... são exceção à regra.

    Espero ter ajudado!

    Talita

    ResponderExcluir
  7. Oii meninas.. hoje foi um dia que o Nathan reclamou no meio das sonecas mas voltou a dormir sozinho, graças a Deus. Mas, como sempre aparecem coisas novas quando a gente menos espera, eu o coloquei pra dormir após o banho, como de costume, e ele ficou chupando sua mão e reclamando quando perdia a mão das 19:40 até 20:45. Ele tinha mamado havia uma hora... acredito que era só a necessidade de sucção mesmo...
    Fiz esse carinho na barriga, confortando-o de vez em quando tb com minha voz.. mas daí que ele parava pra me ouvir e depois chorava mais ainda. Realmente parece que ele só queria sewr confortado pelo seio e não pela minha voz.
    Meninas, diferente de vcs eu não dei a chupeta, no meu primeiro menino tb não e ele se adaptou bem... a necessidade de sucção com sua mãozinha começou hoje, vou ver se continuará nos próximos dias.

    Bjos e brigada por tudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda!

      É bem por aí mesmo: O "sleep training" é um aprendizado contínuo, pelo menos até o bebê encontrar seu jeito preferido de dormir independente. Portanto, seu papel seria ajudá-lo a descobrir que jeito é esse, com o mínimo de ajuda possível.

      Eu dei a chupeta para as minhas meninas acho que, em parte, porque eu quis cortar caminho e reduzir o estresse do treinamento. Tem gente que consegue sem chupeta e eu acho super admirável!! Eu poderia ter esperado elas encontrarem sozinhas outros caminhos para se acalmar (como encontrar as mãozinhas para chupar, como fez seu bebê), mas eu pensei que para mim seria mais sofrível. Elas gritavam demais e era um pesadelo para mim! Então a chupeta foi um bom atalho... como dizemos em inglês, um verdadeiro "PACIFIER"!!

      Se você ler os updates no blog, verá que tirei a chupeta das duas aos 6-7 meses... e elas encontraram o dedo (que chupam para dormir até hoje). Antes o dedo que a chupeta, na minha opinião... leia os posts em que falo sobre isso.

      Um abraço e volte sempre!

      Talita

      Excluir
  8. Olá! Meu bebê tem 40 dias e só dorme no colo. Para eu conseguir coloca-lo no berço, tenho que esperar uns 40 minutos...até que ele esteja em sono profundo. E ainda as vezes ele acorda. Li que o método PU PD da Encantadora ainda não deve ser aplicado para a idade dele, e sim que eu deva coloca-lo no berço e acalma-lo com tapinhas e shhhhh...porém, ele chora tão desesperadamente, que parece nem ouvir minha voz. Eu achava que "manha" era mito de gente antiga, mas eh incrível...ele para de chorar assim que alguém o pega e o embala nos braços... Não sei que técnica usar para a idade dele. Estou cansada e me sentindo a pior mãe di mundo por ceder e deixa-lo dormir no meu colo a noite inteira. Desculpem a amolação. Obrigada!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!