Bem-vinda!!

Bem-vinda ao nosso blog!
Aqui, mamães muito diferentes mas com um único objetivo compartilham suas experiências nesta grande aventura que é a maternidade! Nós queremos, acima de tudo, ser mamães sábias, que edificam seus lares e vivem com toda plenitude o privilégio de sermos mães! Usamos muitos dos princípios ensinados pelo Nana Nenê - Gary Ezzo, assim como outros livros. Nosso objetivo é compartilhar o que aprendemos a fim de facilitar a vida das mamães! Fomos realmente abençoadas com livros (e cursos) e queremos passar isso para frente!


"Com sabedoria se constroi a casa, e com discernimento se consolida.
Pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável"
Prov. 24:4,5

sábado, 9 de abril de 2011

Uma gestação nunca é igual a outra?

Estou com 28 semanas de gestação e tenho ouvido essa afirmação de pessoas diferentes e há um bom tempo tenho me questionado quais estão sendo, de fato, as diferenças e as semelhanças desta para a última gestação. Na verdade percebo que a lista de semelhanças está muito mais longa, ou seja, está quase tudo igual mesmo.

Claro que com isso não pretendo dizer que esta gestação está idêntica à outra; é evidente que não sou mais a mesma pessoa de 2 anos atrás. As circunstâncias mudaram, meus pensamentos, prioridades e desafios do dia-a-dia são outros agora que tenho uma filha de 1 ano e 7 meses pra cuidar, então é claro que não daria para ser tudo igual mesmo. Por outro lado, no que diz respeito à gravidez em si, com exceção de uma ou outra diferençazinha, os sintomas são praticamente os mesmos. O que posso, com toda segurança, afirmar é que a minha REAÇÃO a eles está diferente.

Mesmo agora com 28 semanas (equivalente a 6 meses e 1 semana), os enjôos persistem e eu continuo tendo que comer a cada 2 horas. Não é à toa que na última consulta a balança mostrou que eu já tinha ganhado 14 quilos. Na gestação da Nicole eu ganhei 17 quilos em 9 meses, o que mostra que nesta gestação estou sendo menos cautelosa com o que como. Pra usar a expressão popular, eu "desencanei", rsrs. Antes eu não esperava chegar o dia da consulta para me pesar, vivia indo nas farmácias e anotava o peso no meu calendário de parede da cozinha, tinha tudo registrado na ponta do lápis. Com a Nicole em casa, tendo que conciliar com trabalho, igreja e uma infinidade de outras coisas, a preocupação com a qualidade dos alimentos que eu ingiro ou com o meu peso caiu para o fim da lista de prioridades. Eu lembro que na primeira gestação eu tinha toda aquela "neura" de diminuir o consumo de café, refrigerante e chocolate, e claro, escolhia lanchinhos saudáveis como castanhas, frutas, barrinhas de cereal. Mas agora? Hum, que nada! Não tenho tempo pra pensar nisso. Como o que for mais prático mesmo e fim de papo.

Outros SINTOMAS desagradáveis que eu tinha na outra gravidez e que tenho agora são azia intensa (me sinto um dragão, como se tivesse prestes a expelir fogo pela garganta!), câimbra na perna quando vou me espreguiçar deitada na cama, formigamento no braço se ele ficar elevado por algum tempo (ainda que a inclinação seja pequena), dores nas costas (especificamente na lombar, parece que tem algum nervo inflamado de um lado só) e insônia. Esse último é terrível. Vai chegando o fim da gravidez e raras vezes durmo mais de 3 ou 4 horas seguidas. Parece até que estou em treinamento, praticando para quando a Alícia nascer e eu tiver que amamentá-la a cada 3 horas! Acordo com um aperto na barriga (vontade de fazer xixi) e uma sensação de enjôo, azia e fome - tudo ao mesmo tempo! Mas essa vontade exacerbada de urinar não é exclusividade de quanto estou deitada, é o tempo todo. E se não vou ao banheiro, minha barriga logo endurece. Às vezes acabei de fazer xixi ou mal saí do banheiro e a sensação de ainda estar apertada permanece. Me deixa perplexa!

E por falar em aperto, eis uma DIFERENÇA desta para a outra gravidez: pode ser impressão minha, mas parece que as contrações de Braxton Hicks começaram mais cedo e são muito mais frequentes e incômodas agora. Quando comecei a tê-las, com 20 semanas, me lembro de ter estranhado e pensado "mas já?". A minha barriga nem aparecia direito ainda e já endurecia como que praticando para o parto. Se a Nicole nasceu de 38 semanas, fico imaginando como será que vai ser com a Alícia!

Está aí outra SEMELHANÇA nas duas gestações: o tamanho da barriga, estou grávida de 6 meses e muita gente da igreja ainda nem tinha percebido. Dois dias atrás mesmo, quando viu minha barriga uma pessoa me perguntou: "E aí, já está com 3 meses?". Ha, pode?! Essa foi uma das "decepções" que tive quando estava grávida da Nicole. Queria aproveitar todos os direitos públicos de filas e assentos preferenciais para gestantes, mas as pessoas mal notavam a minha barriga, ainda mais porque no inverno costumamos usar blusões ou jaquetas grandes que cobrem a nossa silhoueta!

Há outras SEMELHANÇAS desagradáveis e muito visíveis: acne no rosto, pescoço, ombros e costas! Parece que voltei a ser adolescente. Sabe aquelas espinhas internas doloridas que inflamam e que costuma-se ter na puberdade? Pois é, elas voltam quando estou grávida. Foi assim na gestação da Nicole e está sendo assim na gestação da Alícia. Horrível, eu sei. O cabelo e as unhas também são afetados, ficam mais frágeis, quebradiços e... bem, feios, pra ser mais exata. Hum... fazer o quê, né? Se não bastasse esses sintomas pra lá de chatos para qualquer mulher (afinal, quem gosta de sentir-se feia?!), ainda tem as alterações de humor. Fico mais irritada, sensível, quero reclamar (ou chorar) das circunstâncias desfavoráveis e, se não me policiar, acabo sendo uma chata mesmo.

Pra amenizar o meu "sofrimento psicológico", rsrs, tento me lembrar de um dos únicos sintomas que eu tive na última gestação e que não estou tendo agora: inflamação e sangramento da gengiva. Li a respeito na época e sei que é algo muito comum de acontecer com grávidas, você come o tempo todo, acaba escovando mais os dentes e mesmo assim, ou se acumulam alimentos entre os dentes, ou você escova os dentes tanto que acaba se machucando. Eu tive isso da outra vez e foi muito ruim. Dessa vez me planejei melhor. Quando pretendia engravidar de novo, parei de amamentar a Nicole e fiz tratamento dentário na região que inflamou da última vez e, inclusive, aproveitei também para arrancar os quatro dentes do ciso. Funcionou! Porque dessa vez, apesar de comer com muita frequência, estou livre de dores na gengiva. Ufa!

Bem, até aqui já contei 10 semelhanças e apenas 2 diferenças, mas há outras diferenças também. Na verdade, como quando falei a respeito da minha alimentação menos saudável, essas outras diferenças não referem-se a sintomas propriamente ditos, mas à minha própria atitude e comportamento durante a gestação. Uma delas é o tempo de descanso. Eu quase não estou descansando nesta gestação! Antes eu ia para o trabalho com o meu marido e não conseguia ficar com os olhos abertos durante o trajeto, sempre tirava um cochilo dentro do carro. Daí no trabalho ficava sentada a maior parte do tempo e quando voltava pra casa à noite também tratava de descansar, eu lembro que dormia bastante e era revigorante! Agora não, vou para o trabalho 3x por semana por meio-período e no restante do tempo fico com a Nicole e tento trabalhar de casa. Menina, é um desafio! Fico literalmente um "bagaço". E não precisa de muita coisa não, basta pegá-la do berço, deitá-la na cama, levá-la para o banheiro, sentar-me no chão pra brincar ou dar banho algumas poucas vezes e eu já estou acenando aquela bandeirinha branca de rendição e gritando "Socorro!". Se o processo de tirar as fraldas é cansativo porque tem que levar a criança ao banheiro o tempo todo, fazê-lo grávida então é quase loucura!

Em meio a tudo isso tenho me sentido um fracasso de mãe, parece que tudo do que eu me empenhei arduamente para conquistar no 1º. ano de vida da Nicole, eu estou perdendo em poucos meses. Me refiro a questões de comportamento. Eu não estou conseguindo estruturar a rotina da Nicole em casa - literalmente por preguiça minha, não vejo outra explicação, pois dá trabalho educar e ultimamente eu ando muito cansada! O fato é que estou concedendo muito mais liberdades do que ela poderia receber para a idade que tem e o resultado é uma criança exigente, manhosa, com dificuldade em obedecer e que não se contenta mais em brincar sozinha quando é preciso. Ela está indo para a escolinha agora e então são muitas influências externas novas e em casa, como não estou conseguindo ser firme o suficiente, o resultado só podia ser esse. Eu tenho esperança de que depois que o bebê nascer e eu estiver totalmente recuperada do parto e dormindo a noite toda novamente (com a Nicole isso aconteceu com 8 pra 9 semanas), terei mais disposição física e conseguirei correr atrás do tempo perdido e melhorar o meu desempenho como mãe!

Por todos esses motivos também é que reparo uma outra diferença no meu comportamento durante esta segunda gravidez: quase não tirei fotos da minha barriga! Na gravidez da Nicole eu tirava foto praticamente toda semana. Mas agora que estou quase sem tempo e ainda me sentindo feia, são raras as vezes que pego na câmera pra tirar uma fotinho sequer da barriga. Até para o agendamento dos exames que a médica pede estou um desastre porque me esqueço, um dia fiz ultrassom e esqueci de levar pra consulta, acredita? Se bem que memória ruim eu também tive na gestação da Nicole, agora só parece que está um pouco mais grave, rs!

Bem, pessoal, é isso. Espero que, se você estiver grávida e passando pelos mesmos sintomas e conflitos internos que eu, você se sinta confortada que não é a única! E lembre-se que tudo é uma fase, e esta também passará.

A alegria do Senhor é a nossa força!

Um abraço e até a próxima postagem!
Talita

Um comentário:

  1. Que legal Talita seu blog, adorei as informações que você colocou referente as coincidências e as diferenças da sua nova gestação.
    Até que você esta levando muito bem. Viu! Por que hoje em dia ser mãe de duas crianças, são poucas as que tem essa coragem.
    Quando crescer quero ser igual a você....rsrs
    Parabéns! Que Deus esteja com você e lhe orientando com as duas princesas.

    Bjs! Clécia Mendes

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!