Bem-vinda!!

Bem-vinda ao nosso blog!
Aqui, mamães muito diferentes mas com um único objetivo compartilham suas experiências nesta grande aventura que é a maternidade! Nós queremos, acima de tudo, ser mamães sábias, que edificam seus lares e vivem com toda plenitude o privilégio de sermos mães! Usamos muitos dos princípios ensinados pelo Nana Nenê - Gary Ezzo, assim como outros livros. Nosso objetivo é compartilhar o que aprendemos a fim de facilitar a vida das mamães! Fomos realmente abençoadas com livros (e cursos) e queremos passar isso para frente!


"Com sabedoria se constroi a casa, e com discernimento se consolida.
Pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável"
Prov. 24:4,5

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Maternidade é bênção, não martírio.

Vocês já pararam para pensar porque tantas mulheres brasileiras têm um filho só e depois "desistem" da maternidade?

Eu sei que em parte o motivo é financeiro, o salário da mulher brasileira faz falta à renda familiar e por isso ela precisa voltar para o trabalho antes do bebê completar 1 ano, o que eu considero uma realidade muito triste de nosso país. Mas, por outro lado, desconfio que a razão de muitas não quererem ter o segundo, terceiro ou quarto filho é por causa do sufoco e caos que passam nos primeiros meses (e porque não dizer anos?) do bebê, justamente os mais críticos e determinantes para a sua formação e convivência saudáveis dentro e fora do lar!

Pintemos o cenário típico de quem acaba de chegar em casa da maternidade: os hormônios estão alterados, as emoções instáveis, o corpo todo esquisito, as mamas doloridas, os mamilos rachados de amamentar, dormindo quase nada à noite... E no caso de quem passou por uma cesária (no Brasil isso engloba mais de 80% das mulheres no setor privado, mas esse tema vai ter que ficar para uma próxima postagem!), a situação é agravada, pois estamos falando da recuperação de uma cirurgia, o que inevitavelmente envolve repouso, certa dificuldade de mobilidade, dor nos pontos, essas coisas.

Bem, é em meio a esse cenário desastroso (principalmente quando se trata de mamães de 1a viagem), de emoções confusas, dúvidas e muitas incertezas ("será que estou fazendo certo?", é o que normalmente pensamos), hipersensibilidade e choros com ou sem motivo, que pediatras e enfermeiras orientam suas pacientes a amamentararem sempre que o bebê quiser!! Que loucura.

Fico realmente abismada. Será que "esse povo" não enxerga a pressão que coloca sobre nós? Amamentação por livre demanda - é isso mesmo ou será que fui eu que entendi errado?

Imaginem só o que acontece... O bebê mama uns minutinhos e dorme no peito, em menos de 1h ele acorda e chora, então a mãe entende que é fome e dá mamar de novo. Dali umas 2 horas ela novamente o amamenta porque ele acordou, não pára de chorar, então ela pensa "só pode ser fome". Quando dali 40 min ele está aos berros de novo, ela pensa: "fome de novo não pode ser, então será que é cólica?" e decide alimentá-lo porque descobriu que o peito ajuda a acalmá-lo. E assim se perpetua um hábito, o processo se repete o dia todo por dias, semanas e meses. Isso parece estressante pra você também ou será que é só pra mim?

Frustrada e com suas energias esgotadas, a mãe se dá conta que acidentalmente entrou no modo "oferecer o peito toda vez que o bebê chora" e a maternidade então se torna um martírio. O resultado é uma mulher estressada, privada de sono e o que é pior: amamentando o dia todo!!

Sabia que nessa fase inicial (0-3 meses) bebês têm grande necessidade de sucção e que se você não tomar cuidado e entrar nessa onda "alimentação por livre demanda", você se tornará uma chupeta humana?! Ou pior, ele aprenderá que precisa do peito para dormir e ficará dependente de você porque não aprendeu a dormir de outro jeito?

Cá entre nós, vendo por esse lado fica fácil entender porque muitas mães desistem de amamentar logo no 2º. ou 3º. mês e preferem dar fórmula! Porque na boa, quem aguenta? Quem vai querer repetir a dose?

E isso me revolta, pois eu entendo que a maternidade é para ser bênção, não martírio! Seu bebê veio para abençoar e trazer alegria para a sua casa, não para se tornar fonte de incômodo. É por isso que ele precisa sabe do quê? Ele precisa de rotina!! É um absurdo ensinarem o contrário nos cursos para gestantes. Pra mim está claro: você e seu bebê precisam de descanso; é para isso que serve a rotina, ela é essencial nesses primeiros meses de adaptação.

Seu filho precisa dormir (bebês cansados choram muito!!) e ele precisa aprender a fazer refeições completas a cada mamada (não beliscar) para que o seu sistema digestivo possa descansar adequadamente entre uma mamada e outra. Eu acredito na alimentação orientada pelos pais, não pelas exigências do bebê (que nada mais é do que a tal da amamentação por livre demanda).

O Nana Nenê ensina que não se pode confiar no choro do bebê para saber a hora de alimentá-lo. Por dois motivos: primeiro porque ele pode estar com fome e não chorar (alguns bebês são assim) e segundo porque ele pode chorar/espernear e não ser fome. Adianta alimentar um bebê sem fome se ele está chorando de sono, por exemplo? Claro que não! O que acontece é que bebês novinhos costumam mamar por apenas 5-10 minutinhos e depois "capotam" de sono... rsrs!

A Nicole era assim, mas eu fazia o possível para mantê-la acordada até mamar o suficiente. E depois tentava mantê-la acordada por mais um tempinho para fazer a digestão antes de dormir. É como nós adultos, quando comemos muito logo antes de dormir não acordamos meio azedos? Por que seria diferente com bebês?? Aliás, com eles deve ser até pior porque seu sistema digestivo ainda não está maduro, os intestinos estão aprendendo a funcionar (por isso eles sofrem para fazer coco, têm gases, algumas vezes refluxo, etc.). Não é de se admirar que as cólicas sejam agravadas quando o bebê SEMPRE dorme com o estômago cheio.

Em suma, quando o bebê chora é preciso confortá-lo com o tipo de conforto necessário (e não sempre com o peito). Não se pode interpretar todo choro como fome. Lembre-se que bebês choram e essa é a principal forma de comunicação deles. Como mães precisamos observar o nosso bebê e aprender a reconhecer seus diferentes tipos de choro! No começo é difícil, mas com o passar do tempo vamos entendendo as diferentes necessidades que ele está tentando nos comunicar.

Aqui vai o que eu considero o maior benefício da AOP (alimentação orientada pelos pais): ter uma rotina estruturada de alimentação e sono facilitará muito a sua vida e a dele!! Você não precisará ficar advinhando o que ele tem, por eliminação e bom senso você saberá se ele mamou o suficiente, dormiu o suficiente, precisa ser trocado, etc.

Eu acredito que você precisa ter um plano para 24 hs. Não é o seu bebê quem irá determinar a hora de dormir, a hora de comer ou a hora de ficar acordado. Isso cabe a você. Você é o pai, você é o responsável. É você quem precisa orientar seu filho e fixar os padrões de sono e alimentação!!

Nos primeiros 2-3 meses, um intervalo saudável entre o fim de uma mamada e o início da próxima é 2 a 2 horas e meia, ou seja, a rotina deve ser organizada em ciclos de 3 horas. Seu bebê mamará aprox. 8x por dia nas primeiras 8 semanas (depois disso o nº. cai para em torno de 6 mamadas). Uma orientação é dar mamadas robustas ao final do dia (que é geralmente quando o suprimento do leite materno está mais baixo), isso significa encurtar o intervalo entre as mamadas. A última mamada do dia é a mamada dos sonhos (nunca depois das 23:00), em que a mãe deve fazer o possível para não acordar o bebê (amamentá-lo dormindo).

Uma das dicas mais valiosas que recebi quando estava estabelecendo a rotina da Nicole foi a de fixar um horário padrão para iniciar o dia (1a mamada) e montar a agenda a partir disso.

Veja um exemplo em que você o acorda pela manhã às 6:00 e ele vai pra cama à noite às 20:00. Os horários das mamadas ficariam mais ou menos assim:
Mamadas durante o dia == > 6:00 - 9:00 - 12:00 - 15:00 - 17:00 - 19:00
Mamada dos sonhos == > aprox. 22:00
Mamada da madrugada == > o horário em que o bebê acordar (cada vez vai esticando mais)

Como já disse, no início a orientação é se esforçar para manter o bebê acordado até o final de cada mamada. Eu sei que é difícil porque eles mamam um pouquinho e já dormem no peito, mas não deixe seu bebê fazer isso! Outra observação é que talvez seja necessário acordá-lo para os horários das mamadas durante o dia (faça isso), mas NÃO é indicado fazê-lo durante a noite. Não acorde-o para a mamada da madrugada uma vez que o objetivo é estabilizar os ciclos noturnos de sono!!

O Nana Nenê afirma que entre o 10o dia e a 8a semana de vida o bebê já deve estar dormindo regularmente entre 7-8 hs ininterruptas à noite. Parece sonho?! Pra mim e para tantas outras mães que seguiram os princípios do Nana Nenê não é sonho não, é realidade - doce e palpável!!

Para eliminar a mamada da madrugada, continue acordando seu bebê no mesmo horário pela manhã, independente do horário em que ele acordou para mamar de madrugada. Se você notar que ele está mamando bem pouco na mamada da madrugada, então pode ser que ele não precise mais dessa mamada e que esteja acordando por hábito. Se for o caso, em vez de amamentá-lo você pode fazer o teste usando uma chupeta ou ajudando-o a se acalmar para ele voltar a dormir sem precisar comer.

Beijos e até a próxima!

9 comentários:

  1. Dicas preciosíssimas!
    Adorei o modelo de rotina e, embora eu não seja uma pessoa muito disciplinada com rotina, tentarei estabelecer a minha e seguir à risca todas as dicas acima.
    Tb vou recomendar esse blog para a minha irmã que acabou de ganhar a Beatriz e está exatamente nessa fase de organizar as mamadas!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Vania, que bom! Espero que você e sua irmã também gostem de nossas outras publicações sobre o assunto. Nossa intenção é incitar o desejo de nossas leitoras a buscarem informações e a serem proativas em sua experiência de criar e educar seus filhos. Por isso leia livros, aprenda, pergunte, se inteire, reflita pra poder tomar a melhor decisão! Obrigada por postar seu comentário. Desejamos sucesso a vocês!! = )

    ResponderExcluir
  3. Oi Vânia!

    Aproveitando que você falou em ter disciplina e seguir à risca as dicas dadas, deixo abaixo mais alguns lembretes para ajudá-la nesta tarefa uma vez que o importante é entender os PRINCÍPIOS:

    1 - Não se prenda à rigidez da rotina, tenha em mente que a AOP é alimentação orientada pelos pais e não pelo relógio (que seria o outro extremo, oposto à amamentação de livre demanda). Busque, sobretudo, o equilíbrio!! Isso significa que tudo bem alimentar seu bebê 15-30 min antes do horário se você perceber que ele está com fome ou 15-30 min depois de vez em quando. VOCÊ é quem decide com base naquilo que observa!!

    2 - O exemplo de rotina que coloquei é apenas um modelo de horários para você se guiar e se planejar. O horário da 1a mamada não precisa ser necessariamente às 6:00 - ele deve ser o horário que for bom para vocês como família. Aqui em casa, por exemplo, a 1a mamada é às 7:00 e no momento eu estou trabalhando para colocá-la pra ser um pouquinho mais tarde. Além disso, esse modelo de ciclos de 3 em 3 horas é para bebês novos (0-3 meses),à medida que ele cresce a gente vai mudando para 3,5 a 4 horas. Numa outra oportunidade escrevo sobre isso!

    3 - Haverá dias em que vocês sairão totalmente da rotina, isso é normal. Por isso não se estresse! Diria até que é saudável ter alguns dias assim (desde que não se tornem tão frequentes a ponto de virarem a regra), pois o bebê vai entender que há dias diferentes e que é preciso aprender a ter flexibilidade. Conosco acontece aos domingos porque vamos à igreja e também em dias de consulta médica ou outras atividades especiais.

    Bem, é isso. Espero ter ajudado, um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá...tenho uma filha que está com 16 dias...estou tentando estabelecer a rotina de mamadas de 3 em 3 horas, pois li o livro Nana Nene e achei otimo as dicas...ocorre que há dias que tudo dá certo...ela mama e descansa...no entanto, há dias que fica agitada, acordando, chorando, e querendo sugar a todo momento, daí acabo dando o seio para se acalmar...o que devo fazer nesse caso, continuo dando o seio ou deixo chorar até a proxima mamada...estou com receio dela acostumar com meu seio e faze-lo de chupeta, já q a chupeta mesmo em si ela não quer pegar...helllpppp....

      Excluir
    2. Oi Anônimo,

      Recém-nascidos têm necessidade de sugar, pois a sucção ajuda-os a se acalmarem. Para as minhas meninas eu dei chupeta - claro que isso gera um futuro problema se você não estiver determinada a tirá-la após um certo período. Você já experimentou mudar de bico para ver com qual sua filha se adapta melhor?

      Um ponto importante é aprender a discernir que tipo de choro é. Saber em que ponto ela está da rotina auxilia nisso. Ela acorda sempre no meio da soneca ou isso acontece de vez em quando? Se for algo esporádico, será que é fome? Na última mamada ela fez a refeição completa (mamou o suficiente)? Ou pode ser alguma dor, fralda suja, apertada, calor, etc. Se você notar que ela sempre acorda chorando 30-45 min após adormecer, é uma transição dos ciclos de sono. Nesse caso, se você for "socorrê-la" toda vez ela provavelmente não vai aprender a voltar a dormir sozinha.

      Um abraço, Talita

      Excluir
  4. Olá Talita! Muito obrigada por suas dicas. Preciso de uma ajudinha: meu filho tem 20 dias e ainda acorda a noite duas vezes: uma as 3hs e outra as 06hs. Estabeleci que a 1a mamada tb seria as 06hs da manhã. Só tenho algumas dúvidas: 1. Durante o dia, ele pode dormir? Quanto tempo entre as mamadas para não prejudicar a noite? 2. Como dar a mamada dos sonhos, as 23hs, sem acordá-lo, já que eu amamento? Tentei fazer isso, mas ele não abriu a boca... Será bom molhar o bico do seio com leite para ele sentir o cheirinho? Obrigada por sua ajuda! Um abraço, Michelle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelle,

      Nas primeiras 6-8 semanas de vida é normal (e esperado) que o bebê acorde de madrugada para mamar porque o estômago dele é pequeno e não comporta um grande volume de leite. Aliás, durante esse período nem é recomendado que se permita que o bebê fique um intervalo maior que 5 horas sem mamar de madrugada. Por isso, no meu exemplo do post acima, eu coloquei que a Mamada da Madrugada é no horário que o bebê acordar e que a tendência é que ele vá esticando cada vez mais.

      Agora quanto às suas outras dúvidas:

      1. Durante o dia, é SUPER IMPORTANTE que o bebê tire 4 boas sonecas. E atenção: uma soneca de apenas 40 min NÃO É é uma boa soneca! O ciclo de dormir-comer-brincar (nessa ordem) se repete a cada 3 horas durante o dia. Por isso, é importante que ele durma sempre entre os intervalos das mamadas. Aliás, os autores do livro Nana Nenê afirmam que se o bebê não descansa bem durante o dia (tirando sonecas de 1h30min a 2horas cada), ele provavelmente terá MAIS dificuldade de dormir bem à noite. Quanto mais cansado/agitado o bebê estiver, mais difícil é para ele conseguir dormir. Agora, se você deixá-lo dormir longos períodos durante o dia (mais de 3 horas por vez, por exemplo), daí sim há grandes chances dele não ter sono de noite e "trocar a noite pelo dia".

      2. Pra falar a verdade, na minha experiência, nessas primeiras semanas de vida não foi possível não acordar o bebê para a Mamada dos Sonhos. Minhas filhas sempre acordavam (sozinhas até!). O que eu fazia então era simplesmente amamentá-las num ambiente silecioso e com pouca luz para passar a mensagem de que ainda está na hora de dormir. Normalmente eu aproveitava para trocar a fralda (nesse início elas faziam cocô quase a cada troca!) e depois só as colocava de volta no berço. Foi somente mais tarde, acho que por volta dos 3 meses, que a Mamada dos Sonhos era dada com elas dormindo. Nos posts mês a mês da Alícia eu conto com detalhe.

      Espero ter ajudado!
      Um abraço, Talita

      Excluir
    2. E como ajudou, minha irmã em Cristo! Ainda me sinto perdida com relação a algumas coisas e o blog tem me servido de conforto e refrigério nesses momentos de dúvidas! Posso abusar mais um pouquinho e tirar mais dúvidas? Bem, lá vai: quero fazer o CIOcom meu pequeno Miguelito, mas preciso saber de quanto em quanto tempo eu devo entrar no quarto para acalmá-lo? E, quando entrar, é para apenas conversar com ele ou podemos segurá-lo no colo? Espero não estar incomodando! No futuro, se eu tiver outras dúvidas, posso escrever novamente? Agradeço por tudo! Nos laços que nos une no Calvário, Michelle

      Excluir
  5. Oi Michelle,

    Claro que você pode perguntar e tirar todas as suas dúvidas, é para isso mesmo que serve o blog! E navegue à vontade por ele, comentando os posts que mais lhe ajudaram e compartilhando sua própria experiência que poderá servir de auxílio a outras mamães vivendo histórias parecidas. = )

    Quanto às perguntas sobre CIO, tenho muito temor ao dar a minha opinião, pois sei que existe o grande risco de você considerar o jeito que eu fiz como uma REGRA a ser seguida à risca. A tendência natural é querermos uma fórmula mágica porque queremos caminhos prontos, mas este não é o caso!! Não existem fórmulas fechadas, existem princípios! E minha experiência pode servir de parâmetro e referencial apenas porque cada bebê é um bebê, tem suas necessidades particulares e se expressa de forma única. Você precisa gastar tempo conhecendo-o! Só então saberá (com o discernimento e sabedoria que Deus nos concede quando pedimos) o que é melhor a fazer em cada situação. Além disso, cada mamãe tem um nível diferente de tolerância ao choro do filho, variações de humor e paciência conforme o nível de estresse e cansaço, lembranças e histórico de vida que contribuem para o nível de autoconfiança (segurança) com relação à própria capacidade de educar. São n fatores e muitas emoções misturadas que dificultam para que pensemos com clareza! Ah, e por fim, saiba que você vai errar algumas vezes e que aprender a aceitar que errou (e receber o perdão de Deus) faz parte do seu crescimento como pessoa.

    Bem, dito tudo isso... rs, agora posso arriscar uma resposta à sua pergunta. Você pode começar entrando a cada 5 min e aos poucos ir aumentando isso, até chegar uns 20 min. Sobre pegar no colo, o ideal é não, mas você pode fazer uma transição gradual. A Encantadora de Bebês dá a dica de usar a técnica dos tapinhas no bumbum ou costas enquanto faz "shhhh" (com bebês até 3 ou 4 meses). Com a Nicole isso nunca funcionou, ela só ficava brava se soubesse que eu estava no quarto. Com a Alícia algo que dava muito certo era segurar seus braços e pernas para ela não batê-los contra si mesmo (enquanto ela estava deitada) e também bloquear a sua visão (eu tampava seus olhos com o paninho). Isso quando ela estava desesperada de sono e não sabia como "desligar"! Eu ajudava pegando-a no colo, embrulhava-a num rolinho e segurava firme por alguns instantes (evitando que ela se mexesse); depois a colocava no berço quase "embarcando". Mas cuidado para que essa prática do bebê sempre iniciar o sono no colo não virar o hábito, eu a tenho como uma dica útil para fazer a transição. Pois o objetivo prioritário é que o bebê durma.

    Um abraço e volte sempre, tudo de bom para o Miguelito!
    Talita

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!