Bem-vinda!!

Bem-vinda ao nosso blog!
Aqui, mamães muito diferentes mas com um único objetivo compartilham suas experiências nesta grande aventura que é a maternidade! Nós queremos, acima de tudo, ser mamães sábias, que edificam seus lares e vivem com toda plenitude o privilégio de sermos mães! Usamos muitos dos princípios ensinados pelo Nana Nenê - Gary Ezzo, assim como outros livros. Nosso objetivo é compartilhar o que aprendemos a fim de facilitar a vida das mamães! Fomos realmente abençoadas com livros (e cursos) e queremos passar isso para frente!


"Com sabedoria se constroi a casa, e com discernimento se consolida.
Pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável"
Prov. 24:4,5

terça-feira, 30 de março de 2010

Lembrar disso para quando for minha vez!

Sendo professora, sempre tive muitos pensamentos do tipo "ah quando eu tiver meu filho, vou fazer isso" sempre que via uma boa idéia, um bom resultado pedagógico, ou até mesmo uma simples atividade ou intervenção edificante. Entre muitos objetivos que guardei nesta categoria do meu cérebro (Lembrar Disso Quando for Minha Vez!) sempre quis passar para meu futuro filho/a a paixão pelo saber, descobrir, investigar, aprender! Uma das maneiras que podemos fazer isso, desde a mais tenra idade, é instigando nos pequeninhos o prazer dos livros!

Pensando nisso, estes dias eu e meu marido fizemos um cantinho de leitura no quarto do Tiago (2 anos). Queria ter feito isso muito antes! Ele simplesmente AMOU. Colocamos duas prateleiras na parede, na sua altura, e um tapete de E.V.A. de números no chão com duas almofadas grandes para encostar na parede. Fiz questão de comprar uns livrinhos novos (na verdade, pechinchei e comprei 8 livrinhos, em ingles, num bazar perto de casa!), juntei com todos os outros e arrumei, junto com ele, o seu cantinho. Que delícia é vê-lo tão apaixonado por seus livrinhos! Ele fala "vô contá histolinha", vai até seu quarto, senta no cantinho com um livrinho e fica lá. Algumas consequências positivas que já aconteceram desde então:

- Seu prazer por livros aumentou muito!
- Ler um livro virou parte da rotina do nosso dia.
- Temos momentos muito gostosos com ele quando ele deita pra dormir e pede para lermos uma "histolinha". É um ótimo momento de "mamãe e Tiago" ou de "papai e Tiago".
- Novas palavras no seu vocabulário (inclusive em inglês).
- Novas experiências enriquecedoras como esta: após ter lido um livrinho sobre um sapo que viaja de trem, ele começou a falar que queria "passiá de tem". Falei então que o papai ia levar ele na semana seguinte quando fossemos pra São Paulo. Ele ficou pedindo a semana inteira! Ontém, finalmente o Marcos levou ele junto no trem! Ele ficou tão feliz!! Não parava de me contar sobre o trem..."muita gente", "balulhão!"...certamente foi uma experiência marcante pra ele com o papai. Ele pode pegar de um livrinho uma idéia que instigou sua imaginação e curiosidade e então a realizou!

E assim seu prazer pelos livrinhos vai aumentando e suas experiências, também! Com pequenas atividades ou atitudes "intencionais" podemos alcançar grandes coisas! Acho que é esta umas das grandes qualidades dos cursos do Preparation for Parenting (Nana Nenê, Além do Nana Nenê, Preparation for Toddlerhood, Criando Filhos à Maneira de Deus, etc.). Eles nos ensinam a sermos pró-ativas, a pensarmos e criarmos nossos filhos hoje pensando no amanhã. Pequenas atitudes e intervenções hoje podem abençoar muito a vida dos nossos filhos amanhã!

"A mulher sábia edifica a sua casa..." Prov. 14:1

Um comentário:

  1. Que legal Cris! Achei muito interessante essa categoria "lembrar disso qdo for minha vez". Amei a história do cantinho dos livros...valeu a pena nosso curso de pedagogia e a experiencia que tivemos em escola né?! O Tiago e a Larissa sao muito abencoados por terem esses pais =) Nao é pra qualquer crianca ter uma mamae professora...hehehe Quando a minha vez chegar vou pegar todas as dicas de vcs! Até lá com certeza vc, a Lu e suas outras amigas mamaes já vao ter escrito um livro =D
    Saudades!!! Dani

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!